DIRF 2017

DIRF 2017

Novidades DIRF 2017

O prazo de entrega da DIRF que foi alterado para 27/02/2017.  Por mais que seja uma boa notícia, continuamos correndo contra o tempo pois temos pouco tempo atualizar sistema, revisar os dados e validar as informações.

A primeiro fase da atualização para a DIRF foi disponibilizada em 13/01/17 e a TOTVS ficou de liberar a 2ª parte da atualização 07/02/17. Para facilitar o processo de atualização disponibilizamos todo material necessário pra atualização incluindo links úteis, patches, atualização de dicionario e de help de campo. Tudo pra versões 11 e 12.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!


O procedimento de geração não mudou muito do processo explicado no vídeo sobre a DIRF 2016. Por isso vamos focar no procedimento de atualização e nas diferenças.

Atualização Protheus 11

Tem que aplicar os patches disponíveis no artigo e executar o compatibilizador RHUPDMOD marcando a opção 331 e rodar o compatibilizador do financeiro U_UPDFIN2.

Pra quem tiver só o Financeiro e não tiver o GPE tem que ligar para o CST da Totvs-Sp e comprar uma licença temporária do GPE.

Atualização Protheus 12

Tem que aplicar os patches disponíveis no artigo conforme a sua versão de release. O Dicionario de dados deverá estar atualizado extraindo na pasta systemload e o UPDDISTR deverá ser executado. Caso tenha dificuldades com atualização de versão 12 acesso o nosso artigo com dicas de atualização.

Outra atualização que ficou disponível foi a de help de campo. Se você não sabe atualizar veja e artigo sobre como atualizar help de campo.

Mnemônico Novos Valores

É essencial que os Mnemônico abaixo estejam configurados corretamente:

NVLLIMDIRF DIRF-VALOR LIMITE ANUAL DECL. IRPF (P_VLLIMDIRF–Versão 12)  deve ser informado 28.559,70

NVLLIMOUT DIRF – VALOR LIMITE ANUAL OUTRAS CAT. (P_VLLIMOUT – Versão 12) deve ser informado 6.000,00

Reembolso Plano de Saúde

A partir da DIRF 2017 devem ter as informações do prestador de serviços através do CPF/CNPJ e nome do prestador. Foram incluídos os campos Prest. CPF/CNPJ(RCS_INMED) e Nome do Prestador (RCS_NOMED) na janela de Informações Complementares.  Caso exista um registro do tipo reembolso sem o nome do prestador e/ou CPF/CNPJ, o sistema não permitirá a geração do arquivo para entrega.

reembolso

Previdência complementar

A partir da DIRF 2017 é necessário informar o fornecedor da previdência complementar e o CNPJ para os que contribuem para este tipo de previdência. O fornecedor da previdência complementar será incluída na tabela S073 (Atualizações > Definições de Cálculo > Manutenção Tabela).

previdenciacomplementar

Nome e cpf do beneficiários

A discriminação dos beneficiários de pensão alimentícia é uma novidade da DIRF 2017. É necessário vincular o nome e cpf do beneficiários aos valores pagos durante o ano-calendário. Esse vinculo será executado de forma automática no Protheus, uma vez que possuímos as informações necessárias para o envio para o arquivo da DIRF. Para atender a esta regra, ao entrar na rotina de Manutenção do Arquivo, será apresentada no botão 'Ações Relacionadas', a opção 'Pensão' onde será mostrada a manutenção exclusiva para pensão.

Idade pra obrigatoriedade de Dependentes

O CPF dos dependentes passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. O sistema não impede a geração do arquivo caso não possua esta informação, porém, emite aviso no log de ocorrências após a execução da rotina de Geração de Dados (GPEM550).

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!


Dúvidas e dicas que queiram compartilhar com a gente fique a vontade nos comentários.