Como Atualizar Help de Campos?!

Como Atualizar Help de Campos?!

Por que  e como atualizar o Help de Campos no Protheus?!

Atualizar o Help de Campos do Protheus  é importante especialmente quando após uma atualização novos campos surgem e quando vamos consulta-los com o F1 como de costume notamos que eles estão sem help de campo aparecendo a mensagem Não foi possível encontrar o help. Geralmente quando ocorre uma migração para uma release mais recente é muito importante fazer essa atualização pra poder usufruir dos help de campos.

NaoFoiPossivelEncontrarHelpDoCampo

Outra situação que pode fazer você precisar atualizar help de campos é quando por algum motivo o arquivo sigahlp.hlp é corrompido. Esse procedimento de atualização ajuda a recria-lo.
É um procedimento simples que orientaremos passo a passo.

Primeiro baixe o pacote de informações que acompanha esse artigo pra garantir que você consiga acompanhar o passo a passo. Nele virá os arquivos necessários a serem utilizados na atualização de help de campos do Protheus.

Enviaremos gratuitamente para seu e-mail. Informe seu e-mail aqui!

Pacote de Atualização de Help de Campo (125 downloads)

 

1) Fazer o Download

 Acesse o site suporte.totvs.com na sessão de downloads. Mais informações sobre como localizar no site assista o vídeo disponibilizado ou observe os detalhes da imagem a baixo.

Download_AtuHelpCampo

2) Descompactar em Systemload

Com o pacote de atualização de help de campo em mãos extraia na pasta systemload.

ConteudoHelpCampo

3) Apagar sigahlp.hlp de dentro de system

Acesse a pasta protheus_datasystem e apague o arquivo sigahlp.hlp este arquivo é que contem o help de campos.

4) Entrar no sistema pra Atualização

Acesse o smartclient para que o sistema possa recriar o arquivo de help de campos baseado nas informações colocadas em systemload.

Assista o vídeo do processo completo!

Até a próxima!

3 comentários

  • Ronaldo Fernandes

    Show de Bola,

    É isso de muita ajuda esses tipo de video….. coloca um do TSS….

    Abraços

  • Adilson Jesus

    De acordo com o comentário do Ronaldo Fernandes… Grande Abraço !!!!!

  • Parabéns!

    E não podemos deixar de cita o help de programa, pois as vezes conseguimos tirar duvidas simples por ele.

    Já perceberam que quando desenvolvemos uma rotina, não criamos tela de help explicando-a, na maioria das vezes fazemos as especificações ou damos treinamento para o usuário que irá utiliza-la, mas porque não deixá-la bem pertinho do usuário, bastando apenas ele pressionar a tecla F1?

    No nosso blog temos um pequeno procedimento de como criar estas telas de ajuda http://blogadvpl.com/v2/criando-tela-de-ajuda-para-suas-customizacoes/

    Caso queiram compartilha, deem uma olhada lá.

    abraços