Atualize a RAIS 2018, ano base 2017 no Protheus
A declaração da RAIS 2018 ano-base 2017 iniciou no dia 23 e janeiro de 2018 e encerra-se no dia 23 de março de 2018.
O pacote disponibilizado contém um patch, um arquivo diferencial pra atualização de dicionario e arquivos pra atualização de help de campos.
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Pré-requisitos
Ter efetuado as atualizações referentes à Reforma Trabalhista e seu dicionário de dados, assim como, a atualização referente ao Contrato Intermitente e seu dicionário de dados.
Como verifico na minha base se já foi aplicada a reforma trabalhista?
Para verificar a atualização do pacote para a Reforma Trabalhista, acesse:
Atualizações -> Funcionários -> Funcionários
Em 'Outras Ações', deve constar a opção 'Período de Gestação'. Caso tenha, o pacote de atualização para a Reforma trabalhista foi aplicado. Se não houver a opção, deverá ser feito a atualização do pacote.
Para verificar a atualização do dicionário de dados para a Reforma Trabalhista, acesse:
Atualizações -> Funcionários -> Funcionários
Clique em '+ Incluir'. Na aba 'Controle de ponto', verificar no campo 'Tp.Reg.J.Tra' se existe opção '4=Tele Trabalho'
Como verifico na minha base se já foi aplicada o Contrato Intermitente?
Para verificar a atualização do pacote para o Contrato Intermitente, acesse:
Atualizações -> Funcionários -> Funcionários
Em 'Outras Ações', deve constar a opção 'Convocações'. Caso tenha, o pacote de atualização para o Contrato Intermitente foi aplicado. Se não houver a opção, deverá ser feito a atualização do pacote.
Para verificar a atualização do dicionário de dados para o Contrato Intermitente, acesse:
Atualizações -> Funcionários -> Funcionários
Clique em '+ Incluir'. Na aba 'Funcionais', verificar no campo 'Tp.Cont.Trab' se existe opção '3=Intermitente'
Caso seja constatado que as opções existem nos campos acima citados, o sistema está atualizado. Caso contrário, deverá ser feito a atualização do dicionário de dados para o contrato intermitente.
O pacote disponibilizado contém um patch, um arquivo diferencial pra atualização de dicionario e arquivos pra atualização de help de campos.
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Backup Completo
Como é uma atualização que envolve além de atualização de patch e dicionario de dados é super recomendado backup completo incluindo repositório, dicionário de dados e banco de dados.
Em caso de dúvidas temos um artigo com dicas sobre Backup do Protheus.
Aplicação do patch
No pacote é disponibilizado um patch. Você precisará aplicar esse patch e clicar na opção 'Aceito apenas Fontes atualizados'
Atualização de dicionário de dados
No pacote é disponibilizado um arquivo de dicionario diferencial o sdfbra.txt.
Coloque esse arquivo na pasta systemload, caso já tenha lá pode sobrescrever sem problemas.
Dentro da pasta Appserver apague o arquivo de log mpupddistri.tsk
Lembrando que o compatibilizador deve ser rodado com acesso exclusivo ao sistema.
Rode o compatibilizador no programa inicial UPDDISRT. Avance até a finalização com sucesso.
Atualização de helps
No pacote são disponibilizados arquivos de help de campo.
Coloque esses arquivos na pasta systemload, pode sobrescrever sem problemas.
Dentro da pasta system apague o arquivo sigahlp.hlp
Acesse o sistema pra recriação do arquivo de help de campo.
Mais detalhes sobre atualização de de help de campos consulte esse artigo Como Atualizar Help de Campos?!
Atualização de Parâmetros
Antes de realizar a geração do arquivo da RAIS, é necessário que seja feito o cadastro dos parâmetros da RAIS no Protheus.
Para a versão 12, acesse:
Atualizações -> Definições de cálculo -> Manutenção de tabelas
Localize a tabela 'S-041 – Parâmetros RAIS' e realize o cadastro das informações para o ano base desejado, no caso, 2017.
Conforme orientação disponível no portal da TOTVS, segue abaixo a descrição dos campos:
Revisão do cadastro de Verbas
Para a versão 12, acesse :
Atualizações -> Definições de cálculo -> Verbas
Na aba 'Anuais', no campo da 'RAIS', verifique se as incidências estão corretas e, caso seja necessário, faça as devidas correções.
Conforme orientação disponível no portal da TOTVS, segue abaixo a descrição dos tipos de incidências:
Conferência da RAIS (Manutenção de arquivo)
Para auxiliar na conferência da RAIS, pode ser emitido a ficha financeira do funcionário. Abaixo, como preencher alguns parâmetros para melhor auxiliar no processo de conferência:
Ano Base = 2017
Impr. Incidências = SIM
Incidências a Impr. = ****5 (Selecionar apenas a opção '5')
Ficha Financeira = Competência
Roteiro = 131132ADIAUTBENFERFOLINCMUVPLA (Selecionar todas as opções)
Geração e Manutenção do Arquivo
Para gerar o arquivo da RAIS, acesse:
Miscelânia -> RAIS -> Gerar Arquivo.
Preencha as perguntas e, em seguida, em 'OK'.
O sistema irá processar a geração. Com o arquivo gerado, acesse:
Miscelânia -> RAIS -> Manutenção de Arquivo, para verificação e ajustes/correções.
Clique em 'Alterar' para acessar o cadastro.
Nesta tela é possível realizar a verificação dos dados cadastrais do funcionário, assim como os dados financeiros e afastamentos e, caso seja necessário, realizar as correções/ajustes.
O sistema fornece relatório para auxiliar na conferência dos dados gerados para a RAIS 2018, através do caminho:
Miscelânia -> RAIS -> Relatórios
Exportar dados para GDRAIS 2017
Após todas as conferências e ajustes/correções, basta realizar a geração do Arquivo Magnético para importação no programa GDRais2017.
Acesse Miscelânia -> RAIS -> Arquivo Magnético
Selecione 'Perguntas', preencha os campos para geração do arquivo e, em seguida, clique em 'Informações' e em 'Executar'.
Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo.