UF Entrega: RA com PIX no pedido de venda

UF Entrega: RA com PIX no pedido de venda

 

Este é mais um artigo do quadro “UF Entrega“, onde a User Function apresenta customizações, implantações e melhorias no Protheus, mostrando o que é possível fazer dentro do sistema.

E a solução que apresentamos hoje é a de geração de RA com pix no pedido de venda, uma forma de otimizar o recebimento de pagamentos por Pix antes do faturamento dos pedidos, proporcionando maior automatização e eficiência.

Desafios do nosso cliente:

Nosso cliente chegou até nós com o seguinte desafio: ele precisava  receber pagamentos via Pix antes do pedido ser faturado.

O Protheus tem um processo padrão para isso, mas envolve muitas etapas manuais, desde a geração de Requisição de Pagamento (RA) até a liberação do pedido.

Ele também tinha a necessidade de notificar o cliente via WhatsApp e e-mail, fornecendo QR Code e informações para o pagamento do Pix.

Então, antes da implementação da solução proposta, o nosso cliente seguia todo um processo manual desde a inclusão do pedido até a liberação, enfrentando problemas como a movimentação financeira indevida em caso de não pagamento, além da constante necessidade de conferência e ajustes manuais.

Geração de RA padrão do Protheus - Etapas Manuais

A solução:

Visando simplificar e agilizar esses processos, a User Function propôs uma solução que, embora mantenha partes do processo manual, automatizou significativamente a geração de RAs e a comunicação com o cliente que faz o pagamento.

Nessa solução, nosso cliente ou seu representante continua fazendo a inclusão do pedido de forma manual e faz a geração do pix. Porém, com essa customização, o cliente que irá pagar o pedido recebe o QRCode e o Pix copia e cola em seu whatsapp e em seu e-mail. Quando o cliente faz o pagamento, um job criado no Protheus identifica esse valor e só então faz a geração do RA. Depois ele avisa ao cliente, e faz a liberação e faturamento do pedido.

RA com PIX no pedido de venda

Em vermelho, processos que continuam manuais. Em azul, processos que foram automatizados.

 

Essa customização tirou uma grande dor de cabeça da empresa, porque o que muitas vezes acontecia era que ele gerava o RA antes do pagamento ser realizado. Se o pagamento não era efetuado, ele ficava com movimentação no extrato e teria que fazer exclusão, recálculo de saldo, etc.

 

Benefícios da customização:

Dentre os benefícios que o cliente ganhou a partir dessa solução, destacam-se:

  1. Maior segurança financeira: A eliminação dos processos manuais reduziu significativamente o risco de erros nos valores, garantindo maior precisão nas transações.
  2. Agilidade e velocidade: Com a geração automática da RA após o pagamento Pix, o cliente experimenta uma maior velocidade no processo, resultando na liberação imediata do pedido.
  3. Aumento da produtividade: Tanto os vendedores quanto a equipe financeira se beneficiam da automatização, reduzindo a necessidade de verificações constantes e otimizando o tempo dedicado a outras tarefas.
  4. Feedback automático: O cliente recebe notificações instantâneas via WhatsApp assim que o pagamento é compensado, proporcionando uma comunicação eficaz e transparente.

 

Vale a pena customizar o Protheus?

Essa pergunta sempre surge quando nos deparamos com esse tipo de cenário, afinal, toda customização implica em custos, seja na implantação, na adaptação do processo ou na manutenção ao longo do tempo. No entanto, ao analisar os benefícios obtidos, a gente vê que, em muitos casos, a customização pode ser uma escolha muito vantajosa.

Para ter sua resposta, tente fazer um equilíbrio entre os ganhos de eficiência e a gestão dos custos associados à customização. Realmente é um desafio, mas em muitos casos os resultados indicam uma clara melhoria nos processos, refletindo em maior satisfação do cliente e aumento da produtividade.

 

Para conferir todo o processo da geração de RA com pix no pedido de venda, assista ao vídeo completo no início do artigo.

Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo ou entre em contato.