Atualize a RAIS 2019, ano base 2018 no Protheus
A declaração da RAIS 2019 ano-base 2018 iniciou no dia 15 de fevereiro de 2019 e encerra-se no dia 05 de abril de 2019. Conforme Portaria n° 39/2019.
Preparamos um pacote com tudo que você vai precisar pra atualização do Protheus 12.
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!
Backup
Como essa atualização envolve apenas uma atualização de patch é super recomendado pelo menos um backup do repositório de dados. Mas o ideal mesmo é providenciar um backup completo pra atualização em base de testes primeiro pra fazer tudo bem tranquilo.
Em caso de dúvidas temos um artigo com dicas sobre Backup do Protheus.
Aplicação do patch
No pacote é disponibilizado um patch. Você precisará aplicar esse patch e clicar na opção 'Aceito apenas Fontes atualizados'
Atualização de Parâmetros
Antes de realizar a geração do arquivo da RAIS, é necessário que seja feito o cadastro dos parâmetros da RAIS no Protheus.
Para a versão 12, acesse:
Atualizações -> Definições de cálculo -> Manutenção de tabelas
Localize a tabela 'S-041 – Parâmetros RAIS' e realize o cadastro das informações para o ano base desejado, no caso, 2018.
Conforme orientação disponível no portal da TOTVS, segue abaixo a descrição dos campos:
Revisão do cadastro de Verbas
Siga o menu e acesse :
Atualizações -> Definições de cálculo -> Verbas
Na aba 'Anuais', no campo da 'RAIS', verifique se as incidências estão corretas e, caso seja necessário, faça as devidas correções.
Conforme orientação disponível no portal da TOTVS, segue abaixo a descrição dos tipos de incidências:
Conferência da RAIS (Manutenção de arquivo)
Para auxiliar na conferência da RAIS, pode ser emitido a ficha financeira do funcionário. Abaixo, como preencher alguns parâmetros para melhor auxiliar no processo de conferência:
Ano Base = 2018
Impr. Incidências = SIM
Incidências a Impr. = ****5 (Selecionar apenas a opção '5')
Ficha Financeira = Competência
Roteiro = 131132ADIAUTBENFERFOLINCMUVPLA (Selecionar todas as opções)
Geração e Manutenção do Arquivo
Para gerar o arquivo da RAIS, acesse:
Miscelânia -> RAIS -> Gerar Arquivo.
Preencha as perguntas e, em seguida, em 'OK'.
O sistema irá processar a geração. Com o arquivo gerado, acesse:
Miscelânia -> RAIS -> Manutenção de Arquivo, para verificação e ajustes/correções.
Clique em 'Alterar' para acessar o cadastro.
Nesta tela é possível realizar a verificação dos dados cadastrais do funcionário, assim como os dados financeiros e afastamentos e, caso seja necessário, realizar as correções/ajustes.
O sistema fornece relatório para auxiliar na conferência dos dados gerados para a RAIS 2018, através do caminho:
Miscelânia -> RAIS -> Relatórios
Exportar dados para GDRAIS 2018
Após todas as conferências e ajustes/correções, basta realizar a geração do Arquivo Magnético para importação no programa GDRais2018.
Acesse Miscelânia -> RAIS -> Arquivo Magnético
Selecione 'Perguntas', preencha os campos para geração do arquivo e, em seguida, clique em 'Informações' e em 'Executar'.
Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo.