RAIS 2016

RAIS 2016

Olá,

Conforme prometemos, fizemos esse post para te ajudar na entregar da RAIS 2016 (ano-base 2015) que este ano o prazo legal de entrega da RAIS encerra-se em 18 de Março de 2016.

Bem, primeiramente você tem que ter a Patch com a rotina da RAIS mais nova. Informe seu e-mail abaixo para receber a Patch e o Boletim Técnico gratuitamente.

RAIS (252 downloads)

Após isso, iremos fazer a atualização no sistema via IDE.

Observação: Essa atualização NÃO será necessária à geração do compatibilizador do RH ( RHUPDMOD ), pois é uma atualização do tipo simples.

Você terá que baixar o Programa Gerador de Arquivos RAIS – GDRAIS2015 que estarão disponíveis nos sites: www.rais.gov.br  e www.mte.gov.br.

Bom vamos lá…Depois que atualizarmos o sistema a primeira coisa que iremos fazer é configurar as verbas com as incidências para Rais, lá na 'Aba Anuais' no cadastro de verbas Atualização>Cadastro>verbas.

Verbas

Informe seu e-mail e baixe o Boletim Técnico para saber os códigos das incidências para Rais.

RAIS (252 downloads)

Após isso iremos incluir a contribuição Patronal caso tenha na empresa.

Em Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Atualizações/Cadastros/Contrib. Patronal você conseguirá maiores detalhes desse preenchimento no Boletim Técnico

patronal

A outra configuração que teremos que fazer é no parâmetro 45-Parâmetro para Rais, onde iremos informar o ano de geração e preencher alguns campos conforme Boletim Técnico.

Se atentar para o último campo que fala do Ponto Eletrônico, só será possível gerar o arquivo da Rais com esse parâmetro configurado.

ParametrosRais

Agora sim podemos gerar o arquivo interno da Rais.

Entra na rotina Miscelânea>Rais>Gerar arquivo e preenche os parâmetros de acordo com o help.

Com o arquivo gerado iremos em Miscelânea>Rais>Manutenção de arquivos, nessa rotina iremos verificar os valores e conferir com o relatório de Ficha Financeira.

Processo muito parecido com o da Dirf, a única diferença que no caso da Rais, a impressão da Ficha Financeira vai ser por 'Competência'.

Por último,iremos gerar o arquivo magnético que é o arquivo que iremos importar para o programa da Rais.

Então clique em Miscelânea>Rais>Arquivo Magnético e preencher os parâmetros de acordo com o help e o arquivo será gerado na pasta que vc escolheu.

Exemplo do caminho: C:\Rais2015\Rais2015.txt   não esquecer do .txt no final do nome do arquivo.

Parametro1

Parametro2

Arquivo gerado,basta importar para o programa da Rais, conferir e fazer a transmissão.

Muito obrigado e espero ter ajudado.

1 comentário

  • Paulo Tavares

    Valeu pelo help galera.
    É uma alegria saber que temos vocês como parceiros.

    Abraços