Novas Tabelas de impostos

Novas Tabelas de impostos

Inclusão das tabelas de impostos (INSS, IR, Salário Família, Salário Mínimo e Encargos da empresa)

Como já é do seu conhecimento, anualmente as tabelas de impostos da folha são reajustados. No Protheus é necessário que você atualize essas tabelas para um correto funcionamento do sistema.

Informe seu e-mail abaixo e receba gratuitamente o link para as tabela mais novas.

TabelasImpostos (281 downloads)

Nesse artigo você vai aprender como incluir as tabelas dos impostos e encargos para os vários cálculos de folha no sistema Protheus.

Para isto será necessário acessar a rotina: ATUALIZAÇÕES>DEFINIÇÕES DE CÁLCULOS>PARÂMETROS, as tabelas dos impostos e encargos estarão entre os parâmetros 08 e 14. Iremos iniciar pela tabela do INSS parâmetro 08.

Observe na imagem abaixo que existem vários registros de anos anteriores com os campos MÊS e ANO preenchido, o registro que está com os campos MÊS e ANO 'em branco' será a tabela que o sistema estará usando para fazer os cálculos atuais. Não é necessário incluir um registro para cada mês do ano, basta criar uma única tabela com esses campos em brancos. Isto evita 'inchar' o banco de dados com informações desnecessárias.

Tabela de INSS – Parâmetro 08

1

OBS: Esse processo dos campos Mês e Ano 'em branco' que explicamos anteriormente na tabela de INSS, servirá para as demais tabelas de impostos (IR, Salário Família e Salário Mínimo).

 

Encargos da Empresa

Com relação à tabela de encargos da empresa parâmetro 14, daremos algumas dicas referentes ao preenchimento das informações desse parâmetro.

Observe que na imagem abaixo, onde está selecionado com a linha 'vermelha', os campos Mês e Ano estão em branco, isto quer dizer que é a tabela que o sistema está usando atualmente para fazer os cálculos de encargos. As linhas onde existe essa informação é a tabela do ano anterior que deixaremos como histórico. Neste parâmetro é onde informaremos os encargos referente à empresa e um campo que destacaremos é o campo '%Acid.Trab', pois é nesse campo que iremos informar a soma do RAT + FAP (Fator Acidentário de Prevenção).

2

3

Importante: Ao informar os encargos seria necessário incluir uma linha para cada tipo de contrato.

Linha 1 – Contrato Indeterminado ( Tipo Contrat = 1 )

Linha 2 – Contrato Determinado ( Tipo Contrat = 2 )

OBS: Essas informações dos encargos pode variar de empresas para empresas, dependerá do ramo de atividade da empresa.

3 comentários

  • HERLY

    Material excelente, bastante esclarecedor. Parabéns

  • Suzanna

    Excelente material! Parabéns UserFunction, sempre com ótimos artigos.

    No link enviado, o link para a tabela de IR “http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/tributos/irpf-imposto-de-renda- pessoa-física” está quebrado!

    • Admin

      Olá Suzanna,
      Muito obrigado por acompanhar nosso site e que bom que estamos te ajudando.
      Quanto ao Link, realmente o PDF quando clica no link ele esta colocando um espaço e o acento no link, com isso fica errado. Ajustei o material e já esta com o link correto.
      Acabei de te enviar novamente o novo material.

      Muito obrigado.