eSocial abrirá ambiente de testes para eventos de SST

eSocial ambiente de testes SST

eSocial abrirá ambiente de testes para eventos de SST

eSocial abrirá ambiente de testes para eventos de SST

Em recente publicação do dia 16/01/2019, no portal do eSocial, foi anunciado que a partir de 18 de março de 2019 será liberado o ambiente de produção restrita (ambiente de testes) para os eventos de SST (Segurança e Saúde no Trabalho).

Conforme o cronograma estabelecido para o faseamento do eSocial, as grandes empresas (com faturamento superior a R$ 78 milhões) que pertencem ao Grupo 1, deverão realizar o envio dos eventos de SST a partir de julho de 2019.

Com a liberação do ambiente de produção restrita, todas as empresas, independente do grupo ao qual pertença, poderão realizar o envio dos eventos para testes. Esta é uma ótima oportunidade para organização e ajustes, a fim de se adequarem às novas obrigatoriedades.

Eventos de SST no eSocial

Conforme o MOS (Manual de Orientação do eSocial) Versão 2.5.01, as tabelas que compõem os eventos que estão diretamente relacionados à SST, são:

  • S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho;
  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2230 – Afastamento Temporário;
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco;
  • S-2245 – Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações

Em relação à tabela S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional, ela não compõe os eventos de SST, porém será tratada em conjunto com os mesmos.

Considerando que haverá cobrança quanto ao cumprimento de mais esta obrigatoriedade, é ideal que haja uma prévia preparação, a fim de que seja possível realizar o envio correto dos eventos dentro dos prazos estabelecidos sem que haja prejuízos para o empregador, assim como para o empregado.

Preparamos todos os materiais necessários para que você fique preparado para esta obrigatoriedade!

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

Leiautes + MOS eSocial (101 downloads)