DIRF 2018 Diagnóstico, já fez o seu?!

DIRF 2018 Diagnóstico, já fez o seu?!

DIRF 2018 Diagnóstico, já fez o seu?!

A DIRF 2018, relativo à 2017, deve ser entregue até o dia 28/02/2018. Em novembro de 2017 foram aprovadas algumas mudanças de layout a equipe da TOTVS ainda está em desenvolvimento desse novo layout com entrega do pacote de atualizações previsto para 22/01/2018.

É bom ficarmos atentos as novidades. Disponibilizei pra download um pacote com todas as informações que temos até o momento de forma que você possa estar consultando e ficar antenado também junto com a gente.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!


Até lá o ideal, em preparativo pra DIRF 2018, é você rodar a rotina de diagnóstico pra já ir tratando a sua base de dados de forma a garantir que os dados estejam ok pra facilitar a geração do novo layout quando o pacote chegar.

Preparamos todo material necessário pra acompanhamento da liberações do pacote e pra atualização da DIRF 2018.

Serão disponibilizados patches pra quais versões do Protheus?

Para o Protheus 12, somente será gerado pacote de atualizações da DIRF 2018 para a release 12.1.17, as releases anteriores não terão atualização.

Já para o Protheus 11 a release 11.8, somente será disponibilizado a atualização para os clientes que fizeram o contrato de garantia estendida, caso contrario não será disponibilizado.

Como parametrizar os Mnemônicos?

Para que o sistema faça a geração do arquivo da DIRF, é necessário realizar a configuração dos 'Mnemônicos' P_VLLMDIRF (Valor limite anual para declaração de IRPF) e P_VLLMOUT (Valor limite anual outras categorias).

Segundo a Receita Federal do Brasil, os valores limite anual para declaração relativos a trabalho assalariado, pagos acumuladamente,  é de R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos) e/ou a trabalho sem vínculo empregatício é de R$6.000,00 (seis mil reais), mesmo que não tenham sofrido retenção do Imposto de Renda.  Para isso, acesse o caminho:

Atualizações > Definições de Cálculo > Mnemônicos

Faça a busca dos parâmetros a baixo:

Selecione cada Mnemonico clique em alterar e para que seja considerado apenas os rendimentos acumulados, recebidos no exercício, igual ou superior aos valores estabelecidos, preencha o campo 'Conteúdo' com o valor.

ALERTA: o valor deve ser preenchido com '.' (ponto) para separação decimal.

Caso queira que a geração considere todos os rendimentos acumulados, recebidos no exercício, independente do valor limite estabelecido, preencha o campo 'Conteúdo' com 0.01. Com isso, o sistema irá gerar o arquivo com todos que tiveram rendimentos durante o exercício.

Como rodar Diagnostico pra geração da DIRF 2018?

No Protheus, versão 12.1.17, podemos realizar a conferência, ajustes e correções das informações que serão enviadas ao PGD DIRF 2018. Recomendamos que seja feito a atualização do sistema, aplicando o pacote de atualizações acumuladas mais recente disponível no portal.

Para realizar um Diagnóstico de dados da DIRF, acesse o seguinte caminho:

Miscêlania > Dirf > Gerar Arquivo

Será aberto a seguinte tela:

Clique em 'Diagnóstico' e siga as orientações.

Marcando todos ou pode ser feito marcando um por vez.

 

 

Após o processamento do Diagnóstico de Dados da DIRF, o sistema apresentará um LOG de Ocorrências, com informações do processamento:

Com esse LOG, realize a verificação das informações apresentadas e os devidos ajustes e/ou correções.

Após, faça a geração do arquivo para a DIRF. Para isso, acesse o mesmo caminho:

Miscêlania > Dirf > Gerar Arquivo

Clique em 'Perguntas' e preencha as informações necessárias.

Em seguida, clique em 'Geração do Arquivo da D.I.R.F.' e após, no ícone de 'Confirmar'

O sistema apresentará a seguinte tela de mensagem:

Essa mensagem é um alerta para validação dos valores limites de isenção para declaração, estabelecidos pela Receita Federal do Brasil – RFB, que foram configurados no sistema, conforme descrito no início deste artigo.

Após o processamento da geração do arquivo, o sistema apresentará um LOG e Ocorrência.

Esse LOG irá apontar as inconsistências das informações necessárias para a DIRF. Faça a análise das informações apresentadas, verifique os ajustes e/ou correções.

OBS.: a geração do arquivo pode ser realizada quantas vezes forem necessárias. Com isso, é possível realizar os ajustes e/ou correções dos cadastros e, após, gerar o arquivo novamente para validação.

Com o arquivo gerado, acesse o caminho:

Miscelania > Dirf > Manutenção de Arquivo

Nesse diretório é possível realizar a verificação de todos os rendimentos recebidos, funcionário por funcionário, assim como os valores dedutíveis, contribuições previdenciárias, etc.

Faça a análise e verifique os ajustes e/ou correções.

Feito esse procedimento de análise das informações, o sistema estará com o arquivo preparado. Após isso, será necessário realizar a geração do Arquivo Magnético, o qual será importado no PGD DIRF 2018.

É bom ficarmos atentos as novidades. Disponibilizei pra download um pacote com todas as informações que temos até o momento de forma que você possa estar consultando e ficar antenado também junto com a gente.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!


 

Vamos aguardar novidades. Quem tiver informações a mais favor deixar um comentário pra compartilhar com todos.

Compartilhe o conhecimento...  Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone