CAGED, Passo a Passo para geração!

CAGED, Passo a Passo para geração!

CAGED, Passo a Passo para geração!

O que é o CAGED?

É um Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da CLT.

É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Em resumo para nós analistas é uma obrigação do módulo sigagpe. Onde o Protheus gera um arquivo txt num layout especifico com as informações de funcionários  admitidos e demitidos.

Quando deve ser enviado o CAGED?

O CAGED e deve ser entregue de duas formas mensal e diária.

Na entrega mensal o prazo é até o dia 7 do mês subsequente ao mês de referência das informações.

Já sobre a entrega diária na admissão do trabalhador em percepção do Seguro-Desemprego deve ser enviada ao CAGED no mesmo dia da data de admissão, após o trabalhador ter entrado EFETIVAMENTE em atividade, conforme Portaria 1129/2014.

Como gerar no Protheus?

Preparei um passo a passo que vou disponibilizar pra download juntamente com informações necessárias pra geração do CAGED no Protheus. Especificamente pra Protheus 12 há necessidade de aplicação de um patch também conforme link TDN.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!



Problemas no Protheus 12?

No inicio de 2017  tivemos problemas na geração do CAGED em alguns situações conforme listaremos a baixo. Mas já foram gerados patches que podem ser aplicados e problemas solucionados.  Segue link TDN

Principal queixa, o sistema não gera o CAGED para os demitidos de todas as filiais quando a pergunta filial está de “branco” a “ZZZZZZ”.

E está apresentando os demitidos na tela de seleção dos admitidos.

Abaixo descrição dos erros apresentados :

  • Ao gerar o arquivo na primeira tela de seleção de funcionários estão aparecendo a matriculas de funcionários demitidos e so deveria aparecer os admitidos.
  • Ao gerar o arquivo na primeira tela de seleção de funcionários não tem a informação “Marque os funcionários admitidos que serão gerados no caged”, como ocorre na versão 11.
  • Ao gerar o arquivo com a pergunta filial de “branco” a “ZZZZZ” Não gera os demitidos de outras filiais, somente da primeira filial do SIGAMAT.
  • Ao gerar o arquivo o sistema marcou  na tela de seleção funcionários o demitido da primeira filial do SIGAMAT como se fosse admitido gravando a data no campo data caged (RA_DTCAGED).
  • O sistema so gera o arquivo de demitido de outra filial se for preenchido a pergunta filial de/até com uma unica filial.
  • Se na tela de seleção for marcado por engano os demitidos o sistema gera todas as matriculas só que com movimentação 20 que é para admitidos e não desligados.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!



Compartilhe o conhecimento...  Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone