Aplicação Financeira CDI Protheus
O controle de aplicações via sistema ERP, tem sido muito útil nas empresas para o acompanhamento da valorização de suas aplicações. E a TOTVS no seu módulo financeiro também disponibiliza esse controle de aplicação financeira CDI Protheus.
Para entendermos melhor o tipo de aplicação financeira CDI Protheus, precisamos nos contextualizar no ramo financeiro buscando seu significado. A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interfinanceiro que são títulos emitidos pelos bancos comerciais e de investimento, ele só pode ser vendido para instituições financeiras. Geralmente eles não tem prazo mínimo e não há incidência de IR Fonte.
Antes de configurar aplicação financeira CDI Protheus, você vai precisar colher as informações necessárias para a configuração. São elas: Contrato da Aplicação Financeira fornecida pelo banco nela terá as informações de dados do banco, agência, conta corrente, valor da aplicação, valor da taxa nominal, data da aplicação e se possível solicite também um extrato da aplicação. Com essas aplicações em mãos poderemos prosseguir.
1) Cadastrar uma moeda para lançar a taxa da CDI.
Verifique qual moeda você não está utilizando. Como por exemplo na minha base não utilizo a moeda 2. E utilizarei ela pra cadastrar as taxas do CDI. Caso a moeda 2 esteja sendo utilizada na sua nase você poderar utilizar outra moeda. Para cadastrar você precisa consultar as taxas, os clientes custumam consultar essa informação em várias páginas diferentes. Eu particularmente costumo utilizar de site que considero confiável disponível nesse link.
Outro dilema e identificar qual tipo das taxas é o tipo utilizado pelo Protheus visto que são disponibilizados de várias formas. O tipo de taxa utilizada pra aplicação financeira CDI Protheus é a taxa diária anualizada.
Entre no sistema acesse o módulo financeiro e siga o caminho do menu Atualizações-> Cadastros-> Moedas. Clique na opção Incluir. Conforme imagem abaixo informe data e o valor da taxa diária anualizada do CDI no campo taxa de moeda seguido do número da moeda que você irá utilizar somente pra CDI.
Diariamente essas taxas deverão ser informadas no sistema para que a rotina de aplicação financeira CDI Protheus possa calcular o reajuste de forma correta. Antes de ser feito um resgate ou de gerar o relatório de demonstração da aplicação financeira CDI Protheus verifique antes se o lanaçamento das taxas no cadastro de moeda estão atualizados.
2) Cadastrar aplicação. Informando taxa nominal
Acesse o módulo financeiro, siga o caminho do Atualizações-> Aplicações/Emprest. Clique na opção incluir. Preencha as informações importantes conforme destacada na imagem abaixo:
Atente para a informação da taxa nominal e número da moeda utilizada pra taxa do CDI. Se for utilizar apenas o simulador conforme mostrarei no post informe a taxa como 100.
3) Simular aplicação para conferencia pelo site do banco central segue link. Ou pelo extrato de aplicação que pode ser pego junto ao banco.
Se conseguiu o extrato da aplicação com o banco ele servirá de base para que façamos bater o reajuste do extrato com o reajuste da rotina de aplicação financeira CDI Protheus. No nosso caso como não temos um contrato nem um extrato real nós faremos utilizando um simulado do banco central pelo link
4) Relatório de demonstração de aplicações
Acesse o módulo financeiro e observe que a data do sistema será a data utilizada no relatório para simular o resgate. Siga o menu Relatórios-> Aplicações/Emprest-> Demonstrativo de Aplicações. Clique em ações relacionadas parâmetros. Atente aos parâmetros sinalizados na imagem abaixo:
Observe que o sistema já demonstra como fica o rendimento caso aplicação fosse resgatada em 04/11/14. Para conferirmos vamos simular o resgate.
5) Simular resgate.
Acesse o módulo financeiro siga o menu Atualizações-> Aplicação/Emprest-> Resgate/Pag Emprest selecione a aplicação e clique em Resgatar aparecerá a tela conforme imagem.
Em caso de dúvidas deixe post nos comentários aqui abaixo, terei prazer em respondê-los.
Visite o www.userfunction.com.br para ver mais artigos!
[sc:Newsletter]