Configuração da rotina AutoNFe
A dica de hoje é pra quem deseja automatizar o processo de envio de notas ficais eletrônicas. Por padrão as transmissões sãos feitas manualmente além de dar mais trabalho pode ser facilmente esquecida pelos usuários. Você vai aprender a como configurar usando a rotina AutoNFe sem customização.
Essa configuração do AutoNFe pode ser feita também pra quem usa notas fiscais de serviços. Utilizando a opção AutoNFSe também disponível no padrão do sistema da TOTVS.
Para o auxiliar durante a configuração disponibilizo o download do arquivo autonfe.cfg e do boletim técnico. Pois ao configurar tive dificuldades em encontra-los.
Pra receber o material de apoio nessa configuração informe seu e-mail:
Faremos isso seguindo cinco passos básicos:
1) Colocar o arquivo autonfe.cfg na pasta StartPath Protheus_datasystem
Informe seu e-mail no local específico a cima, receba o arquivo e salve em sua máquina. Extraia o arquivo autonfe.cfg na pasta startpath que geralmente fica dentro de Protheus_dataSystem.
2) Configurar a rotina Auto Nfe (CFGAUTONFE) no faturamento.
Se você já estiver com o menu atualizado siga as orientações a seguir. Caso contrario coloque no menu a rotina CFGAUTONFE. No menu padrão siga o seguinte menu entre no módulo de faturamento Atualizações-> NFe e NFSe -> AutoNFe. Siga conforme as imagens explicam.
Clique em parâmetros e informe a localização do seu arquivo autonfe.cfg.
Após isso clique em ok confirmando o caminho do arquivo e em seguida clique em ok novamente.
Nessa tela estão os parâmetros informe pra qual empresa e filial você irá utilizar essa rotina. O Tempo de intervalo de execução do serviço entre uma empresa e outra, em segundos. Já o campo Modo deve ser informado como valor fixo 1. No campo Série informe qual série será considerada para envio. Em NF Inicial
informe o numero de nota inicial a ser considerada no envio. Em Nota Final informe a numeração de nota final a ser considerada no envio.
3) Altera o appserver.ini incluindo a sentença:
[ONSTART]
JOBS=AUTO_NFE
refreshrate=10
[AUTO_NFE]
MAIN=AUTONFE001
ENVIRONMENT= Informe aqui o nome do seu ambiente
4) Startar o Server em modo console pra observar chamada do job
No atalho do server na campo local de destino acrescente no final após as aspas duplas -console. Conforme você pode observar na imagem abaixo.
5) Validar configurações por meio do monitor de transmissão e danfe.
Para testar as configurações faça um pedido de venda, libere, faça o faturamento escolhendo a série informada na configuração de AutoNFe. E observe o console do server com o tempo você poderá ver o envio da sua NFe. Conforme imagem abaixo:
Eu fiz todas as configurações em base de testes atualizada e consegui bons resultados. Já vi elogios a essa funcionalidade, mas também já observei algumas críticas com a utilização desse recurso quando se fala de um escopo com várias filiais. Compartilhe o sua opinião conosco!
[sc:Newsletter]