7 passos para aumentar sua produtividade com o Protheus.

7 passos para aumentar sua produtividade com o Protheus.

7 passos para aumentar sua produtividade com o Protheus.

Algumas pessoas falam que o Protheus é complicado de usar para o usuário final e que tem que dar muitos cliques para chegar ao resultado esperado.

Na verdade tem vários recursos que todo analista deveria saber e passar para os usuários finais para aumentar a produtividade com o Protheus. Entendo que por vários motivos (projeto fechado, rapidez para finalizar o treinamento, por achar desnecessário…) os analistas acabam cometendo esse deslise e não passam esses ‘macetes’ para os usuários finais.

Nesse artigo vou mostrar várias dicas que aumenta a sua produtividade com o protheus.

Não esqueça de se inscrever na lista para receber semanalmente nossas publicações.
Informe seu e-mail abaixo e recebe o link com o Vídeo demonstrando todos os passos abaixo.

Link Dicas Produtividade Protheus (611 downloads)

1 – Parâmetros no atalho do SmartClient.

Nem todo mundo sabe mas é possível que o sistema já abra na tela para informar o usuário e senha sem antes ter que preencher os parâmetros de Programa inicial, Comunicação e Ambiente.

TelaSmartClientTela inicial de parâmetros.

Para evitar que sempre abra essa tela ao clicar no atalho do SmartClient, você deve usar os seguintes parâmetros no atalho. (Propriedade do atalho)

Para já abrir no programa inicial desejado, coloca -p=sigamdi ou -p=sigacom ( ou com o programa desejado)

Para já abrir com a comunicação desejada, coloca -c=tcp

Para já abrir no ambiente desejado, coloca -e=ENVIRONMENT

Para já abrir mais de um smartclient se for o caso, coloca -m

Abaixo segue imagem com meu programa inicial SIGAMDI, Comunicação TCP, Ambiente P11 e o -M para abrir vários smartclient se necessário.TelaSmartClientParametro

 

 

2 – Mudar de Tema

Esse item realmente é mais questão de gosto e de enfeitar a tela, acredito que isso não mude tanto a produtividade, mas é legal saber.

O Protheus sempre teve a carinha azul e branco, com as ultimas versões é possível mudar para vermelho e branco. Para isso basta usar o tema SUNSET conforme imagem abaixo.

Tema

 

3 – Logar por código, nome do usuário ou email.

Algumas empresas criam o nome do usuário com o nome e sobrenome ex.: Jose.Maria e para dificultar ainda coloca maiúsculo com minusculo.

Todo usuário criado no sistema possui um código ( sequencial ), esse código é possível se logar com ele no lugar no nome do usuário. Alem do código é possível também se logar usando o e-mail ( se cadastrado no cadastro de usuário) como nome de usuário.TelaLogin

4 – Esqueceu a senha

Vários analistas não deixam configurado essa opção de “Esqueceu sua senha?” e com isso fica pedido para o pessoal do TI reiniciar a senha. Existe um post exclusivamente explicando passo a passo como configurar.

Link do Post: http://userfunction.com.br/esqueci-minha-senha-protheus

 

5 – Marcar a opção de “Usar as informações acima em todas as seções.”

TelaLoginOpcao

Essa é uma opção que depende muito do trabalho de cada usuário, isso pode ajudar muito como pode atrapalhar muito.

Essa opção serve para abrir a pergunta de modulo, empresa e filial sempre que vai clicar em qualquer tela.

TelaLoginOpcao2

Tela que abre em cada item do menu caso não marque a opção do inicio

Caso deixe marcada, essa tela não será mostrada pois usará sempre as opções do login para todos os cadastros.

Caso não marque-a, sempre que abrir qualquer tela, o sistema vai perguntar se que continuar nesse modulo, empresa e filial.

 

6 – Menu Favorito

Favorito_Recente

 

Esse é um recurso muito bom para que o usuário adicione no menu Favoritos as opções que ele mais usa, inclusive mudar até o nome colocando o que ele acha mais adequado. Com isso ganhando tempo sem ficar procurando no no menu enorme que tem no sistema.

Na opção de Recentes tem os últimos itens acessados e de lá é possível adicionar ao menu Favoritos.

 

7 – Manipulação do Browse ( Botão, coluna, filtro)

Esse é um ponto muito importante e complicado de escrever tudo que é possível, por isso preparei um vídeo para demostrar todas as opções de ordem de botão, alinhamento de colunas, cor das linhas , filtros parametrizáveis, etc…

Informe seu e-mail abaixo que enviaremos automaticamente o link para o Vídeo completo.

Link Dicas Produtividade Protheus (611 downloads)

4 comentários

  • Adelir Finkler

    Boa tarde,

    Gostaria de receber o vídeo citado no item 7 – Manipulação do Browse ( Botão, coluna, filtro) do post 7 passos para aumentar sua produtividade com o Protheus, já inclui o e-mail onde diz que será enviado o link porém ate o momento não recebi nada. Agradeço a atenção, o site é muito útil e tira diversas dúvidas.

    • Oi Adelir, Boa Tarde! Temos vários registro de envio pra você. Dois dia 12/06, um dia 15/06 e outro hoje de manhã. Recomendamos que você verifique sua caixa de spam.
      Grata,

  • Muito bom o artigo, parabéns pelos artigos!

    Gostaria também de contribuir com algumas considerações que podem ajudar ainda mais na produtividade:

    Além de colocarmos os parâmetros iniciais no smartclient e fazer com que o acesso seja mais rápido para o usuário é habilitar a opção Single Sign-On, com esta opção habilitada, o sistema vincula o usuário logado no sistema operacional com o usuário do sistema, através da credencial fornecida pelo mesmo. Lembrando que isso vale se for um usuário por perfil do windows (questão de segurança).

    Existe uma forma de melhorar o desempenho do sistema com o tema. Boa parte do tema do Protheus são imagens, é possível editá-las, deixando-as menores, sem perda de qualidade e compilando-as novamente ao repositório, quando ainda usávamos a versão 10, o sistema era muito mais rápido, quando a Totvs mudou para a versão 11 com o tema que conhecemos hoje, houve sim uma perda de performance com o uso de imagens para criar o tema.

    Quanto ao browse principal, percebemos que quanto mais colunas estão sendo exibidas, mais processamento há, imaginem você ter milhares de linhas e quase uma centena de colunas sendo exibidas? quanto as linhas não podemos impedir, mas as colunas, podemos deixar apenas a mais importante sendo visualizadas.

    E por fim, invista também em um ótimo hardware.

    abraços

    Rodrigo
    http://blogadvpl.com/