TReports com o Protheus

TReports com o Protheus

TReports com o Protheus

Resolvi fazer este artigo para esclarecer uma dúvida frequente que surgiu ao longo dos vídeos que gravei sobre o TReports. A dúvida é sobre a possibilidade de integração do TReports com o Protheus. Pra gente essa dúvida parecia algo simples e acabamos não deixando tão claro nos vídeos, já que eu mostrei você já dentro do TReports chamando o relatório. Então o que eu vou mostrar neste artigo é como colocar o próprio Protheus para chamar o relatório.

 

Faça seu próprio relatório

A primeira coisa que você tem que fazer é criar o seu próprio relatório no TReports. Caso você ainda não saiba fazer, acesse nosso artigo TReports – Montando um relatório na prática, no qual eu mostro na prática como montar um relatório do tipo listagem. Lá você vai  também poder ter uma boa ideia das funcionalidades e possibilidades que a ferramenta oferece.

 

Integrando o TReports com o Protheus

Para iniciar o processo de integração do TReports, é necessário colocar o relatório no Menu.

Logo, entre no Configurador do Protheus e depois efetue o seu login no Protheus.

 

 

No meu caso, eu vou alterar o menu do módulo de Compras. Então sigo para Ambiente > Cadastros > Menus e vou marcar o módulo de Compras, conforme imagem abaixo:

 

 

Após isso, adiciono a rotina no menu e adiciono e configuro um novo item, como mostrado na imagem:

 

 

Ao escolher o Programa, com ele já conectado com o TReports, vai ser mostrado todos os relatórios do TReports. Por padrão, ele mostra inicialmente uma lista de apenas 10 relatórios. Mas para ver mais, basta clicar em “Carregar mais…” logo abaixo da lista.

 

 

Em seguida, escolha o relatório desejado, selecione o módulo onde o relatório será inserido e faça a geração do menu.

 

 

 

Após enviar o comando de geração do menu, será realizado um backup do menu anterior. Logo após a geração, já podemos entrar no sistema para visualizar como ficou a integração do TReports no Protheus.

Em seguida eu saio do Protheus e entro diretamente no módulo de Compras, efetuo meu login, vou em Relatórios > Específicos > RelTReports (o menu que acabamos de configurar).

 

 

Então o relatório será aberto e você poderá imprimir e exportar conforme foi mostrado no artigo anterior.

 

 

Download de arquivo

Insira seu e-mail abaixo para receber o arquivo editável do relatório montado no vídeo.

 

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

Material de Apoio TReports Protheus