Lei da Transparência – Versão16.2.a por ente Trubitário

Lei da Transparência – Versão16.2.a por ente Trubitário

Lei de Transparência Nova Versão

Tabela 16.2.a por Ente Tributário

Lei dos Impostos (Lei nº 12.741/12 ), mais conhecida como Lei de Transparência sofreu uma modificação passando a ser por ente Tributário. Nós havíamos disponibilizado em fevereiro de 2015 um artigo com a Lei de Transparência implementada no Protheus sem ente Tributário.

Neste artigo explicaremos apenas as mudanças por isso é importante também quem ainda não fez seguir o primeiro passo a passo do artigo anterior sobre  Lei de Transparência

Como de costume disponibilizaremos pacote com todo material necessário pra implementar a Lei de Transparência por Ente Tributário no seu sistema.

Informe seu e-mail que enviaremos o imediatamente totalmente grátis.


Qual a tabela mais recente?!

Foi disponibilizada em 01/06/2016 pelo site https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/ a tabela 16.2.a que entrará em vigência em 01/07/2016 e seguirá até 31/12/2016 conforme regras vigentes da Lei de Transparência.

Para se atualizar é necessário baixar as alíquotas referente aos códigos NCM e NBS dos cadastros de produtos. Acesse o site http://deolhonoimposto.ibpt.com.br. Será necessário que você se cadastre no site após cadastramento com e-mail e senha você terá que logar para poder solicitar e receber essa tabela de acordo com o seu estado.

Qual prazo de implementação?!

A partir de 01/07/2016 a tabela 16.2.a já estará em vigor e passível a fiscalização. Segue imagem do próprio site que está sendo veiculado pela https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/

Tabela16.2.a

O que essa mudança significa a nível de sistema?!

Para modificar o sistema pra trabalhar com a Lei de Transparência por Ente Tributário implementou-se a rotina Cadastro da Tabela IBPT (FISA092), que importa as alíquotas de imposto da tabela fornecida pelo IBPT(Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) por ente Tributário a partir da versão 14.2.a. Nesta rotina é possível realizar a manutenção dos códigos cadastrados, permitindo a demonstração dos impostos por ente tributante (Federal, Estadual e Municipal) no cupom fiscal e nas tabelas de vendas.

Para atualizar o sistema você deverá seguir os passos abaixo:

1) Atualizar o sistema

O ideal é que o sistema esteja atualizado segue imagem com datas mais recentes.

DATA_FISA092

Ao aplicar o patch disponível no pacote aceite apenas os fontes atualizados.

Conforme citamos no artigo anterior os compatibilizadores U_UPDSIGAFIS e U_UPDlO112 devem ser aplicados na base após a atualização. Esses compatibilizadores criarão dentro outros campos o parâmetro abaixo.

2) Habilitar o parâmetro MV_ENTETRB

Para isso foi criado um parâmetro o MV_ENTETRB você deverá modifica-lo para .T. , passando assim, a utilizar as alíquotas e impressão do cupom por Ente tributário.

MV_ENTETRB

3) Importar a Tabela 16.2.a

Para importar será necessário colocar menu a rotina FISA092. Pra facilitar no material enviado por e-mail já vai um menu atualizado com essa opção de menu já informada.
No módulo Faturamento siga o menu Miscelânea / Arquivos / NCM NBS / Carrega Alíquota Imposto (FISA092). Clique em ações relacionadas importar, informe aonde está o arquivo csv e confirme.

Carrega Alíquota ImpostoPROCESSAMENTO_IMPORTACAO_TABELAIMPORTACAO_TABELA_FINAL

Para testar que a atualização está ok emita uma NF-e e observe em dados adicionais da nota ou logo abaixo dos produtos, vi depender de como está configurado o parâmetro  MV_MSGTRIB.

Caso você utilize loja ou frontloja é necessário além dos passos anteriores dar carga nos PDVs da tabela CLK. Segue o exemplo de como sairá no cupom fiscal.

CupomComMensagemIbpt

Conseguimos concluir o conteúdo!
Visite nosso site userfunction.com.br e inscreva-se para receber nossas atualizações. Quer receber todo o material pra te auxiliar nessa missão?!

Informe seu e-mail que enviaremos o imediatamente totalmente grátis.


Até a próxima!

7 comentários

  • Sidelcino

    Boa tarde,
    Em que momento é dada a carga na tabela CLK dos PDVs?
    Grato.

    • Oi Sidelcino! Boa Tarde! Após a importação da tabela nova deve ser dadas a cargas nos PDVs. Só lembrando quem utilizar PDVs offline lembrar de aplicar compatibilizadores nos PDVs também. Não detalhei muito no artigo pois dar carga é costumeiro pra quem utiliza PDVs. Espero ter ajudado, blz vlw!

  • Sidelcino

    Boa tarde,

    Esse novo tratamento é válido somente para o SIGALOJA ou para o FATURAMENTO também?

    Grato.

    • Tudo blz?! Sim se aplica também ao faturamento. Tanto a tabela nova como o fato de passar a ser por ente tributário se aplica ao Faturamento e ao Loja. Agradeço seu contato!

  • Felipe

    Aqui ao tentar importar a tabela recebo array out of bounds, alguém mais com esse problema?

    • Oi Felipe, Bom Dia! Bom eu não tive esse problema. Sugiro que você revise se rodou todos os compatibilizadores e se o FISA092 está atualizado conforme a data orientada. Bom Trabalho aí!

      • Gustavo Lattmann

        É bem isso mesmo, também tive esse problema e resolveu atualizando. Se precisarem tenho o patch com o FISA092 para a versão 11.