Inutilização de NF-e Protheus

Inutilização de NF-e Protheus

Como configurar e utilizar Inutilização de NF-e Protheus?

A funcionalidade de Inutilização de NF-e no Protheus não vem ativada na instalação inicial. Por isso é importante aprendermos a configura-la e utilizá-la. Esse artigo explicará como configurar essa funcionalidade. E disponibilizei um material especial pra aprendermos a utilização. Ele é muito útil pra repassarmos pros usuários durante treinamentos. Para receber esse material no seu e-mail informe aqui.

    Manual Inutilização NFe Protheus (428 downloads)

    Quando eu devo inutilizar uma NF-e?!

    Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 103 foram emitidas, mas a faixa 101 a 102, não foi utilizada antes da emissão da nº 103. A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

    Quais são os pré-requisitos básicos para configurar em sua base a Inutilização de NF-e Protheus?

    Estar com update e patches atualizados de no mínimo maio de 2013 em diante. E ter rodado compatibilizadores U_UPDSIGAFIS e o NFEP10R1(Protheus 10) e NFEP11R1(Protheus 11) para a criação dos parâmetros. Caso sua ultima atualização seja anterior a essa data se faz necessário atualização de update e patches e rodar os compatibilizadores listados acima.

    Como configurar a rotina de Inutilização?

    Segundo retornos de chamados da TOTVS. O Protheus envia automaticamente a inutilização de uma NF-e quando uma nota válida subseguem te for enviada. Por exemplo se a nota a 102 foi um saldo de sequencial quando eu transmitir a 103 ele manda o registro de Inutilização da 102. Mas já peguei vários casos em clientes que essa inutilização automática não funcionou. Por isso acho importante configurar e ensinar os usuários a utilizar inutilização NF-e no Protheus. Para isso seguiremos três passos:

    1) Habilitar parâmetro MV_INUTILI = .T.

    Acesse o configurador e siga o menu Ambiente-> Cadastros-> Parâmetros localize o parâmetro e clique em alterar. Modifique o conteúdo pra .T.

    MV_INUTILI_DESCRICAOMV_INUTILI
    2) Configurar os parâmetros: MV_INUTCLI, MV_INUTPRO e MV_INUTTES

    Os parâmetros listados devem ser preenchidos com as informações necessárias para configuração de inutilização NF-e no Protheus.

    MV_INUTCLI – Informa o código do cliente que será utilizado na nota a ser inutilizada.
    MV_INUTPRO – Informa o código do produto que será utilizado na nota a ser inutilizada.
    MV_INUTTES – Informar o código do TES que será utilizado na nota a ser inutilizada.

    Esses parâmetros devem ser informados, pois os mesmos alimentam as tabelas Livros Fiscais (SF3) e Livros Fiscais por Item de NF (SFT) que são necessárias para a transmissão, cancelamento ou inutilização das notas. No XML de inutilização não leva informações do cliente, produto e TES. Essas informações são necessárias para incluir um pedido cancelado na base de dados.

    Acesse o configurador e siga o menu Ambiente-> Cadastros-> Parâmetros localize o parâmetro e clique em alterar. Esse mesmo procedimento deve ser feito para cada um dos parâmetros listados abaixo:
    MV_INUTCLI – Informa o código do cliente que será utilizado na nota a ser inutilizada. Informe um cadastro que exista em sua base de dados.

    MV_INUTCLI_DESCRICAO

    MV_INUTCLI
    MV_INUTPRO – Informa o código do produto que será utilizado na nota a ser inutilizada. Informe um cadastro que exista em sua base de dados.

    MV_INUTPRO_DESCRICAO

    MV_INUTPRO
    MV_INUTTES – Informar o código do TES que será utilizado na nota a ser inutilizada. Informe um cadastro que exista em sua base de dados.
    MV_INUTTES_DESCRICAO

    MV_INUTTES

    3) Testar Inutilização de NF-e Protheus

    Faremos isso por inutillizar uma NF-e conforme manual de Inutilização NF-e Protheus. Se você ainda não baixou informe seu e-mail para recebê-lo.

      Manual Inutilização NFe Protheus (428 downloads)

      E em seguida consulte as notas inutilizadas no portal da Sefaz.

      Dúvidas?! Deixem seus comentários e inscreva-se.

      [sc:Newsletter]

      9 comentários

      • Joel Freitas

        Boa tarde.

        Primeiramente parabéns pelo vídeo, nos ajudou muito. tenho uma pergunta, no meu caso, quero somente inutilizar um numero de nf, sem cadastrar os parâmetros MV_INUTCLI, MV_INUTPRO e MV_INUTTES.
        Caso o parâmetro MV_INUTILI = .T. ativo, ex. NF 10, ao transmitir a nf 10, somente esta nf será inutilizada?

        • Oi Joel! Obrigada! Mesmo que você vá inutilizar apenas uma NF-e os parâmetros precisam ser configurados. No caso você deve parametrizar primeiro, transmitir a inutilização apenas dessa nota e em seguida poderá desabilitar a inutilização. Bom Trabalho! Grata,

      • William Lima

        Olá muito bom seu post eu tenho uma dúvida eu quero inutilizar várias notas de vários clientes com vários produtos. Como devo fazer nos parâmetros ?

        Desde já obrigado

        • Oi William, agradecemos por nos seguir! Observe o que foi dito no artigo “Esses parâmetros devem ser informados, pois os mesmos alimentam as tabelas Livros Fiscais (SF3) e Livros Fiscais por Item de NF (SFT) que são necessárias para a transmissão, cancelamento ou inutilização das notas. No XML de inutilização não leva informações do cliente, produto e TES. Essas informações são necessárias para incluir um pedido cancelado na base de dados.” Logo o preenchimento dos parâmetros serve apenas pre habilitar a inutilização. Quando você manda inutilizar é que você informa qual a numeração de nota fiscal a ser inutilizada. Baixe o material disponibilizado e observe a pagina 2 tópico 1 que explica em detalhes como inutilizar. Espero ter ajudado!

      • Leonardo Campos

        Boa tarde,
        muito bom o post, mas estou com problema nas minha inutilização, algumas notas de retorno de remessa não foram foram transmitidas e recusadas pela sefaz, mas vimos somente agora que as notas não foram autorizadas, e tentamos inutilizar essas notas. Realizei a configuração conforme seu post, mas quando vou inutilizar, me apresenta mensagem que 0 notas foram transmitida. O que poderia estar causando a não transmissão dessas notas?
        Obrigado

        • Oi Leonardo! Essa nota que foi faturada, transmitida e não autorizada precisa ser excluída. Após isso você precisará acessar o modulo fiscal e ir na rotina de acerto fiscal e excluir o registro dessa nota que estará lá como Cancelada. Para que o processo de inutilização seja feito com sucesso não deverá ter registro algum dessa NF no sistema nem no faturamento nem no fiscal. Seguindo essas informações conseguirá inutilizar a nota normalmente. Espero que ajuda 🙂

          • Danilo

            Tive o mesmo problema e essa solução resolveu. Obrigado!

      • Daniel

        Olá, fiz os procedimentos ai acima. Deletei ela do faturamento, livro fiscal, etc. Usei a rotina de inutilização e o retorno da Sefaz me informa que a inutilização não foi autorizada. O que pode estar acontecendo?

        • Oi Daniel, Boa Tarde! Você precisa verificar o porquê da inutilização não ter sido autorizada junto a Sefaz. Lembre-se que pra poder ser inutilizado a numeração da NFe não deve ter registro dela na Sefaz, ou seja o número de NF-e não pode ter sido utilizado. Nem autorizada, cancelada ou denegada. Caso essa NFe tenha sido autorizada a providencia correta é o cancelamento se estiver dentro do prazo ou a devolução e não a inutilização. Se você estiver tentando inutilizar uma faixa de inutilização ela não pode conter números já inutilizados ou utilizados.
          Primeiro consulte como está essa nota junto a Sefaz, segue o link
          http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=
          Bom Trabalho! Espero ter ajudado,