Ajustar Custos de Produtos no Protheus

Ajustar Custos de Produtos no Protheus

Ajustar Custos de Produtos no Protheus

Por vários motivos o custo dos produtos podem não estar corretos no sistema. E para corrigi-los muitos imaginam que inventariando o estoque esse custo será corrigido. Mas não é bem assim, a rotina de inventário do Protheus ajusta apenas quantidade e o custo é uma consequência calculada pelo custo médio já existente. Então se o custo médio estiver errado não será o inventário que irá corrigi-lo. Precisamos ajustar custos dos produtos manualmente, pois não existe uma rotina especifica pra fazer isso de forma automática.

O sistema disponibiliza a rotina de recálculos de custo médio, mas se alguma movimentação tiver sido feita de maneira errada nem o recalculo irá corrigir. Para ajustar custos de produtos em estoque costumo usar tipos específicos de movimentações internas. A pouco tempo eu achava que dessa forma era uma solução artesanal e que o Protheus devia ter um recurso melhor para fazer isso. Mas ao abrir um chamado junto a TOTVS SP constatei que a minha forma de resolver era a única forma mesmo de correção. Se alguém tiver mais alguma forma de ajustar o custo eu agradeço se compartilhar conosco nos comentários deste post.

Para que possamos iniciar a ajustar custos dos produtos precisamos checar primeiro se estamos atendendo as premissas listadas abaixo:

1 – Verificar se o Kardex do produto está batendo com Saldo Atual tanto quantidade como custo.
Para gerar um Kardex Acesse o módulo estoques, Sigaest. E siga o menu Consultas-> Kardex Diário preencha os parâmetros confirme selecione o produto e clique em consultar.

2 - Kardex do Produto
Para acessar a rotina de Saldo Atual siga o menu Atualizações-> Saldos-> Atual localize o produto e atente para as colunas de Quantidade, Saldo Financeiro e Custo Médio.

2 - Saldo Atual Custo Errado

Se não estiver batendo é necessário que seja rodada a rotina de recalculo de saldo atual e a rotina de recalculo de custo médio. Essas rotinas ficam no menu Miscelâneas-> Processamentos-> Refaz Saldos preencha os parâmetros e confirme. E a rotina de recalculo de custo médio siga o menu Miscelânea-> Cálculos-> Custo Médio.

2 – Ter o valor do custo correto de cada produto a ser corrigido.

Estando com as premissa prontas podemo prosseguir com a processo de ajustar custos de produtos no Protheus.

1- Cadastrar tipos de movimentações de Ajuste de Custo pra Mais e pra Menos.
Acesse o módulo estoques, colocando em programa inicial sigaest ou sigamdi módulo 04. E siga o menu Atualizações-> Cadastros-> Movimentações-> Internas. Clique na opção incluir e preencha os campos conforme o print a baixo. Deverão ser cadastrados um tipo de movimento de Ajuste de Custo pra Mais e outro pra Ajuste de Custo pra Menos. Ambos deverão ser valorizados igual a sim e quantidade zerada igual a sim. Verifique campo a campo nos prints abaixo:

1 - Cadastrar tipo movimento ajuste custo mais1 - Cadastrar tipo movimento ajuste custo menos
2- Calcular a diferença

No mesmo módulo estoque acesse o menu Atualizações-> Saldos-> Atual. Nessa tela você poderá filtrar pra aparecer apenas os produtos que você deseja ajustar, após o filtro clique em imprimir, escolha a opção planilha e imprimir. Escolha em formato de tabela e ele gerará uma planilha com as informações do browser. Com esses dados crie uma coluna para ser informado o custo unitário desejado, outra coluna para ser calculado via fórmula o custo total desejado e uma para o valor de ajuste de custo. Por meio de fórmulas as duas ultimas colunas são calculadas. No vídeo eu explico a regra para o calculo e disponibilizo a planilha pronta pra quem se inscrever no final do post. Segue um print da planilha aonde a caluna em vermelho deve ser informada manualmente. E o resultado das formulas na coluna de valor de ajuste será utilizado ao lançarmos o ajuste de custo.

Calculo da diferenca de estoque
3- Fazer a movimentação de ajuste

Para ser feitos os ajustes acesse o módulo estoques. Siga as opções do menu Atualizações-> Movimentações-> Internas-> Movimentações Multiplas clique na opção incluir. Informe no campo TM o tipo de movimento que cadastramos no passo 1. Se o valor de ajuste da planilha tiver o valor negativo deverá ser utilizado um tipo de movimento de requisição para ajuste de custo pra menos como pode ser observado no print abaixo.

3 - Ajuste por Movimentos Internos MultiplosJá se o valor de ajuste tiver como resultado positivo o tipo de movimento a ser utilizado deve ser o de devolução para ajuste de custo pra mais.
4- Confirmar que ajuste deu certo observando por saldo atual.

Para comprovar que o ajuste foi bem sucedido conferir acessando a rotina de Saldo atual. Entre pelo módulo de estoque e siga as opções do menu Atualizações-> Saldos-> Atual localize o produto e confira os campo Sld.Atu e C Unitário.

4 - Validar Solucao

A planilha de ajuste de custos está disponível para download. Quem desejar recebe-la por e-mail cadastre-se abaixo.


Dúvidas?! Deixem seus comentários e inscreva-se.

20 comentários

  • Rubem

    Agradeço pelo excelente material disponibilizado.
    Estou justamente com um base com saldo financeiro negativo, alto e zerado.

    Segundo sua recomendação, antes de ajusta através da movimentações é necessário antes rodar Recalculo do Custo Médio e Refaz Saldo?

    • Oi Rubem que bom que foi útil. Isso mesmo, Tem que fazer antes, pois dessa forma você garante que as movimentações batam com a tabelas de saldos SB2. Dessa forma fica mais seguro os cálculos pra ajuste, visto que que sua base é SB2 ela deve estar confiável. Agradecemos sua participação!

  • Olá! Primeiro gostaria de agradecer pelo material, pois a forma simples e objetiva com que tratam os assuntos é extremamente útil. Bom, seguindo vossa orientação esbarrei num único problema: é exigida quantidade para o movimento interno. Há algum parâmetro que deva ser alterado para permitir o movimento sem quantidade?

    • Oi Diogo! Seguinte no cadastro do tipo de movimento observe que o campo “QtdZero?” tem que estar como “SIM”. Dessa forma ele não vai exigir a quantidade.
      Em nome da equipe agradeço e incentivamos a compartilhar com seus amigos!
      Grata,

  • WELLYSON

    Bom dia.
    Ótimo material . Somente uma duvida. Seria necessário executar o acerto de custo antes de iniciar o fechamento mensal?
    Ou podemos fazer a rotina de fechamento até o recalculo do custo médio? Apos verificar alguma divergência executamos o acerto de custo para fazer a virada de saldo.

    Att.

  • WELLYSON

    Bom dia.

    Primeiramente gostaria de agradecer pela matéria. Muito bom e de fácil entendimento.
    Somente uma duvida. Podemos executar o acerto de custo no momento do fechamento de estoque.
    Ex. Executar todos os procedimentos até a rotina de recalculo do custo médio, após verificar alguma divergência na conferencia , faço o acerto de custo antes da virada de saldo.
    Este procedimento estaria correto? Ou devo acerto o acerto de custo antes de iniciar a rotina de fechamento de estoque?

    Att.

    • Oi Boa Tarde!
      Pelo que entendi dá certo sim. O importante é tanto quantidade como custo está ok antes da virada de saldos. Agradecemos o feedback, Grata!

  • Realmente o colega tem razão com seu parecer!!
    Quando se faz o Inventário e caso o custo do material este entre Zero e Negativo ocorre problemas.

    Mas com ajustes técnico via programação personalizando a rotina de inventário é possível fugir deste problema, basta trabalhar com 2 PEs e esta resolvido.

    O objetivo é fazer com que o B2_CM1 seja atualizado ainda no momento do inventário, para que a rotina de acerto – MATA340 seja executada livremente sem problemas.

    Esta solução encontramos por conta de outro problema: trabalhar com outras unidades de medida que o sistema não faz 100% dependendo da regra, ai o inventário complica e é preciso intervenções!

  • Wdirley de Moraes

    Prezado, bom dia

    Parabéns pela iniciativa e pelo excelente material disponibilizado! Segui as instruções como recomendado, porém mesmo executando a rotina de cálculo custo médio não consegui ter o saldo do kardex igual ao saldo atual (custo total)! O que pode estar acontecendo?

    Att.

    Wdirley de Moraes

    • Oi Wdirley! Não ficou claro no seu texto se você fez o ajuste ou não? Sugiro que você verifique o item 2 refaça o calculo da diferença e proceda o ajuste. Por que se o teu calculo estiver ok e se o ajuste for feito não tem erro é pra dar certo. Espero que ajude, grata =)

  • Josuel Silva

    Prezados boa tarde,
    Temos este problema aqui, porém, é no almox 99-Almoxarifado de Processo.

    Daí não consigo baixar quando tenho apenas o valor lá. Como procedo. ?
    Temos os produtos com Apropriação Indireta e Almoxarifado de Processo.

    Grato desde já.

    Josuel Silva

    • Oi Josuel! Já tentou fazer o ajuste conforme orientei pra ver se resolve o seu caso?! Pois não tenho como medir o impacto pra quem trabalha co apropriação indireta e almoxarifado de processo. Só testando mesmo, sinto não poder ajudar mais faça backup antes e se possível em base de testes. Bom Teste! =)

  • Julio Pereira

    Parabéns pelo material.
    Tenho um questionamento: e quando a quantidade está zerada, mas tem resquício de valor, por exemplo, de R$ 0,01, -0,01 etc? Executei o procedimento sugerido, mas não ocorre o ajuste. Alguma dica?

    • Oi Julio, Boa Noite! Agradecemos seu feedback! O procedimento pra esse tipo de correção é o mesmo. Atente para os detalhes do passo a passo se a situação for quantidade zerada mas valor preenchido com -0,01 faça a movimentação interna do tipo devolução ajuste de custo mais com quantidade zerada. É pra dar certo atente a data do movimento e almoxarifado. Espero ter ajudado =)

  • Danilo

    Minha duvida é quando o produto esta com a quantidade zerada, porém o custo do produto esta com valor negativo, como fazer esse acerto?

  • Jonathan Ribeiro

    Olá boa tarde, muito bom o vídeo, porém ainda estou com dificuldades por exemplo, quando tiro o relatório P7 (Reg. inventário) possuo um produto que contém a quantidade negativa, o valor unitário um valor positivo e o parcial um valor negativo, se faço uma transferência de saldo(estoque) para zerar esse saldo negativo a quantidade fica zero como previsto, o valor unitário fica zero porém o parcial fica com um valor totalmente errado. Minha pergunta é, existe alguma rotina para recalcular esse valor parcial? como devo proceder seguindo este exemplo citado para arrumar o saldo dos produtos?

  • Aparecido Jane

    Olá. Muito bom os comentários. São de grande ajuda. Se puder esclarecer a seguinte dúvida agradeceria muito:

    Nos preparativos de fechamento de 31/12/2015, após a execução de inventário também em 31/12/2015, verificamos a necessidade de acerto de custo médio. Realizamos então uma Entrada Valorizada, na data de 31/12/2015, conforme demonstrado no vídeo, e consultando o Kardex, o custo médio total, ficou correto.

    Após executar a rotina de Recalculo do Custo Médio, notamos que a Entrada Valorizada foi inserida antes da Entrada de Inventario, e o custo médio total ficou diferente do planejado.

    No Recalculo do Custo Médio, a pergunta “Mov Internos Valorizados?” foi respondido como “Depois”

    Teriam explicação do ocorrido?

    Outra coisa: analisando o Fonte do MATA330 a pergunta acima é o MV_PAR18 e não encontrei referência ao MV_PAR18 procurando no Fonte.

    Grato.

  • Paulo

    Boa tarde, tenho uma duvida com relação ao ajuste, no meu caso os campos estão estourados e não consigo visualizar a quantidade correta para que eu faça o ajuste, existe alguma forma de visualizar o valor desses campos?

    • Oi Paulo, Bom Dia! Nesse caso é necessário aumentar o tamanho do campo e recalcular o custo médio. Para que você possa ver o valor que está estourando. Não vejo outra forma de ver sem aumentar o campo. Se alguém tiver outra dica que possa ajudar o Paulo comenta aqui. Vlw Paulo Até mais!