Stored Procedures Protheus

Stored Procedures Protheus

Instalação de Stored Procedures Protheus

O que uma Store Procedure?

    Rotinas criadas na linguagem nativa do banco de dados utilizado, que tem por objetivo agilizar a execução de processamentos que podem ser demorados, dependendo do volume de dados armazenados.

Em quais rotinas posso aplicar?

   Estas Stored Procedures  são enviadas pela TOTVS mediante solicitação do usuário, pois tratam-se de rotinas criadas de forma específica para a versão do banco de dados utilizado.

Sem título

Como Ativar, Desativar ou Consultar ?

Informe seu e-mail e receba as Stored Procedure para o SQL Server, demais SGBD tem que abrir chamado com SP.

StoredProcedures (360 downloads)

Para que os Stored Procedures sejam utilizados, é necessário instalá-los.

Procedimento para instalação/desinstalação das Stored Procedures

Observação:
É recomendável a remoção de todas as stored procedures antigas da base de dados antes de iniciar a utilização do novo método. Após a ativação do parâmetro MV_PROCSP as procedures antigas não serão mais utilizadas pelo sistema, que passará a executar apenas as procedures novas instaladas para cada processo.
Por exemplo, caso o processo '19 – Recálculo do custo' seja instalado sem que as procedures antigas sejam removidas, a procedure 'MAT004' entrará em desuso, pois a rotina de recálculo do custo utilizará a procedure “MAT004_19'. Por esse motivo a desinstalação das procedures antigas é altamente recomendada.

1° Passo:

Baixar o material, informe seu e-mail abaixo e receba as Stored Procedures.

StoredProcedures (360 downloads)

2° Passo:
Obtenha os patchs mais atuais de cada uma das rotinas para as quais deseja instalar o processo e aplique os patchs para as rotinas desejadas. ( Caso sua base esteja desatualizada )

3° Passo:
Verifique se os pacotes (arquivos SPS baixados anteriormente) estão no diretório definido na chave 'STARTPATH' do arquivo INI do Protheus Server ( Normalmente SYSTEM ).

4° Passo:
Execute o módulo configurador e ative/desative o parâmetro MV_PROCSP com .T. para ativar ou .F. para desativar.

5° Passo:
No módulo Configurador acesse Base de dados / Dicionário / Stored Procedure e escolha a opção desejada: Instalação, Desinstalação ou Consulta

TelaIniCFG

MenuCFG

Opcao

6° Passo:
Selecione quais processos deseja instalar/atualizar/desinstalar na janela de configuração. Vários processos podem ser instalados ao mesmo tempo.

Instalar
Selecione para quais empresas os processos serão executados.

7° Passo:
Depois de instalado/Desinstalado, você tem a opção de consultar conforme imagem abaixo:

Consulta

Caso aplique as Stored Procedure Protheus e alguma fique com status “Processo desatualizado“, caso queira atualizar, você deve solicitar para TOTVS SP a versão mais atual dessa Stored Procedure e refazer o processo para instalação da mesma.

11 comentários

  • Gerson

    Muito bom, vou fazer aqui, pois acredito que haja um bom ganho de performance.

    tenho uma dúvida, o processo de instalação ou desinstalação das procedures pode ser feito com os usuários utilizando o sistema?

    • Admin

      Olá Gerson, muito obrigado.
      Respondendo sua pergunta, o usuário tem que ter acesso ao SIGACFG ( Configurador ) do Protheus.

  • Gerson Luis Fachini

    As Store Procedures podem ser aplicadas com os usuários do sistema trabalhando ou não podem estar usando?

    • Admin

      Olá Gerson,
      Na documentação da TOTVS não fala nada referente ao acesso exclusivo para aplicação da rotina. Mas recomento sempre ter acesso exclusivo, fazer o backup do banco para somente depois fazer a aplicação.

  • José Murilo

    Olá George, bom dia!

    Primeiramente, parabenizo a todos vocês pelo excelente trabalho em compartilhar experiências com todos.
    Apenas uma contribuição sobre as Stored Procedures, fato que já relatei a TOTVS e prometeram correção na próxima LIB em junho/2016.
    Quando executamos o UPDDISTR na P11 para o TAF as Stored Procedures são desinstaladas o que provoca a lentidão que vocês comentam para quem as utilizava antes da aplicação do UPDDISTR.
    Outra coisa é que se algum cliente customizou as SP´s do Custo em Partes, apenas a SP MA330CP_?? é preservada, as demais do Custo em Partes são sobrescritas com o padrão.
    Ressalto que a TOTVS já prometeu correção na próxima LIB.
    Apenas comento que isto também pode ser um motivo para aumento no suporte por conta da lentidão do sistema, devido a aplicação do UPDDISTR.

    Abraços e tudo de bom.

  • Jonathan

    Poderiam me enviar as stored procedures pra banco Oracle? Abri chamado na Totvs o analista disse que existe somente uma versão, que é a disponível pra download la no site, e que ela é universal, para qualquer banco.

    • Admin

      Olá Jonathan,
      Caso queira aplicar essas, basta informar seu e-mail no corpo do post que o sistema envia automaticamente para você.

      Obs.: Lembre-se do Backup antes.

  • Adriano

    Se eu configurar o parâmetro como “.T.” e alguma das Stored Procedure não estiver instalada, o sistema utilizará o processamento tradicional ou vai dar erro ?

    • Admin

      Olá Adriano,
      Isso mesmo, se ativar o parâmetro mas não instalar as stored procedure, o sistema funcionará normalmente da forma tradicional.

  • David

    Olá,

    Eu instalei as stores procedures, mas no momento que executo o Reprocessamento contábil, ele não roda a rotina, fecha rapidamente. Desinstalei a store procedure e a rotina funciona mas no modo tradicional.

    Tem algo que posso verificar?

    • Oi David, Boa Tarde! Você pode checar se as storeprocedures são as mais recentes, se sua base está com updates recentes, pois algo desatualizado pode estar sabotando você. Espero ter ajudado, Bom trabalho aê!