Sequencial em tabela Protheus – Ajustando o SXE e SXF

Sequencial em tabela Protheus – Ajustando o SXE e SXF

Sequencial em tabela Protheus SXE SXF

Como ajustar perda de sequencial em tabela Protheus?? Segue informações de como corrigir por meio da alteração dos arquivos SXE e SXF ou pela da execução da função apcfg110() via fórmula.

Vimos no post anterior como configurar códigos sequenciais. Mas mesmo após o sistema sugerir o código automaticamente, algum usuário desavisado pode digitar sobrescrevendo o sequencial correto e gravando no banco o sequencial errado.

O campo de código dos cadastros costuma ser do tipo caracter. Aceitando assim letras e números. No padrão do Protheus, os campos de código vem como propriedade editável, isso significa que o usuário pode informar e alterar manualmente. Para não ocorrer essas perdas de sequencial em tabela Protheus recomendamos deixar o campo “Propriedade” como “Visualizar”.

 

Sequencial em tabela Protheus alterando_sa2_propriedade_visualizar2

Tornando código cadastro de fornecedor não editável.

 

Agora que já aprendemos a solução preventiva, vamos para o paliativo. Se você optou por utilizar o controle de Sequencial em tabela Protheus por meio dos arquivos SXE/SXF siga as instruções a baixo:

1) Entre no módulo sigafat no menu atualizações-> cadastros-> fórmulas. Clique na opção incluir no campo formula digite apcfg110() pressione a tecla tab.

 

formula apcfg110Cadastrando uma formula para controle de hardlock.

2) Aparecerá a tela de Controle de Hardlock dividida em duas partes. A primeira com os “próximos números” e a segunda com os “números em uso/números liberados”. Pra entender melhor vamos dar um exemplo: O último código gravado no banco é 000020 dessa forma em “números em uso/números liberados” estaria 000021 e os “próximos números” será 000022.
controle de numeracao

Sequencial em tabela Protheus Alterando o numero seguencial na ela apcfg110() sxe e sxf

Para alterar primeiro identifique qual a tabela você deseja alterar. Por exemplo no caso do cadastro de fornecedor sua tabela é a SA2. Selecione sobre o registro da tabela desejada e no campo “numero” altere o Sequencial em tabela Protheus tanto em “números em uso/números liberados” informar o próximo e em “próximos números” informe o próximo mais um.

Outra possibilidade é via apsdu abrir e editar diretamente na tabela SXF com os “números em uso/números liberados” contendo os próximos números sequenciais. E a SXE com os “próximos números” aonde ficam o próximo mais um.

Visite o www.userfunction.com.br para ver mais artigos!

Por favor deixe as suas dúvidas nos comentários aqui abaixo, terei prazer em respondê-los.

4 comentários

  • Renan

    Olá,

    E quando entramos no APSDU e as tabelas SXE e SXF não aparecem na system, como proceder ?

    Obrigado !

    • Admin

      Olá Renan,
      Primeiramente você precisa identificar se o sistema esta configurado para gerar o numero sequencial pelo servidor de licença ou por tabela ( SXE e SXF ).
      Por padrão o controle de numeração automática é realizada pelo Servidor de Licenças. Mas, se desejar desabilitar para utilizar as tabelas SXE e SXF, acrescente a linha EnableNumber=0 na seção [LicenseServer].

  • Gilberto Furtado

    Ótimo artigo, mas estou com uma dúvida, onde encontro uma forma de alterar o Número do Documento que aparece automático quando realizamos um movimento interno (2) ou quando fazemos transferências (2)?

    • Admin

      Se eu te entendi bem Gilberto, acho que você está se referindo ao MV_DOCSEQ, é isso mesmo?