TOTVS Mashup CNPJ CPF

TOTVS Mashup CNPJ CPF

TOTVS Mashup CNPJ CPF

Esse recurso tem ajudado bastante os usuários a cadastrar seus clientes e fornecedores sem ficar incomodando pedindo todas as informações campo a campo.  Para configurar o TOTVS Mashup consulta de CNPJ / CPF da Recita Federal é algo simples. Mas devido a dependência dos dados de terceiros pode ocorrer modificações sem aviso prévio. E isso finda ocasionando problemas na utilização do mashup.

Você já pode ter ouvido muito falar em mashup, por isso destacaremos dicas para como testar o mashup e todo processo em base Protheus 12.

Antes de começar como de costume disponibilizamos pra download todo material de apoio sobre mashup consulta de CNPJ e CPF. Você vai precisar dele pra praticar aí na sua base.

Vamos ao passo a passo.

Testar Mashup

Porque iremos testar o mashup antes de configurá-lo?! Sugiro que o teste seja feito antes basicamente por três motivos, são eles:

  • Esse teste ajuda você a identificar disponibilidade do serviço.

Para utiliza-lo acesse o lik http://mashups.totvs.com.br/TotvsSOAWebClient/WebClient.LoginScreen.aspx

Crie a conta do TOTVS Mashup

Logue com o seu usuário e senha

Escolha qual o mashup você irá testar

  • Ajuda a Identificar quais são as informações necessárias de envio de solicitação ao mashup.
  • Ajuda a Identificar quais são as informações que podem ser retornadas pelo fornecedor do mashup.
Parametrização
  • Configurador

Acesse o configurador seguindo o menu Ambiente-> Mashup clique na opção Incluir conforme imagem abaixo.

01-MashupReceita

Em seguida clique em Outras Ações-> Mashups

02-MashupReceita

Escolha o Mashup Receita Federal consulta de CNPJ e CPF

03-MashupReceita

Preencha o Alias da tabela em que vai colocar o mashup no nosso exemplo aqui utilizaremos a tabela de clientes SA1.

04-MashupReceita

 

Depois vá novamente em Outras Ações na opção Parâmetros.

05-MashupReceita

Nessa tela você irá informar as equivalências entre as informações do Protheus que serão enviadas e de que campos o sistema irá pegá-las pra repassar pra Receita.

Conforme imagem a baixo preencha no campo Origem e Campo de acordo com o parâmetro solicitado pelo fornecedor do mashup. Esse processo deve ser feito tanto na seção de parâmetros enviados como na seção de parâmetros retornados.  Siga conforme as imagens…

06-MashupReceita

07-MashupReceita

08-MashupReceita

09-MashupReceitaLembretes importantes as informações de campos de Envio são todas obrigatórias, já as informações do campos de retorno não são obrigatórias encontrar equivalências para todas as informações retornadas.  Pois você utilizará como retorno apenas as informações que desejar.

 

Testar no Sistema

Para testar no sistema acesse o Protheus no módulo de faturamento por exemplo a rotina de clientes preencha o campo tipo da pessoa se é física ou jurídica e preencha também o campo CGC com o CNPJ/CPF. Caso sua pesquisa seja de CPF é obrigatório preencher também o campo Data de Aber/Nasc.

 

Era isso que tinha pra passar pra vocês hoje, espero que gostem e consigam colocar em prática aí.

Qualquer dúvida fique a vontade pra utilizar a opção abaixo de comentários.

6 comentários

  • Giliard Avreu

    Boa Tarde.

    Gostaria de saber se é possível utilizar o recurso via ADVPL, sem a necessidade do usuário.

    • Admin

      Boa tarde Giliard!

      É possível sim fazer direto em ADVPL Giliard, não tenho nenhum exemplo aqui pra te mandar não, mas como é um WS então vc pode fazer sim em ADVPL.

      Até mais Giliard!

  • Fabio Lima

    Bom dia.

    Não consegui configurar o Sintegra. O sistema informa que o estado informado não é valido, embora eu tenha informado o campo nos parâmetros enviados e esperados.
    Poderia me ajudar?

    Obrigado.

    • Oi Fábio! Você não deve estar passando pro mashup todas as informações requeridas para envio. Apesar do artigo não ser sobre o Mashup do Sintegra foi dada a dica de lá no link para testar antes de configurar. Teste lá as informações necessárias pra envio e quais são os retornos esperados. E verifique se você está informando corretamente as informações de envio obrigatórias. Espero ter ajudado até mais!

  • Joao

    Como faz para incluir mais campos na configuração do mashup? Até consegui incluir o parâmetro, mass a descrição e a opção string não deixa.