Controle de sequenciais. Otimize seu cadastro.

Cadastros

Controle de sequenciais. Otimize seu cadastro.

Controle de Sequenciais.

Controle de sequenciais, otimize seu cadastro.

Vamos aprender como configurar seguindo dois passos básicos:

1) Definir como será controlado o sequencial no Protheus.

No ERP – Enterprise Resource Planning – há a possibilidade de realizar o controle de números sequenciais através do Servidor de Licenças ou a partir dos arquivos SXE/SXF.

      • O controle via arquivos SXE/SXF permite edição e melhor controle desse sequencial. Para ativa-lo acrescente a linha de código EnableNumber=0 na seção [LicenseServer] do arquivo appserver.ini que se encontra na pasta Protheusbinserver…
EnableNumber=0 apserver.ini

Exemplo de configuração “apserver.ini” com controle sequencial ativo.

        • Já o controle e código sequencial via Hardlock não permite a edição do sequencial. Ele pega o ultimo código existente na base de dados e sequência. Para ativa-lo acrescente a linha EnableNumber=1 na seção [LicenseServer] do arquivo appserver.ini que se encontra na pasta Protheusbinappserver .

2) Configurar inicializador do campo:

      • Escolha o cadastro que você deseja configurar o código. Posicione o cursor sobre o campo e clique em F1 dessa forma você conseguirá identificar o campo como, por exemplo, A2_COD da tabela SA2 Cadastro de Fornecedores.
      • Vá até o configurador. Programa inicial SIGACFG, opção de menu Base de Dados -> Dicionário -> Base de Dados -> Dicionário de Dados. Localize a tabela SA2 e clique no botão editar, campos, escolha o campo A2_COD, clique no botão editar, vá até a aba Informações no campo Inic. Padrão digite GETSXENUM(“SA2″,”A2_COD”)
SIGACFG alterando Inic.Padrão

Alterando o campo informando no inicializador padrão.

Visite o www.userfunction.com.br para ver mais artigos!

User Function está também no facebook https://www.facebook.com/userfunction acesse e curta nossa página para receber nossas atualizações.

Por favor deixe as suas dúvidas nos comentários aqui abaixo, terei prazer em respondê-los.

 

1 comentário

  • Otavio de Oliveira

    Prezado Consultor, boa tarde!
    As minhas configurações estão conforme acima, idênticas (meu ambiente: Protheus 11 – Release 8)
    Quando vamos vamos cadastrar um novo fornecedor aparece no campo auto-numeração os seguintes códigos: FGTS01 e ou INSS01 e assim por diante (varia).
    Após investigar, descobri que durante a implantação o campo auto-numeração “sua edição estava habilitado”, então quando foram cadastrar o Instituto Nacional Seguro Social por exemplo, foram la no campo auto-numeração e digitaram “INSS01” e assim por diante. Quando perceberam o erro, bloquearam o campo para evitar a edição, mas os fornecedores criados com o códigos irregulares conforme citei acima permanecerem, pois diversas rotinas como SIGAFIN, SIGAFIS prosseguiram com os processamentos.
    Atualmente já estamos no código de auto-numeração 002500 porem toda vez tenho que rodar a formula APCFG110(), localizar a SA2, certificar no SQL quem sera o próximo numero, apagar o o numero incorreto(Ex: INSS05), corrigir manualmente(ex: inserir 002501), feito isso é possível ir novamente no cadastro de fornecedores e concluir com sucesso, pois bem numa próximo oportunidade inesperada o problema volta e eu repito todo o procedimento.
    Visando esta situação, tenho saída para resolver este problema?
    Conto com a sua ajuda. Grato.
    Otávio