Como aumentar campos em lote

Como aumentar campos em lote

Como aumentar campos de quantidade e valor em lote

É comum ter a necessidade de aumentar campos tanto de quantidade como de valor no Protheus. Mas fazer isso sem sem orientação pode ser bem trabalhoso e gerar inconsistência na base de dados. Pois o mesmo campo de quantidade, por exemplo, existe em diversas tabelas integradas e se não for alteradas em todas as tabelas pode gerar sérios problemas.

Para aumentar campos ser uma tarefa bem feita geralmente nos deparamos com dois pontos críticos:

  1. Como aumentar campos de forma mais produtiva?
  2. Quais campos e tabelas devem ser alterados?

Vamos analisar cada um desses ponto…

1) Como aumentar campos de forma mais produtiva?

No final de 2016 foi disponibilizado pela própria TOTVS um facilitador para aumentar campos de quantidade e valor em lote. Esse recurso vai te ajudar bastante nessa missão principalmente evitando que você altere campo a campo via configurador um por um. Ele auxilia na realização de alteração das definições de tamanho e decimal dos campos de quantidade ou valor unitário do ERP Protheus.

Como implantar esse facilitador de aumentar campos?

Disponibilizamos para download o material que você vai precisar pra seguir em frente com essa missão no Protheus.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!



Após o download do material faça um backup especialmente de base de dados e siga os passos abaixo:

  • Copiar a pasta UPDCPO para o ROOTPATH (PROTHEUS_DATA) do ambiente;

Screenshot_1

  • Aplicar o patch correspondente a versão do ERP disponível na pasta PATCHS;
  • Efetuar a execução do compatibilizador U_UPDTAMCPO conforme abaixo:

Screenshot_5

Screenshot_6

  • Ao avançar, deverá ser selecionado as empresas para execução do compatibilizador:

Screenshot_7

  • Uma vez selecionado as empresa, deve-se definir o novo tamanho e decimal dos campos. Neste momento, deve-se selecionar em quais campos as alterações, serão efetuadas, ou seja, campos de quantidade ou de valor unitário:

Screenshot_8

Quando for selecionado em campos “quantidade”, serão considerados os campos relacionados no arquivo campos _quant.ini existente na pasta UPDCPO. Se a alteração se referir aos campos de valor unitário, serão considerados pelo compatibilizador os campos existentes no arquivo campos_vunit.ini. Caso exista a necessidade de tratar novos campos, basta adicionar aos mesmos ao arquivo correspondentes (quantidade ou valor unitário).

  • Confirmando as definições, o compatibilizador será executado:

Screenshot_9

  • Processamento das alterações do dicionário de dados banco de dados:

Screenshot_10

  • Após o compatibilizador ser executado, será apresentado disponibilizado um log com as alterações realizadas:

Screenshot_11

  • O compatibilizador primeiramente altera as definições de tamanho, decimal e picture no SX3, posteriormente, executa o processo de compatibilização das alterações no banco de dados, ou seja, os campos são atualizados nas tabelas do banco de dados.
  • Sugerimos testar primeiro em base de homologação submeter a validação dos usuários somente após isso colocar em base de produção.

2) Quais campos e tabelas devem ser alterados?

Esse é o dilema de quem precisa aumentar campos e não tem muita experiência com o Protheus. Nos arquivos ini disponibilizados pela TOTVS vem apenas campos de exemplos. Infelizmente não vem com todas as tabelas/campos que são utilizados em sua rotina, e que precisam ser alterados para manter a integridade entre suas tabelas.

Como nosso objetivo é sempre oferecer um algo mais pra facilitar pra vocês os arquivos ini de quantidade e valor disponibilizados gratuitamente pra download já vem preenchidos com os campos mais usuais para o módulo de faturamento, e algumas das integrações mais usuais (para demais módulos, consultar as respectivas Equipes de Suporte da TOTVS).

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!



Orientamos que estejam com o mesmo tamanho do campo e com mesma quantidade de casas decimais de um campo para outro respectivamente. Nos baseamos em informações do TDN de 23 dez, 2016 do link.

 Outro ponto importante é que não se altera casa decimais de campos totalizadores.

Compartilhe o conhecimento...  Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone