versao-branco

Nova recomendação de hardware Protheus

Nova recomendação de hardware Protheus

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

Hardware Protheus - User Function (248 downloads)


     

    A release 2310 do Protheus foi recentemente lançada e nos surpreendemos com um post de Ronaldo Andrade, do time de engenharia da TOTVS, que aborda as necessidades específicas de hardware para o uso do sistema.

    Publicação de Ronaldo Andrade sobre as recomendações de hardware para o Protheus

     

    A importância das recomendações de hardware para o Protheus

    A escolha do hardware adequado para executar o Protheus é fundamental para garantir o desempenho e a eficiência do sistema. Problemas como lentidão em rotinas específicas, desempenho geral ou a necessidade de dimensionar recursos podem ser resultado da infraestrutura inadequada. No entanto, determinar qual hardware é o mais apropriado para atender às necessidades do Protheus sempre foi um desafio.

    Muitas vezes, a resposta para a pergunta “Qual hardware eu devo usar com o Protheus?” é dada com incerteza. Alguns podem sugerir a compra de uma máquina mais simples e a atualização à medida que a lentidão se torna um problema, enquanto outros recomendam a aquisição de um computador de alto desempenho para evitar qualquer contratempo. Essas abordagens têm suas limitações, especialmente ao considerar a migração para a nuvem.

    Então as orientações fornecidas por Ronaldo pode ajudar bastante. No entanto, elas são direcionadas a ambientes com até 100 usuários. Caso você tenha uma demanda superior a esse número, a TOTVS recomenda a solicitação de um dimensionamento personalizado para o seu ambiente.

     

    Qual hardware eu devo usar com o Protheus?

    As orientações de hardware para o Protheus são divididas em dois cenários principais: a máquina Protheus e a máquina do banco de dados. Aqui estão as especificações recomendadas para cada uma delas:

    Máquina Protheus:

    • Processador: 8 núcleos, 8 Core processor da linha Intel ou AMD x64
    • Clock mínimo de 2.3 GHz.

    Recomendações de Hardware - Máquina Protheus

    Na máquina Protheus, você deve acomodar componentes como:

    • AppLicense Server
    • Broker
    • AppServer secundário
    • AppScheduler
    • AppWebService
    • DBAccess.

     

    Vale ressaltar que essas especificações são direcionadas ao comportamento padrão do Protheus, e ambientes com customizações podem exigir um exame mais detalhado para garantir um desempenho adequado.

    O cálculo da memória necessária é baseado em 135 MB por usuário. Portanto, para 100 usuários, a memória mínima recomendada é de 13,5 GB. Acrescentando memória para o DBAccess e o license, chega-se a um total de 22 GB. Em casos com menos usuários, é possível calcular a memória de forma semelhante.

    Cálculo de hardware

    Máquina do Banco de Dados:

    • Processador: 8 núcleos, 8 Core processor da linha Intel ou AMD x64
    • Clock mínimo de 2.3 GHz.

    Recomendações de Hardware - Máquina Banco

     

    Quais as orientações para a nuvem?

    Para usuários que desejam migrar para a nuvem, a documentação também fornece orientações específicas para Amazon, Google Cloud Platform, Microsoft Azure e Oracle Cloud Infrastructure. Essas diretrizes abrangem tanto ambientes Windows quanto Linux, oferecendo um guia completo para garantir que o Protheus funcione de maneira eficaz na nuvem.

    Além disso, o guia aborda a importância de discos SSD de alto desempenho em qualquer versão do Protheus, destacando a influência negativa que discos de baixa qualidade podem ter no desempenho do sistema.

     

    Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

    Hardware Protheus - User Function (248 downloads)


       

      Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo ou entre em contato.