Central de Atualizações Protheus – A melhor forma de saber se seu ERP está atualizado!

Central De Atualiacoes Protheus_Blog - Facebook - LinkedIn (1)

Central de Atualizações Protheus – A melhor forma de saber se seu ERP está atualizado!

Central de Atualizações Protheus!

A TOTVS lançou a central de atualizações Protheus, que é uma ferramenta nova que vai te mostrar tudo que você tem pra atualizar no Protheus, inclusive os patchs que faltam aplicar e também os binários que estão desatualizados. Como seria bom se tivesse um lugar no Protheus que mostrasse: Seu dbAccess está desatualizado, ou a rotina X está desatualizada não é? Pois agora tem, e isso é mostrado pra nós no central de atualizações. Deixa eu mostrar a você como funciona e como colocar pra funcionar.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

Central de Atualizações Protheus (258 downloads)


Central de Atualizações Protheus, O que é?

É uma ferramenta que vai te mostrar como está o seu Protheus em relação a atualizações dele, ou seja, se tiver algo desatualizado ele vai te mostrar, desde o binário, passando por patchs, dbAccess e lib.

E uma parte legal da central de atualizações é que ele mostra que está desatualizado e já te dá o link pra download da atualização, isso economiza muito tempo de procura e de investigação.

Pré requisitos

Para usar a central de atualizações Protheus, tem alguns pré requisitos:

    • Você tem de estar na release 12.1.23 ou superior.
    • Você tem de utilizar o license server com TOTVS ID, ou seja, não funciona a central de atualizações com o license server sem o TOTVS ID. Então, se você tem licença do Protheus, a central funcionará para você. Mas se você usa o Protheus em uma base na sua máquina, sem licenças, então a central de atualizações não funcionará, a não ser que você aponte as suas licenças para um license server com TOTVS ID.
      • Uma observação é que você pode até utilizar a central de atualizações usando a empresa 99 (empresa teste), mas sem license server com TOTVS ID não funciona.
    • A chave MaxStringSize no server tem de estar com valor superior a 5
      • Se você não tiver esta chave, então também funciona, e inclusive este foi o meu caso
    • Acesso externo à URL https://api.tph.engpro.totvs.com.br, pois é nesse endereço que o Protheus vai colocar as informações para a central de atualizações (fique tranquilo que logo mais abaixo vou te explicar como é a estrutura da central)
    • Ambiente brasil
    • Idioma Português

Estrutura

No início, quando ouvi falar da central de atualizações Protheus, eu imaginei que a estrutura seria eu apertar um botão, daí o Protheus ia lá no site da TOTVS e pegava as informações dos pacotes mais atuais e compararia com os pacotes do meu Protheus, e depois disso ele me mostraria um relatório com a comparação e me mostrando o que está desatualizado ou não.
Mas a estrutura não é bem assim, a estrutura ficou dessa forma (print retirado do vídeo que explico tudo que está aqui nesse artigo – assista o vídeo nesse link)

estrutura central de atualizacoes protheus

 

Então, basicamente uma vez por dia o Protheus manda as informações do seu ambiente para a TOTVS e a TOTVS disponibiliza um site pra você ver a central de atualizações, mostrando o que está atualizado ou não. Basicamente é só isso.

A estrutura ficou ótima, porque simplifica muito a configuração pela parte do Protheus.

Como habilitar a central de atualizações Protheus?

    • Aplicar a lib mais nova
    • Aplicar o pacote da central de atualizações

Eu coloquei esses pacotes aqui para download:

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

Central de Atualizações Protheus (258 downloads)


 

No vídeo eu mostro a aplicação dos pacotes: assista o vídeo nesse link

Na prática!

Como usar a Central de Atualizações Protheus?

Para usar a central, depois de você aplicar os patchs você vai entrar no Protheus e vai perceber que o menu MISCELÂNEA tem mais algumas opções, que são:

CENTRAL DE ATUALIZAÇÕES

TESTE DE CONEXÃO

                Este é o primeiro item que você tem de utilizar, você vai clicar aqui pra saber se o seu Protheus tem acesso àquele site que falei lá em cima nos pré-requisitos, esse item do menu simplesmente faz o teste e retorna para você se deu certo ou não. Caso dê certo, vai aparecer esta mensagem aqui:

teste conexao central de atualizacoes Protheus

Caso não dê certo, você terá de verificar o acesso ao endereço que te falei lá em cima.

ENVIAR DADOS

                O segundo passo é enviar os dados pra TOTVS.  Clicando no botão o Protheus começará a pegar as informações do repositório, dicionário de dados, ambiente e binários para enviar pra TOTVS. Isso demora alguns segundos, na minha base demorou 30 segundos mais ou menos.

teste conexao central de atualizacoes Protheus 2

ACESSAR

                O terceiro passo é acessar a central, basta clicar aqui e aparecerá a central de atualizações.

acessar central de atualizacoes protheus

Então veja que nesse caso, o meu dbAccess está desatualizado. Esta tela tem uns menus laterais onde são demonstrados os patchs que faltam aplicar e também outras funções, e isso tudo está no vídeo que eu fiz e que está neste link aqui: assista o vídeo nesse link

 

Como desabilitar?

                Hoje, a única forma de desabilitar é você tirar o acesso do Protheus àquele endereço que coloquei nos pré-requisitos, ou seja, se você está com o Protheus atualizado as suas informações estarão sendo enviadas para a TOTVS. Eu cheguei a bater um papo com o pessoal da TOTVS sobre isto em relação a desconfortos das empresas por terem informações sendo repassadas para a TOTVS sem a empresa realmente saber mas eles (TOTVS) me informaram que as informações que estão lá não tem nenhuma informação de negócio, mas sim dados técnicos de ambiente como fontes, datas, versões, releases e etc. Ou seja, não tem nenhum dado sensível e não tem nada que conflite com nenhum item da LGPD.

Acesso de usuários

                Você pode também desabilitar que este menu apareça para os usuários, para isso altere o menu MV_ENGTPH1, e com isso só os usuários do grupo de administradores do sistema é quem terá acesso aos itens da central

Material pra download

                Aqui abaixo eu vou colocar um local pra você baixar o patch e as documentações sobre a ferramenta:

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

Central de Atualizações Protheus (258 downloads)


Central de atualizações Protheus em resumo

Se eu tivesse que fazer esse post em apenas 2 linhas para você aprender a usar a central de atualizações eu diria:

    • Aplique os patchs
    • Use a ferramenta

Eu coloquei isso de forma tão simples pois normalmente para colocar uma ferramenta desta pra rodar no Protheus nós teríamos de configurar schedule, configurar uma porta http, descompactar arquivos html pra uso do portal e mais uma penca de coisas pra colocar uma função como essa no ar. E a estrutura que foi feita a ferramenta ficou simples, de fácil aplicação e de fácil uso, ao pessoal da TOTVS a gente diz obrigado e parabéns também, a galera mandou bem.

Agradecimentos

Esse vídeo só foi possível devido ao apoio do Ivan Pinheiro e do Alexandre Gimenez.

Ivan foi quem nos deu a dica pra fazermos esse conteúdo. E o Alexandre nos deu uma aula por telefone e tudo que está aqui nesse artigo e no vídeo vieram da cabeça do Alexandre. Valeu mesmo pelo apoio!

E no meio do vídeo eu mostrei inclusive a aplicação dos patchs na prática. E você pode ter percebido que eu usei o VSCode, que é a única ferramenta que vai ter suporte para aplicação de patchs no Protheus.

Hoje o TDS ainda tem suporte, mas é só até o final do ano, então é importante todos nós aprendermos a aplicar patch com o VSCode e a Romenna fez um vídeo bem legal ensinando isso, e com um título bem legal: Ai que saudade do IDE, se você precisa desse conteúdo, não deixa de ver o vídeo dela.

 

A Userfunction também é uma consultoria Protheus, e podemos ser a melhor opção de suporte ou implantação Protheus da sua empresa. Se você tem alguma demanda, não deixe de falar com a gente, tenho certeza que faremos juntos um grande projeto. Para entrar em contato: https://userfunction.com.br/biak