Aprenda como configurar AuditTrail Protheus.
Você já precisou saber quem, que dia e hora foi alterado e qual o conteúdo antigo que estava em um determinado registro?
Pois bem, hoje você vai aprender a configurar audittrail protheus, um serviço que guarda todas as movimentações do sistema.
Existem dois tipos de auditoria, a primeira é mais simples que guarda apenas o usuário e a data de inclusão e última alteração do registro, nesse caso não mostra o conteúdo que estava.
Já a outra forma guarda todas as movimentações de um determinado registro. Além disso, mostra várias informações como usuário, data, hora, tipo de operação e conteúdo que estava.
Como configurar auditoria por tabela (Forma mais simples):
Esse é um processo muito simples porem ele registra apenas quem incluiu, data de inclusão, quem foi o ultimo a alterar e data da ultima alteração. Perceba que dessa forma você não fica sabem todo o histórico e qual o conteúdo que estava antes de alteração.
Mesmo assim, esse procedimento ainda torna-se viável quando não se quer ter um processo mais complexo como é a segunda forma de auditar que mostrarei com mais abaixo.
Para configurar essa forma mais simples, basta acessar o Configurador > Base de Dados > Dicionario > Bases de Dados.
Seleciona a tabela que quer colocar o controle de Log, clica em Editar, Clica em Campos e Clica no ultimo botão (Campos reservados) conforme ilustro na imagem abaixo:
Marca a primeira opção “Log de Inclusão”, clica em finalizar e depois repete clicando no botão de Campos Reservados e marcando a segunda opção “Log de Alteração”.
Com isso você acabou de incluir 2 campos (??_USERLGI e ??_USERLGA) que esses controlaram a inclusão e alteração para cada registro.
Pronto, basta aplicar os campos.
Com o campo aplicado, basta fazer uma inclusão ou alteração na tabela em questão e depois disso para consultar o log. Acessa o Configurador > Usuário > Auditoria > Log de Registros
Abrirá uma tela (imagem abaixo) listando todas as tabelas que contem esses campos de controle de Log, selecione a sua e clique em Ok
Abrirá um browse com todos os registros da tabela selecionada e agora é só escolher o registro que quer auditar e clicar em visualizar:
Essa é a forma mais simples de auditar uma determinada tabela.
Como configurar audittrail protheus (Forma mais completa):
Pensando em ajudá-los da melhor forma possível criamos um curso bem detalhado. Vou te ensinar a instalar e configurar o Audit Trail até deixá-lo funcionando com o seu Protheus. É uma ferramenta muito importante e é muito frequente a requisição dos clientes em utilizar esta funcionalidade. Aprenda a gravar e também ler/interpretar os logs, com isso você vai subir mais um degrau na sua carreira de analista Protheus!
Acesse: https://userfunction.com.br/cursosuf/auditoria-no-protheus-audit-trail/
Espero que tenha compreendido e ajudado nos seus conhecimentos.
Visite o www.userfunction.com.br para ver mais artigos.
Mais informações segue link do boletim técnico disponibilizado no TDN.