TReports – Montando um relatório na prática
Este é o terceiro artigo que faço sobre o TReports. No primeiro artigo, TReports, o novo Gerador de Relatórios, falei um pouco sobre a ferramenta, mostrando exemplos de relatórios que ela é capaz de fazer. E no segundo artigo, TReports: Respondendo perguntas, respondi a uma série de dúvidas que surgiram em relação a ferramenta.
Neste artigo, conforme prometido nos anteriores, vou mostrar na prática como fazer um relatório utilizando o TReports. Como será o primeiro relatório que vou disponibilizar aqui, escolhi o tipo mais simples: o de listagem. Apesar de ser simples, já vai dar para ter uma boa ideia das funcionalidades que o TReports oferece.
Acessando o TReports
O primeiro passo é efetuar o login na ferramenta.
Logo após efetuar o login, você verá a interface de criação de relatórios. A interface é bem intuitiva e em português, o que não é muito comum em ferramentas geradoras de relatórios.
À esquerda da tela, selecione “Relatórios”. Aparecerá opções como: criar um novo relatório, importar, ou selecionar um relatório já existente.
Para editar um relatório, clique nos 3 pontos à direita da tela e escolha a opção “Estrutura” e em seguida, na nova tela, procure por “Designer” no menu à esquerda.
A partir de agora, você verá a interface que será utilizada para fazer os relatórios. Assim como outras ferramentas, são mostrados o cabeçalho, a parte de detalhe e o rodapé. À esquerda são mostrados os componentes que você poderá utilizar, e à direita vemos as propriedades, onde poderemos configurar ações, estilos de texto, etc. conforme imagem abaixo:
Montando um relatório
Para iniciar a montagem do relatório, o primeiro passo é escolher o “Membro de Dados”, que é a definição de qual tabela ou query será utilizada como base do relatório.
Em seguida é preciso inserir os campos da tabela. Portanto, vá até “Lista de Campos”, escolha a tabela a ser utilizada, selecione os campos e arraste-os para a interface geradora de relatório.
Com os campos adicionados, você poderá também adicionar os cabeçalhos.
Uma das grandes vantagens da ferramenta é poder, a qualquer momento, pré-visualizar como está ficando o resultado do relatório. Afinal, quem faz relatórios em ADVPL sabe o quanto seria útil poder pré-visualizar os seus relatórios, não é verdade? Para fazer a pré-visualização, basta clicar no ícone de lupa que fica acima da interface de edição.
O TReports também possibilita que, durante a montagem do relatório, você possa diminuir ou aumentar a área de campos e renomeá-los de acordo com sua necessidade.
Conclusão
Para ver um pouco mais das possibilidades oferecidas pelo TReports, assista ao vídeo do início do artigo, onde mostro o processo de criação de um relatório do tipo listagem na prática.
No final, o resultado do relatório mostrado no vídeo ficou conforme mostrado nas imagens abaixo:
Download de material
Insira seu e-mail abaixo para receber o arquivo editável do relatório montado no vídeo.
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!