versao-branco

MallocIO e Iperf – Avalie o hardware Protheus

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

MallocIO e Iperf - User Function (290 downloads)


    A TOTVS disponibilizou duas ferramentas para avaliar o hardware do Protheus: a MallocIO e o Iperf. E é sobre essas duas ferramentas que falaremos neste artigo.

    Enquanto a MallocIO faz testes de HD e memória, o Iperf faz a análise de performance de rede, podendo fazer testes de performance de rede entre o SmartClient e o AppServe ou entre o AppServer e o Banco, por exemplo.

    Sabemos que o hardware do Protheus é um assunto bastante extenso, pois são muitas variáveis a serem analisadas, entre eles:

    • Quantidade de módulos
    • Usuários
    • NFs
    • Jobs
    • Nuvem
    • Virtualização
    • Muitas outras…

    O objetivo deste artigo, entretanto, não é discutir essas variáveis, mas apenas focar na usabilidade dessas ferramentas.

    MallocIO: Performance de hardware

    Desenvolvido na linguagem C++, o MallocIo faz a análise de alocação de memória e mostra se o resultado foi ótimo, bom, péssimo ou ruim, de acordo com as seguintes métricas:

    métricas de resultado MallocIO

    Além do teste de memória, a ferramenta realiza em um segundo teste a leitura em disco, que também possui algumas métricas de referência, sendo elas:

    MallocIO - Leitura em disco

    Iperf: Performance de Rede

    O Iperf é uma ferramenta que permite testes de performance em redes através da geração de tráfego. Para realizar o teste, é necessário estabelecer um servidor (que receberá o tráfego) e um cliente (que irá gerar o tráfego).

    Assista ao vídeo no início do artigo para visualizar como o MallocIO e o Iperf funcionam na prática.

    Insira seu e-mail abaixo para receber gratuitamente o MallocIO, o Iperf e os links das documentações das ferramentas no TDN.

    Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!

    MallocIO e Iperf - User Function (290 downloads)


      Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo ou entre em contato clicando aqui.