TOTVS Automação Fiscal – TAF 15/04/15

TOTVS Automação Fiscal – TAF 15/04/15

TOTVS Automação Fiscal, o que é?! Quais são os pré-requisitos?! Como atualizar?

O TOTVS Automação Fiscal é uma ferramenta que será muito importante na extração dos dados fiscais tais como para a Escrituração Contábil e Fiscal, o ECF, e o E-social.

Segundo a TOTVS “É uma Solução Fiscal especialista com características de consolidação de dados e layouts. Objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias através de Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos. O TAF é um produto Microsiga Protheus baseado no framework do Série T, onde contempla tudo que esta versão disponibiliza. Trata-se de um produto 'plugável' à qualquer ERP através de uma mensagem comum (layout TOTVS ). Os produtos TOTVS já integram nativamente. Possui integração baseado em um layout TOTVS com dois formatos, banco de dados (Shared Table ) ou importação de Arquivo Texto delimitado.

Já existe material mais recente postado em 24/06/15 Acesse: TAF 12.1.5

ECF 2016

Quais são os pre-requisitos?!

Está disponível na instalação padrão do Microsiga Protheus da versão 11.80 em diante, como um módulo do ERP( 84-TOTVS Automação Fiscal )

BUILD TOTVS Application Server igual ou superior a 7.00.131227A

BUILD TOTVS DBAccess igual ou superior a 20090811

Como atualizar?

Para atualização será muito importante ter as informações necessárias pra que seja seguido o passo a passo a baixo. Esse material vai conter tudo que é necessário pra atualização, arquivos, patch, links úteis, o resumo utilizado no vídeo explicativo.

Baixe o material de apoio para o TAF totalmente grátis, informe seu e-mail que enviaremos de imediato para você


Para iniciarmos a atualização vamos seguir seis 6 passos:

1) Backup RPO, Banco e Dicionário

Já temos um post completo sobre backup não perca tempo acesse Backup Protheus.

2) Atualização de Layout de Integração

No arquivo de atualização na pasta Layout de Integração virá com o arquivo Layout.def. Esse arquivo deve ser copiado e colado na pasta System do seu servidor.

3) Atualização de Menu

No arquivo de atualização na pasta Menu, você encontrará o arquivo SigaTAF.xnu. Esse arquivo deve ser copiado e colado na pasta System do seu servidor.

4) Atualização de Dicionário

No arquivo de atualização na pasta Diferencial de Dicionário, você encontrará o arquivo Sdfbra.txt, Esse arquivo deve ser copiado e colado na pasta Systemload do seu servidor.
Após isso execute o smartclient e informe UPDDISTR.

4UPDDISTR

O processo daqui em diante é muito parecido com uma migração de versão, os erros deverão ser analisados e corrigidos um a um analisando caso a caso. Notei que essa rotina é bem demorada e tive melhora de desempenho usando o ctree server.

5) Atualização de Repositório aplicação de patch

No arquivo de atualização na pasta “Path de Repositório”, você encontrará o arquivo Sdfbra.txt, Esse arquivo deve ser copiado e colado na pasta update do seu servidor. E em seguida este patch deverá ser aplicado.

6) Atualização de tabelas Autocontidas

No arquivo de atualização na pasta “Autocontidas”, você encontrará o arquivo autocontidasv1001.taf. No servidor recomenda-se criar uma pasta especifica pra colocar esse aquivo como por Exemplo dentro de System criar pasta autocontidas e colar o arquivo autocontidasv1001.taf nela.
Após isso execute o smartclient e informe U_TAFACONT.

51_U_TAFACONT

Na tela seguinte o sistema pedira que você informe aonde está o diretório contendo as tabelas. Informe o caminho escolhido por você. No nosso exemplo informaríamos em systemautocontidas

Ao finalizar com sucesso conseguimos concluir nosso processo de atualização. Acesse o módulo SIGATAF e usufrua dessa nova ferramenta.

Compartilhe com seus amigos e inscreva-se para receber nossas atualizações. Até a próxima!

62 comentários

  • Maria Augusta

    Boa tarde, gostaria que me enviassem o material. Obrigada.

  • Maria Augusta

    Quanto ao ESOCIAL que está anunciando no e-mail? Não localizei a matéria.

    • Oi Maria Augusta! Então o eSocial ainda está em desenvolvimento pela TOTVS. O que já é fato é que ele utilizará informações do TAF, TOTVS Automação Fiscal. Esse artigo fala exatamente sobre o TAF e será um dos pré-requisitos pro eSocial. O TAf já pode ser usado sim, porém, a parte do eSocial ainda está sendo homologada. A utilização do TAF será obrigatória, pois ele é o sistema que unifica os dados do SIGAGPE e gera os XML´s que serão enviado ao FISCO, através do TSS. Se antecipe atualize seu TAF. Grata,

  • Sidelcino

    Muito obrigado pelo material!

  • Boa Tarde!

    Aqui na empresa não utilizamos este modelo, ele é essencial para atender às novas regras, ou seja, teremos que comprar licenças para este módulo e etc… Ou dá pra fazer utilizando outras ferramentas ?

    • Oi Boa Tarde! Caso tenha a instalação da Folha ou Fiscal do Protheus, não é necessário que se tenha uma licença. Caso contrario provavelmente terá que adquiri-la. Sobre ser essencial para o eSocial: “A utilização do TAF será obrigatória, pois ele é o sistema que unifica os dados do SIGAGPE e gera os XML´s que serão enviado ao FISCO, através do TSS”. E sobre o SPED ECF: “a solução ECF para Protheus será disponibilizada com uma integração entre SIGACTB + TAF (TOTVS Automação Fiscal). Neste cenário, o SIGACTB passará algumas informações contábeis (tabelas do SPED) para que o arquivo TXT final seja gerado pelo TAF. No TAF será possível o cadastro manual das informações de cada bloco do ECF, desde que este seja permitido pelo PVA, assim como algumas informações não disponíveis no sistema ERP.”
      Logo atualizar o TAF é o primeiro passo pra quando o ECF e eSocial estiverem prontas podermos estar preparados. Grata,

  • Rubem

    Boa noite!
    Gostei da visão do TAF.

    O procedimento para integração SIGACTB+TAF é complicado?

    Encontrei pouca documentação sobre o TAF.

    • Oi Ruben, Bom Dia! Teoricamente essa integração já que é nativa, ou seja de TOTVS pra TOTVS, é pra ser simples. Mas como a TOTVS ainda não disponibilizou oficialmente o SPED ECF não dá pra afirmar com certeza. O prazo oficial sobre a liberação do ECF é 20/04/15. Todo material que encontrei disponibilizei. Quem tiver mais material por favor compartilhe conosco. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!! 😉

  • Rubem

    Prezados, boa noite!
    Fiz a troca do arquivo sigataf.xnu mas quando vou acessa o módulo TAF não aparece as rotinas, somente a rotina do help.

    • Oi Rubem! Sobre atualizao do menu não tem muito o que fazer é só por na system mesmo. Outro ponto importante é checar as permissões do usuário, teste com o admin já vê logo se é permissão. Caso não resolva recomendo baixar novo pacote de atualizações observando sua versão e idioma. Substitua o sigamat.xnu novamente. Grata!

  • Wanderlei Fusco

    Bom dia.
    Fiz a instalação do TAF e estou utilizando a licença do Microsiga. Tenho licença do Fiscal e SIGAGPE, porem quando vou entrar no TAF dá a mensagem “Arquivo de licença inválido para essa versão de produto”. Não utilizamos o SIGAGPE nesse cliente.
    Vamos ter que implantar o GPE?
    Vamos ter que adquirir licença para o TAF?
    Abraço a todos.
    Wanderlei

    • Oi Wanderlei, Boa Tarde!
      Recomendo que você abra um chamado junto ao suporte da TOTVS sobre essa questão de licenças. Pois eles tem detalhes sobre suas licenças e sobre o tipo de licenças necessárias ao TAF. Na teoria o material do TAF diz que tendo licença de FIS ou GPE o TAF é pra funcionar. Grata,

  • Carlos

    Por favor,
    Maria pode encaminhar a documentação para meu e-mail

    Carlos.

    • Oi Carlos! Seu Material foi enviado por e-mail. Caso o link esteja expirado favor acessar o post novamente e informar seu e-mail no campo abaixo de “Seu e-mail” e clicar no botão enviar. O Ideal é logo após enviar acessar seu e-mail e clicar no link pra download. Observe se o e-mail não está caindo na sua caixa de spam. Grata,

  • Régis

    Excelente material de apoio. Estão de parabéns.

  • Francisco Ferreira de Sousa Neto

    Instalei o SIGATAF, estou utilizando-o como um novo módulo do Protheus 11. Não encontrei nenhum material que oriente o usuário final a utilizar esse módulo, assim como a configuração do Protheus para que utilize esse módulo populando sua tabelas e processo de importação de dados do ERP para o SIGATAF. Poderiam enviar tal material, caso tenham?

    • Oi Francisco! Realmente estamos sem um material oficial sobre a utilização do TAF. O que tenho disponibilizei pra download no post. Estou inclusive com um chamado aberto aguardando o material do TAF o prazo já expirou e não recebemos um novo prazo. Vamos aguardar cenas do próximos capítulos!

    • Oi Thiago agradeço sua informação! Ela foi postada com data bem posterior ao artigo, ela é de 08/06/15. É muito bom ficar antenado!

  • Boa tarde, pretendo implantar o TAF aqui na empresa, e por enquanto estou usando uma base de teste, estava acompanhando o video e fazendo o procedimento, mas, ao tentar executar o compatibilizador u_tafacont, recebi a seguinte mensagem: “Esse processo deve ser realizado via “wizard de configuração” através do menu miscelanea do taf”. Ao tentar entrar no modulo o sistema me da um erro acerca do parametro mv_tafver, e ao verificar na minha sx6 constatei que não tenhp esse parametro, preciso de uma dica sobre como resolver isso. Desde já agradeço.
    Ailton Custodio.

    • Oi Ailton, Boa Tarde! Verifiquei a minha base e não existe esse parâmetro, nem localizei em nenhuma documentação da TOTVS. Como você vê no vídeo essa mensagem também não apareceu. Então você precisa verificar o que da sua estrutura tem de diferente da minha seu Protheus é o 11? Pois já vi relatos de um wizard, mas que só está disponível pra Protheus 12. Confira o passo a passo se você está seguindo a ordem, pois com o sistema atualizado, com o systemload atualizado ao rodar o UPDDISTR é pra criar tudo o necessário pro TAF. Outro ponto importante é que esse artigo é de 15/04/15, após isso já tem novo pacote de atualização do TAF. São essas dicas que dá pra te passar. Espero ter contribuído, Grata,

      • João Rogério Ribeiro Silva

        Estou usando o 12.1.005 e apresente este erro, conseguiram resolver?

      • Jefferson dos Santos Macedo

        Boa tarde,

        Está acontecendo a mesma coisa comigo, e segui passo a passo igual está no vídeo, a única coisa de diferente que eu fiz, é que eu não informei o diretório DATA pois quando eu tenho digitar ele não permite, mas tirando esta parte eu consegui realizar a atualização normalmente. O sistema só mostra agora esta mensagem ao tentar executar este outro compatibilizador…

        Att,

    • Ailton, Analisei melhor e acho que essas criticas deram por você estar usando o pacote de atualizações novo com o passo a passo antigo de abril. Veja o artigo novo sobre o TAF http://userfunction.com.br/taf nesse caso já trata dessa ultima versão a 12.1.5 Espero que ajude, Grata,

    • João Rogério Ribeiro Silva

      Eu estou com esse problema também, como resolveu?

      • Oi João, existe um outro post com a versão mais recente do TAF http://userfunction.com.br/taf/ lá tem todos os detalhes e um material explicativo feito por nós com dicas de atualização. Já como o sua versão é 12 o pacote do 12 está disponível no site oficial da TOTVS. Espero ter ajudado!

  • Klovis

    Ola Amigos….Gostaria de saber se algum passou pelo seguinte problema. Estou atualizando apartir da ultima atualizacao e ao rodar o UpdDistr o sistema esta dando um erro de programa e nao de banco ou Sx´s;;etc…
    o erro que da é na propria chamado do Upd….segue um trecho do erro : THREAD ERROR (klovis.wensing, DSK-DELL-045-PC) 30/06/2015 11:16:41
    variable does not exist STR1100 on UPDINTTBL(APUPD030.PRW) 01/06/2015 08:10:02 line : 2809

    Sistema atualizado de acordo com ultimo Upd e Rpo e tbm o path da Rotina.

    Alguem poderia me ajudar?

    Obrigado.

    • Oi Klovis, Bom Dia! Ocorreu alguma falha no teu processo de atualização. Observe que já tem um pacote de atualização mais recente verifique esse outro post http://userfunction.com.br/taf/ Lembre-se de antes de aplicar o patch atualizar RPO, update, patches do portal incluindo lib e includes. Dessa forma dará certo. Grata,

    • ALEX

      to com o mesmo erro, isso esta me parecendo má implementacao da rotina, ou seja :
      STR1100 é chamado em alguma biblioteca .ch
      e geralmente seria STR0001,0002, 0003…0011, nunca uma variável que alimenta string chamaria STR1100
      quem implementou a rotina deve ter invertido, ao invés de STR0011 colocou STR1100
      dando pau no processo, abri chamado aguardando retorno, mas até explicar para a totvs que fucinho de porco não é tomada, vai tempo…. rs

      • Oi Alex, Bom Dia! Como eu havia dito ao Klovis verifica a tua atualização, porque você deve estar com algo desatualizado ou seu ambiente não está cumprindo os pre-requisitos básicos pro TAF. São eles: Aplicar ultima LIB disponível no portal, Build Totvs Application Server igual ou superior a 7.00.131227A, Build Totvs DbAccess igual ou superior a 20141119 e Release igual ou superior a 11.5.Outro ponto é certifique-se que você fez a atualização com o TAF mais recente conforme o post http://userfunction.com.br/taf Espero ter ajudado, Grata,

  • Leandro Jose Leite da Paixao

    Bom dia!
    Estou tendo seguinte error ao tentar salvar o arquivo do Sped Ecf.
    Msg do error: Tabela TAFST1 não localizada ou não existente
    Tem algum material que possa ajudar resolver esse problema?

  • Cleverson Moraes

    Já estamos na última versão de LIB, BUILD, UPDATE, PATCH e na 11.8, Mesmo assim preciso executar o UPDDISTR?

  • Roger Willian

    boa tarde

    realizei a instação e atualização do taf, porém ao raizar a consulta das tabela TAFST1 E TAFST2 , as mesmas estão sem informação.
    alguém pode me ajudar como resolvo isso!!!

  • Leandro Câmara

    Favor enviar por e-mail o material desse artigo.
    Grato,
    Leandro

  • Dayana

    Bom dia.
    Seguindo os passo a passo para atualização, me deparei com um erro que nao consigo continuar.

    O processo de atualização do TAF foi cancelado pelo(s) seguinte(s) motivo(s):
    -Tabela TAFXERP não criada, erro na estrutura

    Já viram esse erro?

    • Oi Dayana, Bom Dia! Eu não tive essa ocorrência, mas já vi reclamações sobre esse erro e as pessoas estão contornando dropando essa tabela antes de executar o wizard. Agora é importando verificar se você atualizou o systemload antes de rodar o upddistr pois é ele que compatibiliza a estrutura das tabelas se ele não tiver sido concluído com sucesso pode comprometer o funcionamento e dar erros de estrutura como esse seu. Espero que ajude,

  • Rafael

    Boa tarde!
    Por gentileza, poderiam me enviar o material completo de como atualizar o sistema para o funcionamento do ECF, TAF, etc. Tenho visto vários materiais sobre o assunto, porém não sei exatamente como começar, ou por onde começar. Ex. um passo a passo das fases do que já está disponibilizado.
    Se possível, fico no aguardo…
    Muito obrigado!

  • Gerson Luis Fachini

    Depois de atualizar o sistema e rodar as atualizações updsigafis, ctb, distr, taf, preencher o cadastro de complemento de empresa no TAF, fui na central de escrituração e gerei uma revisão do sped ecf. Depois fui no modulo taf e executei em miscelânea a função PROCESSAMENTOS com a opção 0 e 2. E agora, quais os próximos passos até poder gerar o arquivo?

  • Gerson Luis Fachini

    Certo, só que quando vou gerar o arquivo, no identificador do período dou F3 e não mostra nenhuma opção. Tenho que preencher este dados no Movimento ECF, Bloco 0 parâmetros de abertura ou estes dados devem vir sozinhos do processo de importação ECF x TEF?

    • Oi Gerson, Boa Tarde! Nessa versão que você está tem que cadastrar manualmente como esta dito pouco antes do item 2 tem um imagem la do cadastro. Já na versão mais recente ele gerará sozinho. Grata!

  • Gerson Luis Fachini

    Estou com o patch liberado dia 18/08 aplicado. Preenchi o cadastro de identificador de período e mandei gerar. Gerou um arquivo com penas 55 registros.

    • Oi Gerson, Boa Tarde! São vários pontos envolvidos, quem sabe as dicas do próximo artigo poderão te ajudar. Até lá!

  • Gerson Luis Fachini

    Depois de rodar o job2, miscelânea, integração taf, processamento com a opção 2 abre uma tela com o monitor de integração. Expandi a linha nque tem no lado do monitor de integração e só tem registros incluídos com sucesso. Nesta tela tem um botão aplicar, ele deve ser usado neste momento antes de gerar o arquivo do ecf?

    • Oi Gerson, Bom Dia! Não temos muitas informações sobre esse monitor. Atualmente não utilizo essa opção de “aplicar” em nada. E tenho conseguido gerar o ECF normalmente. Até Mais!

  • Gerson Luis Fachini

    O meu ctbs001 é de 13/08/2015 e ao gerar uma revisão do ECF colocando o período de 2014 e calendário de 2014, mesmo assim está exibindo a mensagem “Período de apuração incompatível com calendário contábil”, Vcs tem alguma dica para esta mensagem?

    • Max

      Gerson, também estou com o problema que voce mencionou, por acaso voce conseguiu solução?

      • Lucas

        Estou com o mesmo problema também.. caso consigam resolver postem aí

      • Isso ocorre quando o calendário contábil não está de acordo com o seu período de tributação informado no passo 5 da central de escrituração. Se o seu regime de tributação for anual seu calendário tem que ser anual. Já se o seu regime de tributação for trimestral seu calendário deverá ser trimestral. Verifique direitinho, espero ter ajudado!

  • Prezados,
    Quase havia me esquecido de quão bom vocês são! Estava correndo atrás de material para a TAF e quase não passo por aqui! Excelente!! As duas postagens. Parabéns pelo trabalho, parabéns pela decência de um trabalho honesto e obrigada por tornar nossa vida menos estressante. Muito bom mesmo!!

  • Ivan

    Boa Noite.
    Fiz todo o processo conforme orientação, mas ao gerar o TXT, o sistema ignora todos os regsitros e gera apenas estes blocos:

    |0990|2|
    |9001|0|
    |9900|0000|1|||
    |9900|0990|1|||
    |9990|5|
    |9999|7|

    Aonde será que está o problema ? Só não atualizei o DBACESS pois foi um DBA da Totvs que instalou, e fiquei com receio de mexer, pois é o mesmo do ambiente de produção.

    • Oi Ivan, Bom Dia! Este artigo em que você comentou não é o mais recente. Já seguia as ultimas orientações nesse artigo de 26/08/2015 -> http://userfunction.com.br/sped-ecf/
      Bate o olho lá atualiza tua base e reveja teus cadastros com as dicas dos principais cadastros desse artigo. Mas realmente você terá que providenciar essa atualização do DBACESS pois a TOTVS colocou como premissa, não vejo muito como fugir disso, ok?! Bom Trabalho!

  • Cristiano Lima

    No momento de gerar as tabelas Autocontidas está apresentando o erro abaixo:

    Tabela TAFSPED_01 não criada, erro na estrutura

    Alguém já passou por isso?

    Abraços,

    • Oi Cristiano, Boa Tarde! Já existe um post mais recente http://userfunction.com.br/sped-ecf/ . Quando o dbaccess não está atualizado em alguns casos por falha no dbaccess, mesmo atualizado ele não recria as tabelas, exigindo que as tabelas sejam dropadas e recriadas após a reinicialização do dbaccess. Segue uma sugestão do que você pode verificar: 1. Via APSDU, excluir( DROP ) as tabelas TAFST1 e TAFST2; 2. Acessar o módulo SIGATAF no caminho: Miscelânea / Wizard de Configuração do TAF ( TAFLOAD ); 3. Siga os passos da Wizard de Configuração; E gere novamente a central de escrituração e o ECF. O processo similar foi feito no post http://userfunction.com.br/solucao-tafst1setorder-indexnotfound/ Espero que ajude, Grata,

  • Felipe Jucá

    Boa tarde! o meu esta dando erro na atualização do Patch…

    “Erro na operação: Duplicated function TAFCONVERT (found in TAFCONVERT.PRW)
    Duplicated function U_TAFCONVERT (found in TAFCONVERT.PRW)
    Duplicated function U_TAFIMPORT (found in TAFCONVERT.PRW)
    Finalizando a operação…”

    Alguém teve o mesmo problema???

    • Oi Felipe! Faça assim siga essa ordem:
      1- Baixe RPO mais recente, use ele
      2- Baixe o update mais recente, aplique ele no rpo acima
      3- Baixe a LIB mais recente, aplique ela em sequencia
      4- Baixe e aplique Demais Patchs dos módulos
      5 – Aplique o patch especifico que você está tentando aplicar.
      6 – Compilar as Customizações (caso existam)
      Espero que ajude! Bom Trabalho!

  • Bom dia,
    Estou com um problema creio que bobo e facil de resolver, só que não sei bem como faze-lo, quando e aplicado o compatibilizador UPDDISTR o mesmo me dá 2 Erros Críticos, segue:
    O Tamanho no SX3 do campo CL2_PARTI é diferente do SXG
    O Tamanho no SX3 do campo FIM_CODMUN é diferente do SXG

    Saberiam me explicar como corrigir ?

    Agradeço a Atenção…

    • Oi Yago! Esse procedimento é bem técnico e deve ser feito por um analista pra não colocar em risco o seu dicionario de dados. A dica que posso dar é que o sistema está exigindo coerência entre o tamanho do campo na tabela de grupo de campo (SXG) com o tamanho dos campos que fazem parte desse grupo. Quem for fazer a alteração terá que deixar coerente os tamanhos dos campos. Grata,