TAF Patches Corretivos 04/08/15

TAF Patches Corretivos 04/08/15

TAF Patches Corretivos 04/08/15

Foram disponibilizados em 04/05/15 mais patches corretivos pra correções de não conformidades nas rotinas do TAF.

Dessa vez vieram a correção da consulta padrão para a exibição dos modelos fiscais e duas atualizações de dicionários de dados para as tabelas CEP, CET, CHS, CEV e CHD.

Para receber o patch no seu e-mail é só informar seu e-mail a baixo.

Enviaremos gratuitamente para seu e-mail. Informe seu e-mail aqui!

Patches_TAF_04082015 (352 downloads)

Será que eu preciso atualizar?

Uma das correções vem pra corrigir um erro que dá em uma consulta padrão ele ocorria ao gerar o ECF quando clicava no F3 do campo período e em seguida tentava clicar em incluir, ainda dentro da consulta F3. Não permitindo cadastrar por meio da inclusão dentro da consulta padrão. Mas esse cadastro de Perídos poderia se usar normalmente o cadastro pelo menu padrão  acessando SIGATAF menu Atualizações -> Movimentos ECF -> Bloco 0-abertura -> Parâmetros de Abertura ECF

Já o compatibilizar do dicionario de dados resolveu os seguintes erros:

THREAD ERROR (administrador, MODELO) 20/07/2015 11:06:15
invalid field name in Alias CET->CET_CTACP on XFUNRELAC(TAFXFUN.PRW) 12/06/2015 19:29:55 line : 2327

No módulo TAF, cadastro de parâmetros de abertura da ECF, campos CHD_OPTRTT e CDH_DIFFCO deixaram de ser obrigatórios, pois o preenchimento para empresas de Lucro Presumido, mesmo como “NÃO” estava ocasionando erro na importação do arquivo da ECF no PVA. Nesse caso se a empresa que você estará gerando o SPED ECF não for Lucro Presumido essa atualização pode não ser necessária.

De uma forma geral seria bem interessante atualizar sua base.

Como atualizar minha base?

Para atualização do seu ambiente recomendamos que seja seguido o seguinte passo a passo:

1 – Backup de RPO, banco de dados e dicionario de dados

Se tiver dúvidas sobre procedimento de backup consultar post só sobre backup neste link: Backup Protheus

2 – Aplicação dos dois patches disponibilizados

Pelo Devstudio os patches devem ser aplicados com acesso exclusivo ao sistema. Após a aplicação dos dois patches que fazem parte desse pacote é necessário rodar um compatibilizador conforme o item 3 mostrará.

3 – Rodar o compatibilizador UPDTAF

Executando o smartclient do Protheus digite em programa inicial UPDTAF.

updtaf

 

Em seguida aparecerá uma tela onde você deverá marcar as correções que você deseja aplicar na sua base. Observe a coluna Status se na sua base estiver como Executado não precisa mais aplicar, caso esteja como Pendente você deverá marcar com duplo clique marcando o X conforme a imagem demonstra. Em seguida deverá clicar no botão Processar.

UPDTAF_MARCAR_OPCOES

 

Nesse momento serão feitas alterações no dicionario de dados e ao finalizar ele demonstra na tela seguinte quais as alterações feitas no dicionario de dados nas tabelas do TAF.

UPDTAF_TABELAS_ALTERADAS

 

 

Feito isso está concluído o processo de atualização e você poderá usufruir dessas alterações.

 

Para os que precisam do patch em outras versões do Protheus ou em outro tipo de banco de dados segue os números do chamados TSSBUW, TSXKRO e TSWHOT.

12 comentários

  • Jose Gildson

    Vi no post de voces que o TAF só pode ser atualizado no Protheus 11.8. Uso atualmente o protheus 11.5, entao se rodar esses passos nao conseguirei atualizar o TAF?

  • Alberto Bormanas

    Boa tarde, estou fazendo a implantação do TAF e ao incluir o ECF (Cadastro) o sistema retorna um erro de PARAMECF ARRAY OUT OF BOUNDS (se eu rodo o autocontidas novamente, executa apenas uma vez, se saio do sistema e entro novamente, erro)
    todas as vezes que preciso entrar nesse cadastro preciso rodar o autocontidas, alguma ideia do que possa ser?
    Obrigado.

  • Fábio Augusto Azevedo

    Boa tarde, Foi disponibilizado em 18/08/2015 o pacote FIS – ATUALIZADOR_TAF – P11 para a linha Protheus com versão MICROSIGA PROTHEUS VERSÃO 11, referente a PACOTE ATUALIZADOR TAF_P11.

    • Oi Fábio, realmente temos uma nova atualização disponível. Já está no forno um artigo só sobre essa nova atualização e dicas para geração do arquivo com dados. Até a Próxima!

  • Solange

    Gente, estou com o erro ARRAY OUT OF BOUNDS ON PARAMECF. apontado também pelo Alberto Bormanas, alguém sabe me dizer como resolver… Alguma patch? compatibilizador? que ficou faltando…Por favor…me ajudem… Grata

  • Solange

    Estou com o mesmo erro do Alberto…Alguém resolveu isto?

  • Marlon Augusto Heiber

    Se eu importar agora o arquivo para o TAF (modulo ecf) e depois ter que alterar alguma coisa no modulo gerencial, eu vou poder refazer ou uma vez importado eu nao posso mais alterar?

    • Oi Marlon! Sua pergunta está um pouco confusa, mas vamos lá deixa ver se eu entendi. Por padrão eu gero do módulo contabilidade gerencial(SIGACTB) para o módulo do TAF (SIGATAF) e dele eu gero o arquivo que vai para o Validador o PVA. Se eu gerar do SIGACTB pro SIGATAF eu ainda posso fazer alterações no SIGATAF. Mas se eu gerar do SIGACTB pro SIGATAF e depois voltar e alterar no SIGACTB, nesse caso eu tenho que voltar pro SIGACTB e gerar novamente pro SIGATAF. Espero que você tenha entendido. Grata,

  • Bruno Morette

    No meu caso quando tento entrar no Modulo SigaTaf ele diz que falta o parametro MV_TAFVER como fa;o para criar

    • Oi Bruno! Isso ocorre geralmente quando os compatibilizadores não foram aplicados e concluídos com sucesso. Siga o passo a passo do artigo http://userfunction.com.br/sped-ecf/ o compatibilizador UPDDISTR tem que ser concluído com sucesso, ok?! Espero que essa dica ajude, Bom Trabalho =)