Desvendando o Bloco K no Protheus

Bloco K no Protheus

Desvendando o Bloco K no Protheus

Desvendando o Bloco K no Protheus

Neste artigo você vai desmistificar o funcionamento do Bloco K no Protheus. Vou te responder o que é o BlocoK ? Quem está Obrigado? Qual o objetivo da geração? Quando ele deve ser gerado e Como você deve atualizar e parametrizar o Protheus pra geração do Bloco K.

O que é o Bloco K?

O Bloco K tem a finalidade de prestar informações mensais sobre a produção e o consumo de insumos, dos estoques escriturados pelos estabelecimentos enquadrados como:
– Industriais;
– Equiparado a Indústria; e
– Atacadistas.

Obrigatoriedade:

Conforme Inciso III, do Ajuste SINIEF 25/16, que alterou o Ajuste SINIEF 02/09 (que trata sobre a EFD ICMS/IPI), instituiu a obrigatoriedade da entrega do Bloco K a partir de janeiro de 2019 para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da CNAE e os estabelecimentos equiparados a indústria, com faturamento menor que R$ 78.000.000,00.
Ao contrário do Bloco H (Registro de Inventário), onde a entrega ocorre uma vez ao ano, o Bloco K será enviado mensalmente conforme o prazo determinado pelo Fisco de cada UF.

Bloco K Ajuste SINIEF

Bloco K - Inciso do Ajuste

Bloco K – Inciso do Ajuste

Quais os registros e as informações serão transmitidas?

As empresas que se enquadram no grupo obrigado a iniciar a transmitir do Bloco K agora em janeiro/2019 (<78 milhões) serão exigidos apenas os Registros K200 e K280, registro a serem transmitidos:

Registro K100 – Período de Apuração – Apresenta o período de apuração.
Registro K200 – Estoque Escriturado – Apresenta o estoque final escriturado no período informado no registro K100. Serão enviados apenas os produtos com os Tipos 00, 01, 02, 03, 04, 05 e 10 (tipos de produtos).

Registro K280 – Correção de Apontamento do Estoque Escriturado – Este registro tem o objetivo de escriturar a correção de apontamento de estoque escriturado de período de apuração anterior, escriturado no Registro K200.

Em resumo, os registros K200 e K280 são referentes ao estoque final e correção de apontamentos escriturados de produção, respectivamente. Neste caso, somente serão entregues dados de posição de estoque.

Como atualizar o Protheus para o Bloco K?

Disponibilizamos como de costume o material completo gratuitamente.

Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!


Antes de iniciar faça backup completo do Protheus pois a atualização contempla atualização de repositório e de dicionario de dados também.

Atualize com o pacote disponibilizado especifico para o bloco K e siga os passos:

  • Aplique o Patch
  • Atualize o dicionário de dados colando em ‘systemload’ os arquivos disponibilizados no pacote
  • Rode o compatibilizador UPDDISTR até finalização com sucesso.
  • Atualização do menu sigaest.xnu na pasta ‘system’

Quem quiser aprender mais sobre esse tipo de atualização temos um curso completo sobre isso UPDDISTR – Atualização de Release Protheus 12

Parâmetros necessários para a geração do Registro K200 através do Protheus:

Será necessário vincular os tipos de produtos (00, 01, 02, 03, 04, 05 e 10) obrigados a serem informados no Bloco K com os tipos padrões do cadastro de produtos do Protheus, onde levará os saldos para o Registro K200.

Tipos obrigatórios no Bloco K:

00 – Mercadorias para Revenda; 01 – Matéria Prima; 02 – Embalagem; 03 – Produto em Processo; 04 – Produto Acabado; 05 – Subproduto e; 10 – Outros Insumos.

As informações são retiradas das tabelas SB1- Cadastro de Produtos e SB2 – Saldo Físico e Financeiro. Este registro não considera produtos fantasmas (B1_FANTASM <> S) em sua composição.

Parâmetros utilizados no Protheus:

MV_BLKTP00; MV_BLKTP01; MV_BLKTP02; MV_BLKTP03; MV_BLKTP04; MV_BLKTP05; MV_BLKTP06 e MV_BLKTP 10.

BLOCO K NO PROTHEUS

BLOCO K NO PROTHEUS

Exemplo:

Tipo no Bloco K = 02 – Embalagem

X

Cadastro de Produtos no Protheus = EM – Embalagem

 

O parâmetro utilizado será o MV_BLKTP02.

Ao acessar o configurador e localizar o Parâmetro MV_BLKTP02, será necessário referenciar o tipo do produto, conforme imagem a seguir:

Bloco K - Imagem MV_BLKTP02

Bloco K – Imagem MV_BLKTP02

Quem quiser aprender mais sobre parametrizações e módulo configurado temos um curso completo sobre isso SIGACFG – Configurador Protheus 12

Relatório para conferência:

Relatório Relação do Bloco K – MATR241 – Módulo Estoque/Custos Menu> Relatórios > Legais > Relação Bloco K): Informar os dados processados e que serão gravados nos Registros do Bloco K.

Registro K280 – Correção de Apontamento

No Protheus é realizado o fechamento de estoque a cada período (mensal), dessa forma, o processamento do Bloco K deve ser realizado após este fechamento. Após o fechamento de estoque não são permitidas alterações das movimentações. Sendo assim, este registro não é gerado automaticamente para o Bloco K. Caso o cliente possua um processo automatizado/customizado ou deseje informar manualmente este registro, foi disponibilizado o ponto de entrada REGK280, onde é possível realizar a gravação do arquivo de trabalho do Registro K280 durante o processamento do Bloco K. Devido ao ponto de entrada dar acesso direto ao arquivo de trabalho, não são realizadas validações das informações gravadas.

Geração do Arquivo em TXT – EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal):

Você vai gerar o SPED Fiscal normal, sendo que você deve observar a tela de ‘Parâmetros para Geração’ conforme imagem preencher o parâmetro ‘Gerar Bloco K’ pra essa primeira fase como ‘3-Sim – K200/K280’. Conforme print da tela a baixo.

Ainda não baixou o material pra te auxiliar na atualização do Bloco K no Protheus?  Disponibilizamos como de costume o material completo gratuitamente.

Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!


 

Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo.