Conheça o Reclassificador de Naturezas Financeira!

Conheça o Reclassificador de Naturezas Financeira!

Conheça o Reclassificador de Naturezas Financeira!

O que é o Reclassificador de Naturezas Financeiras?

É uma rotina disponibilizada para realizar a reclassificação de naturezas financeiras de lançamentos de crédito ou débito.

Quando deve ser usado?

Quando houver a necessidade de reorganizar as naturezas financeiras dos lançamentos de crédito e débito, seja para ajustar eventuais erros de lançamento ou como forma de preparação para geração do SPED PIS/COFINS.

Alertas importantes

A rotina de Reclassificação de Naturezas Financeiras é irreversível.

A natureza financeira de origem e a natureza financeira de destino devem ser idênticas.

Ele não atualiza a tabela FIV e FIW após utilizar o reclassificador de naturezas você deverá rodar a rotina Miscelânea -> Processamentos ->  Recálculo de Saldos por Natureza (FINA800)

Para que os lançamentos a serem reclassificados sejam listados na rotina é necessário que o usuário esteja logado na filial informada nos títulos.

Como implantar o reclassificador de naturezas?

É só colocar no menu que funcionará tanto na versão 11 como na versão 12. A posição do menu recomendada é em : Miscelâneas/Arquivos/Reclas. Nat. Financeira(FINA980).

Disponibilizamos para download os menus padrões prontos com essa funcionalidade. Tanto na versão 11 como na versão 12 e links úteis.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!



Como utilizar o reclassificador de naturezas?

 Para realização do nosso passo a passo utilizaremos um ambiente onde existem as contas de Despesas “21105 – TELEFONIA MOVEL” e “21106 – INTERNET”. Duas contas que deveriam ser classificadas na natureza 21106 foram classificadas na natureza 21105.

Segue a imagem de um exemplo do Contas a Pagar com naturezas erradas

Acesse a Rotina Reclassificador de Naturezas Financeiras no módulo financeito seguindo o caminho do menu  Miscelâneas/Arquivos/Reclas. Nat. Financeira

Informe os filtros para que sejam listados os títulos elegíveis a reclassificação. Em nosso caso informei o período de emissão do título de 01/01/2017 até 31/03/2017, informei a opção Pagar no filtro carteira e informei a natureza 21105, onde os meu títulos estão classificados.

Clique em confirmar.

Selecione os títulos a serem reclassificados conforme imagem abaixo:

Selecioneis os doís títulos listados, conforme é possível perceber pela marcação X no checkbox posicionado no primeiro campo da tabela.

Após selecionar e conferir os títulos selecionados, clique em confirmar.

Informe a nova natureza.

Informe a natureza de destino e clique em OK.

Verifique o LOG de Registros Processados

Observe que apenas o título 2514 foi Reclassificado, o título 3625, não foi reclassificado por esta rotina. Quando o sistema alerta ATENÇÃO: Os registros NÃO PROCESSADOS possuem naturezas que não condizem com a informada. Verifique uma natureza compatível antes da seleção.

Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!



Faltou alguma coisa?

 Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de nos contatar pelo site ou pelo contato@userfunction.com.br

 

 

Compartilhe o conhecimento...  Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone