Fechamento Financeiro no Protheus

Fechamento Financeiro no Protheus

Como fazer Fechamento Financeiro no Protheus?!

Hoje vamos aprender a como fazer o fechamento financeiro no Protheus em três passos importantes. Para garantir que todo seu trabalho de conciliação não fique suscetível a alterações ou novos lançamentos indevidos. Daremos todas as informações necessárias para que você possa usar de maneira confiável.

Quais as ultimas novidades sobre essa rotina?!

Esse processo no Protheus estava com uma não conformidade que resolvida recentemente. Essa não conformidade deixava uma brecha pra lançamentos com data de emissão anterior a data de fechamento. Pra receber no seu e-mail o histórico do chamado e o boletim de correção, informe aqui.

Correcao MV_DATAFIN (134 downloads)

Eu costumo seguir três passos pra fazer o fechamento financeiro no Protheus, são eles:

1 – Recalculo de Saldo Bancário

Já tivemos um artigo todos dedicado a essa tema para consulta-lo utilize o link ao lado Recálculo de Saldo Bancário.

2 – Reconciliação Bancária

Acesse o módulo financeiro e sia as opções do menu Atualizações-> Movimento Bancário-> Conciliação Bancaria.

menu_conciliação_bancaria

 

Cliente em Conciliar aparecerá uma tela de parâmetros questionando sobre visibilidade que tipo de lançamentos você deseja ver. Vamos focar nos lançamento não conciliados.

conciliacao_bancaria1

Em seguida aparecerá uma tela pra ser informado qual banco, agência e conta e em qual período serão os lançamentos a serem conciliados.

conciliacao_bancaria2

Feito isso o sistema abrira uma tela com todas as movimentações bancarias seja ela de pagamento ou de recebimento. Nesse momento você deverá acessar o extrato do seu banco e conferir movimento a movimento os que estiverem conforme marque com um X os que ainda não ocorreram no banco devem permanecer sem o X.

conciliacao_bancaria3

 

O próximo passo é confirma gerando um extrato bancario dos movimento conciliados e observar se o saldo conciliado da sua conta no sistema está batendo com o saldo do extrato fornecido pelo banco. Para isso siga as opções de menu Relatórios->Movimento Bancário-> Extrato Bancário em seguida clique em ações relacionadas parâmetros.

menu_extrato_bancario

Lembre-se de filtrar para mostrar apenas os Conciliados, para conferencia de saldo com o extrato bancário.

extrato_bancario

 

Estando com as movimentações conciliadas e o saldo do sistema coerente com o saldo do banco aí sim podemos fazer o fechamento financeiro no Protheus.

3 – MV_DATAFIN e MV_BXDTFIN

Para alterações de parâmetros geralmente costumamos utilizar o configurador. Mas como esse parâmetro deve ser alterado periódica e manualmente pelos usuários. Preferimos orientar alteração seguindo o menu lista no próprio acesso que um usuário de financeiro costuma ter  Miscelânea-> Ambiente-> Contas a Receber-> Baixas-> Baixas a Receber selecione MV_BXDTFIN clique em alterar e informe 2

Ambiente_Alteração_ParametrosMV_BXDTFIN
Miscelânea-> Ambiente-> Contas a Receber-> Baixas-> Canc. de Recibos/Recebimentos diversos-> Data limite para movimentação de caixa. Informe a data inicial do período no formato ANO/ MES/ DIA – Formato americano de data. Isso significa que datas menor que a informada nesse parâmetro não serão permitidas movimentações financeiras.

Ambiente_Alteração_Parametros
Configurado desta o sistema já bloqueia qualquer emissão, alteração e exclusão de títulos menor que esta data.

Pra sua rotina ficar mais segura mantenha o seu sistema atualizado. Está por dentro da ultima correção de não conformidade nessa rotina? Sabe como foi corrigida?! Ainda não?! Informe seu e-mail  que te enviaremos.

Correcao MV_DATAFIN (134 downloads)

Dúvidas?! Deixem seus comentários e inscreva-se.

3 comentários

  • Orlando pasquini filho

    muito bom , de fácil compreensão

  • Prezados, bom-dia.

    Vi na página de vocês sobre MV_DATAFIN e MV_BXDTFIN
    (http://userfunction.com.br/tags/mv_datafin/), mas não consegui a rotina sobre Data limite para movimentação de caixa. Será que poderia me informar o fonte protheus (exemplo – FINAXXX).

    Miscelânea-> Ambiente-> Contas a Receber-> Baixas-> Canc. de Recibos/Recebimentos diversos-> Data limite para movimentação de caixa

    Desde já agradeço,
    Fábio Pedroza Martins

    • Oi Fábio! Boa Tarde! Utilizamos o menu sigafin padrão disponibilizado pela TOTVS. A função da rotina Canc.rec.diversos é a FINA088. Espero que ajude 🙂