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Conciliação Automática no Protheus

Conciliação Automática, conheça o recurso!

É uma desafio manter os dados do sistema ERP conciliado com os dados do banco. O recurso de conciliação automática veio para te ajudar nessa árdua tarefa.

Hoje você vai aprender a configurar e utilizar a rotina de Conciliação Automática do Protheus, essa rotina agilizará a conferência dos lançamentos do banco com os lançamentos do sistema. Nós utilizaremos o CNAB de Extrato para Conciliação de 240 posições com um layout que servirá para todos os bancos.

Vamos aprender em 5 passos.

Material de Apoio com arquivo pronto para todos os bancos

Antes de iniciarmos o passo a passo informe seu e-mail abaixo para receber o pacote desse artigo.

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    Esse pacote contém as seguintes informações:
    – Arquivo de configuração modelo 240 posiçoes que serve pra maioria dos bancos;
    – Tabela com Todas a ocorrencias de Extrato cadastradas;
    – Extrato Bancario de 240 posições de testes para validar sua configuração;

    O que essa rotina de Conciliação Automática?!

    Tem como objetivo realizar a reconciliação bancária de forma automática, utilizando-se do arquivo de retorno bancário para extratos, para uma ou mais contas correntes. A reconciliação permite confrontar o extrato bancário com a movimentação bancária registrada no sistema.

    A Reconciliação Automática atualiza o arquivo de movimentação bancária.

    Como configurar a conciliação automática?!

    Vamos ao Passo a Passo:

    1) Cadastrar Parâmetros de Bancos (SEE)

    Acessando o módulo financeiro siga o menu Atualizações -> Cadastros-> Parametros Banco clica na opção incluir.

    Preencher campos com informações de banco, agência, dígito verificador da agência, conta corrente e digito verificador da conta corrente. Atentando para estar idêntico as informações do banco. Os dados já devem estar incluídos no cadastro do banco.

    O campo subconta poderá ser preenchido inicialmente com 001 caso tem parâmetros diferente para a mesma conta pode-se seguir a sequencia da subconta 002.

    O campo Nr Bytes Extrato deve estar preenchido com 240 posições.

    2) Cadastrar Ocorrência de CNAB de Extrato

    • Vincular Ocorrências do Banco ao do Protheus (SEJ)

    O Banco fornece junto com o layout de configuração do cnab a listagem dessas ocorrências. Na teoria essa listagem deverá ser digitada no TOTVS acessando o módulo financeiro seguindo o menu Atualizações -> Cadastros -> Ocorrências Extrato. Nesse momento as ocorrências do banco deverão ser relacionadas com a ocorrência no Protheus.

    A dica que passamos no vídeo é que quem estiver com a base protheus 11 atualizada esta tabela já vem preenchida caso não tenham todas pode ser feito apenas manualmente algo pra complementar. Quem não tiver essa tabela vou disponibilizar no pacote desse artigo para que você receba no seu e-mail e apende o conteúdo da tabela.

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      3) Configurar Pergunta da rotina para falicitar localização do arquivo

      • Acesse o configurador (Sigacfg) e siga o meno  Base de dados -> Dicionario de Dados opção Perguntas localizar a pergunta AFI470. Seleciona-la clicar em Editar e no campo tipo informar File.

      Essa dica vai ajudar a localizar o arquivo de extrato fornecido pelo gerenciador do banco num estrutura de diretórios. Dessa forma fica bem mais simples do que digitando o caminho completo nome e extensão do arquivo.

      4) Definir o arquivo de Configuração de extrato bancário no ambiente Configurador, conforme manual do banco

      Para fazer essa configuração você deve acessar a configuração na opção Ambiente  -> Cadastros -> Conf. Extrato Banc aparecerá a tela com opção Novo e Restaurar. Se você for criar manual um novo layout utilize a opção Novo e configure aba por aba, campo a campo informando a posição inicial e final desta informação no arquivo txt.

      Pra facilitar nós estamos disponibilizando um layout pronto funcionando de 240 posições e que serve pra maioria dos bancos. Se ainda não recebeu informe seu e-mail abaixo.

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        Com o arquivo .rec em mãos salve ele na sua pasta system. Você poderá visualizar ele todo preenchido clicando na opção restaurar e informando o nome do arquivo.rec que disponibilizamos no pacote.

        Como utilizar a rotina de conciliação Automática?!

        5) Acessar a rotina “Reconc. Automática” e definir, através dos parâmetros, o nome do arquivo de entrada enviado pelo Banco (incluindo a sua extensão), o nome do  arquivo de configuração do banco, o código do banco, agência e conta

        Sugerimos que antes de usar a rotina de conciliação propriamente dita seja gerado um extrato no Protheus para verificar como estavam as movimentações antes da conciliação. Para imprimir esse relatório acesse o módulo financeiro e siga o menu Relatórios -> Movimento Bancário -> Extrato Bancário preencha os parâmetros com os dados da conta concorrente que você irá conciliar, data do período referente ao arquivo que você irá conciliar e no parâmetro sobre conciliação informe todos.

        O próximo passo seria usar a rotina de conciliação propriamente dita  esse procedimento foi bem detalhado no vídeo.

        Acesso o módulo financeiro e siga o menu Atualizações -> Movimento Bancário -> Conciliação Automática. Clique na opção Conciliação. Neste momento devem ser preenchidos os parâmetros informando a localização do arquivo de extrato fornecido pelo banco. Em seguida informe o nome e extensão do arquivo de configuração .rec.

        concilia_param

        Em seguida confirme os parâmetros e dê ok na tela inicial de conciliação. Aparecerá a tela com todas as informações de movimentações que vieram no extrato sinalizadas conforme a legenda.
        concilia_legendaOs itens que estiverem em vermelho precisam ser conciliados selecione eles e clique em efetivar informe a natureza e demais dados de integração com a contabilidade se você utilizar. Feito isso a movimentação bancaria será incluída no seu extrato.

        O ideal é continuar o processo até que todos fiquem verdes ou cinzas. Após isso recomendamos gerar novamente um extrato bancário pra observar tanto a conciliação como os lançamentos que foram inclusos automaticamente pela rotina de conciliação automática.

        Assista o vídeo do processo completo!

        Até a próxima!