Sped ECF no Protheus – Dicas para Geração!

Sped ECF no Protheus – Dicas para Geração!

Sped ECF no Protheus – Dicas para Geração!

ECF 2016

A obrigação da Escrituração Contábil e Fiscal já tem prazo estabelecido pela receita pra 30/09/15. A TOTVS lançou a primeira atualização para Protheus sobre SPED ECF em 23/04/15. De lá pra cá uma série de atualizações tem sido geradas devido a integração entre o SPED ECF e o TAF. No nosso site  já temos disponíveis vários artigos sobre o TAF e suas atualização e patches corretivos. Segue histórico:

Disponibilizado em 24/06/15 http://userfunction.com.br/taf/

Em 18/08/15 foi disponibilizado a ultima atualização para o TAF. Já a do SPED ECF foi disponibilizada em 14/08/15  estamos disponibilizando os pacotes de atualização pra vocês também. No pacote desse artigo além do patch disponibilizaremos, links uteis para geração do SPED ECF pelo TAF.

Para receber todo material de apoio disponível para esse artigo é só informar seu e-mail no link abaixo e clicar em enviar.

Enviaremos gratuitamente para seu e-mail. Informe seu e-mail aqui!


Já com o pacote em mãos a primeira pergunta que surge é como atualizar?!

1 ) Como Atualizar o TAF pacote de 18/08/2015?!

O processo de atualização é uma mescla das opções já apresentadas em pacotes anteriores por isso preferi listar pra vocês.

1.1) Backup RPO, dados  e Dicionário

1.2) Atualização de RPO, Update e LIB mais recentes

1.3) Atualização de Layout de Integração

Colocar Layout.def dentro de dentro de RootPath do seu sistema em geral costuma ficar em Protheus_data Layout_TAF

Lembrar de retirar os arquivos de somente leitura.

Lembrar de acrescentar abaixo do ambiente no ini do server “TOPMEMOMEGA=1”

1.4) Atualização de tabelas Autocontidas 

Colar o autocontidasv1005_01.taf dentro de RootPath do seu sistema em geral costuma ficar em  Protheus_data System Autocontidas

Não deixar mais de um arquivo com extensão .TAF nesta pasta.

Acessando o configurador Altere o valor do parâmetro MV_VAUTCON para vazio é importante ser feito antes da execução do wizard de configuração na dia 1.9) logo mais no artigo.

1.5) Atualização de Menu colocar SigaTAF.xnu em System

O menu do TAF pode ser substituído

1.6) Atualização de Repositório aplicação de patch do TAF

1.7) Atualização de Dicionário  

No pacote de atualizações vem o arquivo diferencial de dicionario esse arquivo tem que ser copiado e colado em systemload e rodar o compatibilizador UPDDISTR. As criticas dessa rotina devem ser corrigidas e o compatibilizador deve ser rodado novamente até que seja finalizada com sucesso.

Importante: A partir da segunda atualização de ambiente será necessário excluir o arquivo 'mpupddistri' contido dentro do diretório onde se encontra o Appserver antes de se realizar a execução. É sugerido desmarcar o 'Manter o arquivo de log existente' para identificar o erro de cada rodada.

1.8) Atualização de dicionario UPDTAF

updtaf

UPDTAF_20150818

UPDTAF_FINAL

1.9) Executar o Wizard de configuração.

Para execução do wizard fazer o passado do item “2 – Refazer Wizard de configuração” do artigo do dia 28/07/15

Caso ocorra algum problema durante a execução da Wizard de configuração o usuário deve alterar o conteúdo do parâmetro MV_TAFWIZ para .F. para liberar o ambiente do TAF aos usuários, porém as rotinas como geração das obrigações fiscais e integração das informações NÃO serão executadas até o problemas ser sanado e o parâmetro MV_TAFWIZ alterado novamente para .T.

2) Como Atualizar o SPED ECF pacote de 14/08/2015?!

2.1) Atualização de Repositório aplicação de patch do SPED ECF

Para receber o patch no seu e-mail é só informar seu e-mail a baixo.

Enviaremos gratuitamente para seu e-mail. Informe seu e-mail aqui!


2.2) Rodar compatibilizador UPDCTB

UPDCTB20150701

UPDCTB20150701_FINAL

A partir da versão de 13/08/2015 do fonte CTBS001, é opcional a amarração de visões gerenciais para informação de Balanço Patrimonial e DRE no SPED ECF.
A informação é opcional, se você já tiver as amarrações de contas analíticas e sintéticas do Plano de contas referencial da Receita Federal com seu plano de contas, as informações referentes a esses demonstrativos será feita pela rotina de geração do SPED ECF. Caso não tenha é possível informar as visões gerenciais do Balanço PAtrimonial e da DRE no SPED ECF.

3) Principais Cadastros e Dicas pra geração do SPED ECF!

3.1) Plano de contas tem que estar com todas as contas.

Tanto analísticas como as contas sintéticas tem que estar vinculadas ao plano referencial. A TOTVS precisa das contas sintéticas para montagem do Balanço Patrimonial e DRE.

O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer uma relação (um DE-PARA) entre as
do plano de contas da empresa e um padrão da RFB. O Plano de Contas Referencial deve ser adotado o mesmo tanto para a ECF quanto para Escrituração Contábil Digital – ECD, mantendo o mesmo procedimento de amarração ao plano de contas da empresa.

Para a importação deve ser concatenado os arquivos contendo as contas patrimoniais e de resultados correspondentes a forma de tributação da empresa, por exemplo, considerando que empresa é pessoa jurídica em geral – lucro real – deverá concatenar os arquivos referente L100A + L300A.

No pacote de material disponibilizado nesse artigo está incluso o plano de contas referencial já no modelo pra importação no Protheus do plano de contas do validador do SPED ECF.

Para receber o plano de contas referencial em cve e em excell no seu e-mail é só informar seu e-mail a baixo.

Enviaremos gratuitamente para seu e-mail. Informe seu e-mail aqui!


Para fazer a importação do plano de contas referencial atualizado para o Protheus. Acesso o módulo Contabilidade  Gerencial e siga o menu Atualização ->  Entidades -> Plano de Contas Referencial clique no botão Ações Relacionadas -> Importar Plano Referencial

Importar plano referencial

3.2) Cadastro de Complemento do Empresa

Nesse momento é muito importante que os principais cadastros do TAF estejam feitos. Segue o caminho no menu que devem estar preenchidos corretamente antes da passar para o próximo passo.

Importante: Observei que após a nova atualização o cadastro de complemento de empresa está sendo preenchido automaticamente conforme os parâmetros são informados na central de escrituração. Eu fiz um teste exclui o meu cadastro e após a geração pela central de escrituração ele preencheu automaticamente.

SIGATAF menu Atualizações -> Complem.Empresa

ComplementoDoEstabelecimento

Segundo informações do TDN segue a regra pra COM e para SEM Gestão de Empresa:

“Para ambiente COM Gestão de Empresas, sera gravado Grupo de Empresas + Empresa + Unidade de Negócio + Filial
Cod Filial = 010101001
01   = Grupo de Empresas
01   = Empresa
01   = Unidade de negócio
001 = Filial

Para ambiente SEM gestão de empresas, será gravado Empresa + Filial
Cod Filial = 9901
99   = Empresa
01 = Filial”

3.3) Cadastro Signatários (CVB)

Segundo boletim da TOTVS “tem como finalidade informar os dados dos signatários da escrituração. São obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma pela pessoa jurídica. Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e-PF ou e-CPF). Poderão assinar a ECF, com certificado digital válido (do tipo A1 ou A3)”

Para fazer o cadastro acesso o módulo contabilidade gerencial e siga o menu Atualizações -> Cadastros -> Contabilista opção incluir.

3.4)Cadastro de Empresas (SIGAMAT – SM0)

Verifique se estão preenchidas corretamente as informações de CNPJ, Inscrição Estadual,
código de município do IBGE (neste cadastro é solicitado o código da UF), NIRE, data no registro de
empresas e endereço (logradouro, CEP, bairro, cidade e UF). Em caso de transmissão errada de uma dessas informações, a ECF pode ser recusada.

3.5) Ao Gerar pela Central de Escrituração atente para os parâmetros no passo 05 – Informe os Parâmetros de Tributação.

Se a empresa for Lucro Real Apuração Anual preencha os parâmetros conforme a imagem

parametros_de_tributacao
Observe a explicação desse campo segundo o Manual do SPED ECF:

parametros_de_tributacao_Manual_LeiauteECF

3.6) Não está conseguindo gerar o registro J051?!

Caso não tenha sido alimentado – acesse a rotina TAFLOAD e rode as Autocontidas. Caso não consiga gerar rodar as autocontidas verifique parâmetro abaixo:
Para que a atualização das tabelas autocontidas seja processada. Altere o valor do parâmetro MV_VAUTCON para vazio, após esse procedimento apenas execute novamente a Wizard do TAF
Após rodar a autocontida acesse a rotina CTBS001 e Inclua uma nova revisão e execute todo o procedimento acima novamente.

4) Como Gerar o ECF passo a passo

 4.1) Executar a rotina de Central de Escrituração.

Acesso o módulo contabilidade e siga o caminho pelo menu lateral Atualizações -> Escrituação Coint.-> Central Escriturac

Menu_SIGACTB_CentralEscrituracao

Clique na opção Incluir e preencha os parâmetros conforme informações solicitadas.

As Telas abaixo foram capturadas baseadas na necessidade de um empresa Lucro Real Apuração Anual. Serve apenas para verem como podem ser preenchidos. Cada parâmetro deve refletir a realidade da empresa que você está gerando e os contadores são os mais indicados para orientar a melhor forma de  preenche-los conforme regime da empresa.

central_escrituraçãocentral_escrituração2central_escrituração3

central_escrituração4

central_escrituração5

passo42

passo43

passo51

passo52

passo54

passo6

passo71

passo72a

No Passo 8 você poderá informar as visões gerenciais caso já tenham sido criadas e vinculadas a realidade do seu plano de contas. Caso não sejam informadas a Extração do Balanço Patrimonial (Reg. L100/P100/U100) e o Demonstrativo de Resultados (L300/P150/U150) serão baseadas nas contas sintéticas e analíticas do plano de contas referencial. A nova versão permiti gerá-los a partir da configuração de uma Visão Gerencial, nessa caso no Passo 8 ela deve ser informada para geração do SPED ECF.

Para receber as visões gerenciais em cve para importação  no seu e-mail é só informar seu e-mail a baixo.

Enviaremos gratuitamente para seu e-mail. Informe seu e-mail aqui!


central_escrituração7

Após a finalização de Wizard é necessário selecionar a revisão que você acabou de gerar e no canto do lado direito do vídeo clicar na opção 'Gerar Arq.”  ou “Exportar Dados” dependerá da sua versão.

gera_arq_ecf

exportardadosecf

fim

exporta_taf_sucesso

Com os cadastros do TAF feitos o próximo passo é fazer a integração CTB x TAF x ECF.

4.2) Execução Integração Processo 0 e Processo 2

No módulo SIGATAF siga as opções do menu Atualizações -> Miscelânea -> Integrações TAF -> Processamentos

menu_taf_integração

Processamento0

Nesse momento as informações da contabilidade estão na tabela TAFST1 ao rodar o processo 0, ele copiará da TAFST1 pra TAFST2.Processamento2

Já ao rodar o processo 2 serão processadas varias rotinas aonde serão copiadas da TAFST2 para as tabelas de negocio do TAF alimentando as tabelas do TAF com as informações do sistema de origem no nosso caso da contabilidade sigactb.

4.5) Gerar o arquivo do SPED ECF propriamente dito

Acesso o módulo SIGATAF e siga as opções do Menu Miscelânea -> Arqs Magnéticos -> Escrituração Contábil e Fiscal

Menu_ECF

gerar_ecf2

gerar_ecf3

gerar_ecf4Após a geração vá no caminho que você especificou para acessar o arquivo que pode ser visualizado no notepad mesmo. O próximo passo é importa-lo no validado do ECF esse procedimento geralmente é feito pelo contador pra validação e ajustes de criticas.

Bom é tudo isso que tínhamos pra esse artigo, tentei capturar tela pode tela pra ser o mais didático possível. Mas a geração do ECF não deixou de ser uma grande desafio e cada um de nós estamos enfrentando com peculiaridades diferentes conforme o regime de cada empresa.

Para receber material completo no seu e-mail é só informar seu e-mail a baixo.

Enviaremos gratuitamente para seu e-mail. Informe seu e-mail aqui!


Quem deseja contribuir com mais informações e dúvidas favor comentar e compartilhar com os amigos. Até a próxima!

107 comentários

  • Luiz Antonio

    Boa tarde
    Ótimo o conteúdo de vocês. Parabéns.
    Após a geração do ECF pela central da escrituração qual o processo a ser feito pelo TAF?
    Seria de grande clareza um tutorial sobre isso.
    Obrigado

    • Oi Luiz, Bom Dia! Adiei o lançamento desse artigo pra atender a sua sugestão. Observe o item a 4) Como Gerar o ECF passo a passo. Ficou bom?! Espero que sim, Bom Trabalho!

  • Rubem Cerqueira

    Prezados, bom dia!

    Estou tendo problema com bloco j não esta trazendo os plano referencial da receita.

    Todos os planos de contas estão integrados com plano referencial.

    • Oi Rubem, Bom Dia!
      Tem um item só sobre isso nesse artigo veja 3.6) Não está conseguindo gerar o registro J051?! Espero que ajude, Grata

  • César Augusto Barbosa

    Excelente roteiro!

  • Gerson Luis Fachini

    Depois de rodar o job 0 e job 2, em Gerenciado de Integração, notamos que alguns registros exibem a mensagem “erro de estrutura, favor verificar layout TAF”, Vocês sabem onde devo verificar qual o problema? segue exemplos:
    |T010|19800101|01|1|5|11101023|NUMERARIOS EM TRANSITO MRT – PA|||11101|
    |T010AA||01|1.01.01.01.02|

    outro caso:
    |T087|20140101|20140531|A05|
    |T087AA|11101081||2868.98|1|121644.01|121578.98|2934.01|1|
    |T087AB|01|1.01.01.01.02|2934|1|
    |T087AA|11101097||2948.09|1|11161.83|12334.3|1775.62|1|
    |T087AB|01|1.01.01.01.02|1776|1|

    outro caso:
    |T088|20140401|20140430|A04||T088AB|6|
    |T088AA|1|1|17297229.72|1|18404961.62|1|
    |T088AA|1|11|16665383.54|1|17756819.53|1|
    |T088AA|1|111|510406.98|1|687613.5|1|

    • Oi Gerson, Boa Tarde! Deve ter ocorrido algum problema na tua atualização, por exemplo você rodou o wizard antes de atualizar as tabelas de layout_taf. Recomendo você atualizar as tabelas de Layout_TAF e as tabelas autocontidas também e rodar o wizard de configuração também. Após isso refazer a geração. Espero que ajude! Grata,

  • Altair Emiliano

    Olá,
    para empresa com obrigações trimestrais, como deveremos fazer ?
    Como gerar no contábil e como gerar no TAF.

    Grato,

    • Oi Altair, Boa Tarde! A TOTVS sugere que para gerar ECF “Tributação por Trimestre” é necessário criar um calendário Trimestral sem amarrar a moeda. Calendário Trimestral (Significa 4 períodos no mesmo código). Na rotina “Central de Escrituração”, na pergunta “Calendário” informe esse novo calendário trimestral. Eu ainda não peguei empresas trimestral, mas a orientação da TOTVS está sendo essa. Espero que ajude!

  • Wendel

    Prezados, boa tarde!
    Estamos com dúvida quanto aos passos 08 e 09. Aplicamos o novo patch e vimos que no passo 07 já podemos informar nossas visões gerenciais de “BALANÇO PATRIMONIAL” e “DRE”, mesmo assim somos obrigados a preencher os parâmetros nos passos 08 e 09 nos quais também puxam informações das visões gerenciais específicas?

    • Oi Wendell, Boa Tarde! O preenchimento das visões é opcional. Tanto que permite avançar sem preenchê-las. Se você observar cada visão gerará informações pra um registro especifico da ECF que a sua empresa pode ser obrigada ou não a informá-lo. Exemplo Registro L210 – Informativo da Composição de Custos é obrigatório pra empresas do regime Lucro Liquido. E assim vai veja com o seu contador quais são os registro obrigatórios pra empresa que você está gerando e olha no link http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=192089512 que explica registro a registro a composição de cada parte do ECF. Se sua empresa estiver obrigada aí sim você preencherá a visão gerencial nesses parâmetros. Espero ter ajudado, Grata,

      • Wendel

        Irei alinhar este assunto junto ao contador.
        Grato pela atenção!

  • Antonio Neves

    Bom dia,

    Está apresentando inconsistências nas minhas contas referenciais, que não estão amarradas, que a natureza está diferente, estão todas corretas; também as informações estão todas na TAFST1 e TAFST2. Mas a inconsistência continua. Houve uma atualização que apresenta agora para indicar duas visões gerenciais, logo após as contas de resultado. Neste manual não apresenta, talvez faltou colocar o print correto.
    A totvs na página http://tdn.totvs.com.br/pages/releaseview.action?pageId=196812935; informa que para o dia 28 liberará um pacote de correções. Parece-me que ainda não está perfeito. Fico na dúvida: estão gerando ou não estão gerando a ECF ?

    Att,

    Antonio Neves

    • Oi Antonio, Bom Dia! Sobre a nova opção das visões eu não coloquei no print, mas expliquei no texto, pois elas não são de preenchimento obrigatório. Se todas as suas contas tanto sintéticas como analíticas estão vinculadas ao plano de contas referencial ele gera sem depender das visões conforme expliquei no artigo. Já sobre estar gerando estamos gerando sim o ECF já vi pessoas até com ele validado inclusive. Agora realmente a TOTVS tem gerado várias atualizações pra resolver questões em registros específicos que são obrigatários ou não pra realidade do regime de cada cliente e que variam até pelo tipo de banco de cada cliente. Grata,

  • Bom dia, Gostaria de saber, quando geramos a revisão na contabilidade gerencial, quais tabela CS…. são obrigadas estarem preenchidas?
    ex: as minhas tabela CS6. CS8, CSM, etc., não estão sendo preenchidas, isto está correto?
    Att,

    Andreia Lima

    • Oi Andreia, Boa Tarde! Essa questão de obrigatoriedade depende do seu regime. Uma boa dica é lá na central de escrituração clicar na “Revisão-000099-E” e clicar em “Visualizar”. Lá ele mostra as tabelas e dando um duplo clique aparece o conteúdo. Por Exemplo no meu caso eu não utilizo as visões gerenciais nem as informo no parâmetro pois vinculei todo meu plano de contas ao referencial, dessa forma a CS6 esta vazia e gera o ECF normalmente. Já a minha CS8 está preenchida é o cadastro do contabilista no post eu falo que é um cadastro obrigatório e assim vai. Espero ter ajudado, grata,

  • Felipe

    Prezados, bom dia.

    No item 4.2 Execução Integração Processo 0 e 2, o meu alias tem um nome grande de 18 caracteres, e o mesmo não cabe na campo para ser informado. Teria ideia do que pode ser feito?

    • Oi Felipe, Bom dia! Já tivemos um caso similar e fizemos o seguinte renomeamos no ODBC e no Dbaccess(Top) e deu certo. Espero que ajude, grata,

  • Mara Leticia

    Mto bom seu site e material que vc disponibiliza!

  • Leandro

    No caso em que temos um nome de alias que é maior do que a quantidade de caracteres que cabe no campo da pergunta, como o informado no cometário do Felipe, seria errado aumentar o tamanho disponível para a resposta da pergunta no SX1??? (TAFINTEG03).

    • Oi Leandro, Bom Dia! Não dá pra afirmar se é certo ou errado, pois não dá pra prever o impacto disso no funcionamento do TAF como um todo. Quando me deparei com essa situação optei por mudar no ODBC e no Dbaccess(Top) e deu certo. Agora se você optar por aumentar a pergunta teria que testar pra medir o impacto disso. Espero que ajude, grata,

      • Elaine Andersen

        Boa tarde,
        Como voce resolveu o problema do tamanho do ALIAS maior que o espaço na pergunta do processamento do TAF?

        Obrigada

        Elaine

        • Oi Elaine! Optei por mudar no ODBC e no Dbaccess(Top) e deu certo, grata,

  • Sidelcino

    Bom dia,
    Gostaria de saber se para gerar a ECF é realmente necessario implementar também o TAF. A ECF não poder ser gerada somente pela rotina Central de Escrituração?
    Grato.

  • Valter

    ao rodar o processo 2 serão processadas varias rotinas aonde serão copiadas da TAFST2 para as tabelas de negocio do TAF alimentando as tabelas do TAF com as informações do sistema de origem no nosso caso da contabilidade sigactb esta com este errorlog:
    THREAD ERROR (Valter, VALTER-SP) 04/09/2015 11:41:50
    error in parameter FWFormGridModel: Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ on FWFORMGRIDMODEL:SETUNIQUELINE(FWFORMGRIDMODEL.PRX) 27/05/2015 18:46:38 line : 3143

    Você pode ajudar?
    obrigado Valter

    • Oi Valter! Foi gerado um patch hoje 04/09/15 sobre isso mandei no seu e-mail. Até mais!

      • Zenuel Lins

        Bom dia.

        Estou com o mesmo problema, você pode me enviar também?

        Grato,
        Zenuel Lins

          • Rodrigo Cirne

            Boa tarde,
            Poderia me enviar esse patch, por favor?
            Estou com o mesmo problema.
            Abraços e obrigado

          • Raphael PILATTI

            Pode por gentileza enviar esse e-mail ?
            Obrigado

      • Elaine Andersen

        Boa noite, poderia por favor me enviar a patch ref ao problema C83 ?

        Obrigaad

      • Rafael

        Poderia me enviar também, por favor?

        Obrigado.

      • Victor

        Bom dia,
        Estou tendo o mesmo problema. Seria possível enviar o patch no meu e-mail também?

        Obrigado,
        Victor Policastro

    • Pessoal estou precisando muito desse patch quem puder, poderia me enviar?

      Obrigado

    • Raphael Santana ferreira

      Bom dia.
      Também estou com esse erro poderia me enviar o patch também?
      Aguardo.

  • Elson

    Pessoal, PROTHEUS 11: na geração do ECF nao esta trazendo os blocos P100: BALANÇO PATRIMONIAL e P150: DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.

    • Oi Elson, Boa Tarde! Você tem duas opções para gerar o Balanço e a DRE. 1- Conforme explicado no item 3.1 desse artigo vincular todas as suas contas analíticas e sintéticas ao plano de contas referencial. OU 2- Montar visão gerencial e informar nos parâmetros para geração do ECF. Lembrando que são excludentes ou a 1 ou a 2, ok?! Espero ter ajudado 🙂

  • Robert

    ao rodar o processo 2 serão processadas varias rotinas aonde serão copiadas da TAFST2 para as tabelas de negocio do TAF alimentando as tabelas do TAF com as informações do sistema de origem no nosso caso da contabilidade sigactb esta com este errorlog:
    THREAD ERROR (Valter, VALTER-SP) 04/09/2015 11:41:50
    error in parameter FWFormGridModel: Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ on FWFORMGRIDMODEL:SETUNIQUELINE(FWFORMGRIDMODEL.PRX) 27/05/2015 18:46:38 line : 3143

    Você pode ajudar?
    Att,
    Robert

  • Jomar Soares

    Poderia enviar por favor o Patch referente o Erro
    error in parameter FWFormGridModel: Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ on FWFORMGRIDMODEL:SETUNIQUELINE(FWFORMGRIDMODEL.PRX) 27/05/2015

  • Flavio

    Poderia me enviar a patch corretiva do erro in parameter FWFormGridModel: Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ ?
    Obrigado!

  • Andre

    Poderia me enviar a patch corretiva para do erro in parameter FWFormGridModel: Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ ??

  • Anderson Reis

    Poderia me enviar a patch corretiva para do erro in parameter FWFormGridModel: Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ ??

  • Boa tarde,

    Preciso desta Patch também do erro Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ

    Obrigado

  • Edson Lins

    Prezados,

    primeiramente muito obrigado e parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Estou com o seguinte problema. Fiz todo o procedimento de atualização, mas quando acesso o sigataf, ele me abre o wizard de configuração…começa a rodar e não termina nunca! Não me dá mensagem de erro algum, fica “Atualizando arquivos de integração” eternamente. Quando clico em finalizar, ele me diz o seguinte:

    O processo de atualização do TAF foi cancelado pelo(s) seguinte(s) motivo(s):

    -A importação não poderá ser realizada, pois o arquivo de layout´s não foi encontrado no Servidor [Layout_TAFLayouts.dbf].

    ….os arquivos estão todos lá. A pasta está com nome correto, tanto a de Autocontidas quanto a Layout_TAF. Os arquivos também já foram alterados retirando a permissão de somente leitura conforme indicado no manual.

    Agradeço quem puder ajudar.

    • Rodrigo

      Vi em algum lugar que precisa desmarcar a opção de somente leitura dos arquivos de layout.

  • Leandro

    Ed son, boa noite!

    Tive esse mesmo problema ao tentar executar o wizard marcando várias empresas ao mesmo tempo. O que fiz e consegui finalizar foi marcar uma empresa de cada vez. Não sei se é o seu caso, mas no meu caso como eu tenho 7 empresas dentro da base, executei o wizard 7 vezes.

    • Edson Lins

      Leandro,

      obrigado pela ajuda. Mas no meu caso, eu só tenho uma empresa apenas. Vou continuar na luta aqui pra descobrir.

      • Oi Edson! Ainda não peguei um caso desse, mas posso dar algumas sugestões. Antes de executar o smartclient clique com o botão direito e execute como administrador. E tente colocar os layouts também dentro de system, pois no início do projeto do taf mandava colocar lá e depois mudaram pra uma pasta dentro do Protheus_dataLayout_taf. Outra sugestão é atualização com os últimos patches que saíram que estão no artigo http://userfunction.com.br/ferramenta-de-diagnostico-taf/ aproveita e roda o diagnostico pra ver se você não esta com alguma premissa sem ser atendida. Espero que ajude, Grata,

  • Leandro

    Gostaria de agradecer e parabenizar o trabalho de vocês. Estou com meus arquivos já no validador da receita e devo muito disso aos manuais e a este fórum disponibilizado por vocês. MUITO OBRIGADO!!!

  • Silva

    Boa Tarde.

    Seguir os passos descritos e gerei o arquivo da ECF, com sucesso.
    Ao iniciar os check-list identificamos que os blocos L100 e L300 não ficaram corretos, a visão foi criada a partir do RFB, por exemplo, nosso total do circulante e não circulante não batem com o Protheus, mais o Total do Ativo Sim.

    A duvida é, existe algum outro referencial para o L100 e L300, que devemos incluir e amarrar no Plano de Contas. Também li que tem a opção de Recuperar dados da ECD para extrair a Visão, ?. Isso funciona.

    • Oi Silva!Tive um caso similar, não se resolverá o seu problema mas não custa tentar. Lá no PVA quando for importar o arquivo ele pergunta se você quer sobrescrever os registros. Eu desmarquei o bloco L, pra não sobrescrever o bloco L. Aí bateu. Outro ponto que você poderá verificar é se as contas que foram referenciadas foram feitas de forma correta, porque se estão referencias mas estão incorretas aí não tem como bater mesmo. E sobre sua ultima pergunta ainda não utilizei esse recurso, talvez seja interessante pra quem vai fazer o ECF na mão direto pelo validador. Espero te ajudado, grata!

      • Silva

        Sua dica funcionou perfeitamente, mais uma vez parabéns.
        Desmarquei a coluna L e deu certo … Sobre o outro assunto realizei a opção de recuperar o Bloco L, mais tem um procedimento, no arquivo TXT deve deletar o bloco L e após no ECF utilizar a opção de Recuperar dados do ECD, pronto, o validador faz tudo.

    • Valte

      Boa tarde,

      Alguem de voces pegou o erro de não gerar nada no arquivo.

      |0990|2|
      |9001|0|
      |9900|0000|1|||
      |9900|0990|1|||
      |9990|5|
      |9999|7|

      Segui todos os passos acima, pelo monitor da ECF, não compreendi muito a tela de administrar os tickets, na visualização todos os registros tem dados, mas não gera no TXT. Tem haver com o campo complemento de empresa?

      Obrigado pela ajuda e desde já parabens pelo site.

      • Oi Valter! Sugiro que você verifique o preenchimento do cadastro de complemento do empresa, atente para como irá preencher o campo filial se você usa ou não Gestão de Empresas. Nesse artigo verifique com detalhes como está na sua base os detalhes do item “3) Principais Cadastros e Dicas pra geração do SPED ECF!”. Verifique também o item 3.5. Saiu artigo mais recente também sobre http://userfunction.com.br/ferramenta-de-diagnostico-taf/ rode a ferramenta de diagnostico na sua base e veja se não tem algo desatualizado. Espero que ajude! Grata,

  • Otavio Salvador

    Prezados Bom Dia,

    Temos uma duvida! Por favor poderia nos ajudar?
    Fizemos todos os passos de instalação e geração do arquivo no TAF até a sua exportação para o PVA, programa da receita federal. Porém ao importar o arquivo para o PVA, os valores de balancete e demais informações não aparecem. Simplesmente não mostra a informações, gerando tudo em branco.

    Aguardo ajuda
    Otavio.

    • Oi Otávio! Sugiro que você verifique o preenchimento do cadastro de complemento do empresa, atente para como irá preencher o campo filial se você usa ou não Gestão de Empresas. Nesse artigo verifique com detalhes como está na sua base os detalhes do item “3) Principais Cadastros e Dicas pra geração do SPED ECF!”. Verifique também o item 3.5. Saiu artigo mais recente também sobre http://userfunction.com.br/ferramenta-de-diagnostico-taf/ rode a ferramenta de diagnostico na sua base e veja se não tem algo desatualizado. Espero que ajude! Grata,

  • Silva

    Ao validar os valores do Protheus com o ECF no Bloco L100 e L300, para algumas contas os valores estão com diferença, ao comparar com relatório Modelo 1, foi identificado que o sistema ao gerar o arquivo para as classes de conta Devedora (D) ou Credora (C), onde era para ele diminuir o calculo de conta contábil com outra ele somou.

    Alguém pegou esse problema de contas D e C onde o sistema ao invés de somar diminuiu e vice e versa.
    ?

    • Fernando Spinosa

      Estou com o mesmo problema. Os blocos L100 e L300 geraram todos como Crédito.

      • Oi Fernando!Tive um caso similar, não sei resolverá o seu problema mas não custa tentar. Lá no PVA quando for importar o arquivo ele pergunta se você quer sobrescrever os registros. Eu desmarquei o bloco L, pra não sobrescrever o bloco L. Aí bateu. Outro ponto que você poderá verificar é se as contas que foram referenciadas foram feitas de forma correta, porque se estão referencias mas estão incorretas aí não tem como bater mesmo. Espero te ajudado, grata!

  • Michel Mesquita

    Boa Noite,
    Estou com um probleminha na ativação da função AUTO RECNO, o que houve foi o seguinte: Atualizamos todos os requisitos necessários para o funcionamento do SIGATAF, rodamos os Patchs e os compatibilizadores, no entanto, como nosso ambientes é em Cloud, falto a atualização do DBAccess, e a rotina de diagnóstico acusou a necessidade de atualizar o DBAccess e de Ativar o AUTO RECNO, ai solicitamos a atualização do DBAccess, mas agora, a rotina de diagnóstico ainda está acusando a necessidade de Ativar o AUTO RECNO.
    Como posso estar resolvendo esse problema e ativando esse recurso?

    Muito Obrigado pela atenção.

    • Oi Michel! Pelo que li primeiro você deve atualizar o Dbaccess com Build superior a 20141119. Após isso deverá dropar as tabelas TAFECF_XX (XX é código da empresa) e TAFGERCTL. Em seguida regerar o ECF pela rotina “Escrituração Contábil Fiscal” nesse momento essas tabelas serão recriadas com o auto recno. Espero que ajude! Bom Trabalho!

  • Thiago Rasmussen

    Boa tarde.

    Alguém passou pelos seguintes problemas, após a exportação dos dados do ERP para o TAF:
    1º) Nem todos registros do cadastro do plano de contas (CT1) foram para o cadastro do plano de contas do TAF (C1O)
    2º) Nem todos registros do cadastro de centro de custo (CTT) foram para o cadastro de centro de custo do TAF (C1P)

    • Oi Thiago! Verifique o compartilhamento de CT1, CVN e CVD tem que estar iguais no meu caso aqui estão como compartilhadas. Limpe as tabelas TAFST1, TAFST2 e TAFXERP e gere novamente o wizard e o arquivo até geração do arquivo. Verificar se no Gerenciador de Integração foi integrado com sucesso. Tem vários detalhes a serem revisados. Bom Trabalho!

      • Thiago Rasmussen

        Ola! Certifiquei que essas 3 tabelas (CT1, CVN e CVD) estão com o mesmo compartilhamento sim! O que mais posso revisar?

        De momento, obrigado.

  • Marcelo Folco

    Alguém conseguiu gerar o bloco U??
    mesmo utilizando os parâmetros condicionais do bloco ele não vem sendo gerado, o protheus gera somente o bloco L.

  • Sergio Junior

    Bom dia,

    Estou com o mesmo problema do nosso amigo Thiago Rasmussen, ou seja, algumas contas do meu plano CT1, não estão sendo geradas no plano do TAF C1O.

    Qualquer ajuda será muito bem vinda.

    Obrigado

  • Sergio Junior

    Bom dia
    Estou com os mesmos problemas do nosso amigo Thiago, após a exportação dos dados do ERP para o TAF:
    Nem todos registros do cadastro do plano de contas (CT1) foram para o cadastro do plano de contas do TAF (C1O)

    Desde já agradeço.

  • Robert Araújo

    Primeiramente parabéns pela iniciativa.
    Por favor poderia enviar por e-mail o patch referente o processamento 2.

    FWFormGridModel: Invalid Relation IdField: C83_TPALIQ

    Obrigado, no aguardo

  • Alguem teve problemas de na hora da geracao do arquivo ele nao levar algumas contas do plano de contas do TAF para o arquivo ECD?? a tabela esta certa, mas nao é gerado no arquivo

  • Adalberto miglionni

    Não consigo ajustar o campo sobre forma de tributação, tributação do período e Apuração Estimativa. a Empresa é do Lucro real, apuração anual, pelo balancete. Quando coloco nos parâmetros de Tributação, campo Tributação Período = RRRR e Apur. Estimativa = BBBBBBBBBBBB (igual ao que está manual), gera erro no validador : campo deve ser preenchido somente quando Forma de Tributação do Lucro abranger o lucro presumido, ou seja, o campo forma_trib deve ser igual 3, 4 5 ou 7. Já tentei diversas combinações e não funcionou, de qualquer forma, a empresa é do Lucro Real, apuração Anual, apuração via balancete de suspensão/redução.

    Por gentileza, poderiam me ajudar ?

    • Oi Adalberto! Na central de escrituração no passo 05 > no campo tipo de escrituração deve está marcado. Esse campo não deve ser marcado, somente se a empresa for do lucro presumido. Para que a você saiba como preencher os dados da central de escrituração eu aconselho que abra o pva e insira uma escrituração manual lá os dados são iguais a central de escrituração do protheus a diferença é que quando você informa o regime de tributação da empresa e a forma de apuração da empresa os campos que não se enquadram em seu regime de tributação ficam desabilitados. Já o protheus, não faz isso deixa habilitado todos os campos e finda nos confundido. Espero que ajude! Até Mais!

  • Adalberto miglionni

    Parabéns pela iniciativa de auxiliar as empresas nesta dificil arte de agradar o governo.

  • Edmar Lopes

    Boa noite,

    O Wizard de geração de arquivo no módulo 34 carece de inteligência, ou seja, realizar as mesmas validações do validador ECF. Estava tentando gerar o arquivo de tudo quanto é forma para empresa de lucro presumido e não conseguia devido combinação de informações, o que me salvou foi a ideia deste post em me basear no validador ECF. Valeu galera, obrigado.

    Outra coisa, achei vocês da UserFunction muito profissionais, material muito bem feito, nota se que dedicam tempo a isso, além disso, sempre dando crédito da informação à quem merece o crédito.

    Parabéns….

  • Marconi de Melo

    Aqui na empresa a apuração do IMPOSTO DE RENDA é feita por ESTIMATIVA,
    calculado sobre a RECEITA BRUTA.

    De acordo com o manual ECF para este tipo de tributação devemos colocar
    no campo FORMA DE APURAÇÃO DA ESTIMATIVA MENSAL a informação EEEEEEEEEEEE,
    e na revisão no PASSO 05 informamos no campo ” FORMA DE APURAÇÃO DA ESTIMATIVA ”
    o conteudo EEEEEEEEEEEE, mas apos geração do arquivo no PVA apresentou o
    seguinte erro :
    O registro não deve ser informado para esse perfil e/ou tipo de operação.
    Consulte o guia prático da ECF. e verifique a obrigatoriedade dos registros na 3.1.2. Tabelas de Registros.

    O que pode ser ?

    Quando deixado como BBBBBBBBBBBB passa no validador.

    • Oi Marconi!Para que a você saiba como preencher os dados da central de escrituração eu aconselho que abra o pva e insira uma escrituração manual lá os dados são iguais a central de escrituração do protheus a diferença é que quando você informa o regime de tributação da empresa e a forma de apuração da empresa os campos que não se enquadram em seu regime de tributação ficam desabilitados. Já o protheus, não faz isso deixa habilitado todos os campos e finda nos confundido. Espero que ajude! Até Mais!

  • Marcos André

    Bom Dia!!!
    Rodamos todos os processos do passo a passo, que foi desde a central de escrituração ao processo de integração do TAF, ao proceder a geração do arquivo magnético, na empresa não aparece o cadastro da versão, o que fazer?

    • Oi Marcos! Esse cadastro fica no módulo SIGATAF-> Atualizações-> Cadastro ECF-> Versão ECF. Mas no meu aqui eu não preenchi e não foi criticado. Será que você não está se confundindo com o cadastro de Parâmetros de Abertura ECF esse sim é obrigatório fica no módulo SIGATAF-> Atualizações-> Movimentos ECF-> Bloco0-abertura-> Parametros de Abertura ECF. Espero que ajude! Bom Trabalho =)

  • Silvio

    Estou com um problema, pois o meu plano de contas ele é foi feito com uma unica conta de salários e outras contas de resultado, o que identifica o que se custo ou despesa é o centro de custos.
    Para o sped contábil sempre deu certo, pois o mesmo não era obrigatório plano referencial, eu tenho visão gerencial para contas patrimoniais e DRE, no sped contábil ele pucha pela visão gerencial, porem agora no ECF ele busca pelo plano referencial, no primeiro momento eu cadastrei somente uma conta do plano referencial despesa, porem quando fui gerar o ECF ele não bate custo e despesa.
    No sábado eu fiz o cadastro das contas de resultado com plano por centro de custo, vinculando as contas as respectivas contas referenciais corretas, porem eu só fiz o cadastro dos centro de custos que receberam lançamento.
    Eu gerei o sped contábil por centro de custo, ele não da erro, porem quando gero o mesmo dentro do ECF ele dá muitos erros principalmente ao plano referencial, ele não bate ativo, passivo e contas de resultado.
    Você teria uma solução para o meu problema?
    Meu telefone 14 38152008
    Desde já, muito obrigado pela ajuda.
    Ficou muito bom o tutorial.

    • Oi Silvio! A única dica que posso dar é você tentar importe a ECF sem o bloco L e ao recuperar a ECD ele irá montar o Balanço e DRE. Veja se lhe atende dessa forma. Bom trabalho =)

  • Olá, gerei o arquivo para ECF, e consegui importa-lo sem nenhum erro. Contudo ele não puxou as informações da origens e aplicações de recursos. Fui configurar esse demonstrativo no Protheus, e para minha surpresa, os valores de 2014 estão sendo somados aos valores de 2013. Por acaso você saberia me informar como devo proceder para que os valores de 2014 não sejam somados aos de 2013?

    Desde já agradeço;

    • Oi Jaqueline, Boa Tarde! Desculpe a demora mas isso não aconteceu comigo. Mas eu vi que muita gente teve problemas com as visões gerenciais, pois é algo que tem que fazer com muito cuidado pois são contas que tem que ser informadas corretamente. Dá uma revisada nessas visões que você está usando. Outro plano B seria lançar pelo validador mesmo caso não consiga identificar a solução do teu problema. Espero ter ajudado grata 😉

  • Larissa

    A DRE e o balanço patrimonial da ECF pode ser o mesmo utilizado no SPED Contábil?

    • Admin

      Olá Larissa,
      É isso mesmo, tanto a DRE quando o BP enviado no ECD tem que ser o mesmo para o ECF.

  • Manoel Conceição

    Bom dia,

    Como faço para corrigir a inconsistência abaixo que está sendo apresentada pelo TAF?, o sistema está todo atualizado.

    Cadastro de Per.formas Apur.do IRPJ e CSLL – Campo: Vl.Debito (CAD_VLRDEB) – A soma do campo ‘Vl.Debito’ deve ser igual a soma do campo ‘Vl.Credito’ para o período.

    Muito obrigado.

  • Jocean Lucena

    Boa noite!

    Me matriculei no curso do ECF 2016 e achei show!!!!

    Segui todos os passos, mas nao estou conseguindo integrar as informações do TAFST1 x TAFST2, o que poderia ser???

    Abri a tabela TAFST1 e as informações estao la, mas nao foram para a TAFST2.

    Como devo proceder agora????

    • Admin

      Oi Jocean, legal teu feedback, obrigado mesmo 🙂

      Eu abri um ticket de suporte pra vc ok? Vc deve ter recebido no seu e-mail.

      Se vc quiser abrir o ticket diretamente, pode mandar um e-mail para [email protected] que vai ser aberto e enviado para seu e-mail.

      Até logo Jocean!

  • TIAGO BRANDAO

    Boa noite!
    Muito o post. Estou com a seguinte dificuldade :
    1. Estou gerando no modulo contabil a rotina, vinculei todas as contas contabeis com o plano referencial, porem ao ir no TAF e importar os dados da tabela TAFST1 para TAFST2, e posteriormente da ST2 para o TAF, ele executa alguns dados mas me da o erro abaixo:
    Erro 1 – Linha: 2 – Coluna: 3 e 4
    O valor ‘011.01.01.01.00’ informado no campo ID Conta Referencial ( CH5_IDCTAR ) não existe na base de dados.

    Pelo que observei no TAF as contas contabeis referenciais não esta indo automatico, ele carrega o plano porem sem o relacionamento.
    Pode me ajudar?

    • Oi Thiago, a tabela CH5 é o plano de contas referencial no erro informa que essa conta: 011.01.01.01.00 não existe. Sugiro que vocês olhem a conta do plano de contas (CT1) que está vinculada a este código: 011.01.01.01.00 e lá no cadastro do plano de contas na contabilidade ver se essa conta está amarrada a esta conta que não existe no plano referencial. E corrigir apontando pra uma conta que exista. Após a correção criar uma nova revisão e gerar novamente. Espero ter ajudado Até mais!!

  • Marcos Martins

    Tiago, boa tarde!

    Estamos com o mesmo problema aqui na empresa, você conseguiu resolver?

    Obrigado.

    • Oi Marcos e Thiago, a tabela CH5 é o plano de contas referencial no erro informa que essa conta: 011.01.01.01.00 não existe. Sugiro que vocês olhem a conta do plano de contas (CT1) que está vinculada a este código: 011.01.01.01.00 e lá no cadastro do plano de contas na contabilidade ver se essa conta está amarrada a esta conta que não existe no plano referencial. E corrigir apontando pra uma conta que exista. Após a correção criar uma nova revisão e gerar novamente. Espero ter ajudado Até mais!!