Aviso Disponibilidade Sigaloja Protheus

Aviso Disponibilidade Sigaloja Protheus

Aviso Disponibilidade Sigaloja Protheus

Já ocorreu com você procurar por um produto, não ter disponível em estoque e deixar seu e-mail pra que seja avisado quando o produto estiver disponível?! Então é isso que o recurso de aviso disponibilidade Sigaloja Protheus se propõe. Por meio do registro do motivo de vendas perdidas o sistema oferece notificar o cliente por e-mail caso o motivo seja por falta de estoque.

Por padrão essa funcionalidade não vem ativa. Antes de configura-la precisaremos cumprir os pré-requisitos:

1 – Estar com release 11.5 ou superior

2 –  Estar configurado para envio de relatório por e-mail

MV_EMCONTA – Indica qual conta utilizada para envio de e-mails.

MV_RELSERV – Nome do servidor de envio de e-mail utilizado nos relatórios.

MV_EMSENHA – Indica qual a senha da conta utilizada para envio de e-mails automáticos pelo sistema.

MV_RELACNT – Conta a ser utilizada mo envio de e-mail para os relatórios

3 – Função disponível apenas no Sigaloja Venda Assistida

Com os requisitos atendidos podemos prosseguir com a configuração de aviso disponibilidade Sigaloja Protheus. Faremos essa configuração e simulação seguindo 5 passos:

1 – Modificar o parâmetro MV_LJMVPE = .T.

Acesso o módulo configurador. Siga o menu Ambiente-> Cadastros-> Parâmetros. Localize o parâmetro MV_LJMVPE clique em editar e informe no campo conteúdo como .T.

No Configurador acesse a rotina de Parâmetros localize o parâmetro MV_LJMVPE e modifique o conteúdo para .T.

No Configurador acesse a rotina de Parâmetros localize o parâmetro MV_LJMVPE e modifique o conteúdo para .T.

2 – Cadastrar Motivo de Venda Perdida.

Em contato com o cliente você deverá mapear quais os motivos de venda perdida o cliente deseja mapear. Feito isso você terá que alimentar o sistema por meio do cadastro de motivos de vendas perdidas. Para cessa-lo entre no módulo sigaloja, Siga as opções do menu Atualização-> Cadastros-> Mot.Venda Perdida e clique na opção incluir. Preencha código e descrição e confirme.

No módulo Sigaloja meu atualizações-> cadastros-> Motivos de Venda Perdidas e inclua os motivos de vendas que sua empresa deseja controlar.

No módulo Sigaloja meu atualizações-> cadastros-> Motivos de Venda Perdidas e inclua os motivos de vendas que sua empresa deseja controlar.

Caso queira deixar o código sequencial automático siga orientações do link apenas faça na a tabela MBQ que é a tabela de motivo de venda perdida no campo no campo código alterando o inicializador do campo.

3 – Faça um orçamento de um produto que não tenha estoque.

Entre no módulo Sigaloja. Acesse o menu Atualizações-> Atendimento-> Venda Asistida. Clique na opção Orçamento. Cadastre o cliente informando o seu e-mail, informe o código do cliente no cabeçalho da venda assistida.

No item informe o produto desejado e em seguida delete o item, como se o cliente estivesse desistindo da venda e informe o motivo de venda perdida 002 Produto indisponível no estoque. Marque que o cliente deseja ser avisado. É obrigatório o preenchimento de uma justificativa.

Faça um orçamento inclua um item e delete em seguida o sistema abrirá a tele perguntando qual o motivo da venda verdida e se for falta de estoque se o cliente quer ser avisado.

Faça um orçamento inclua um item e delete em seguida o sistema abrirá a tele perguntando qual o motivo da venda perdida e se for falta de estoque se o cliente quer ser avisado.

4 – Registre uma nota de entrada recebendo aquele produto que o cliente solicitou para ser avisado.

Acesso o módulo Sigaloja. Siga o menu Atualizações-> Gerencia de Estoque-> Recebimento de Materiais. Clique na opção incluir e inclua uma nota registrando a chega do item desejado pelo cliente e confirme.

5 – Gerar Aviso de Disponibilidade.

Acesse o módulo sigaloja. Siga o menu Atualizações-> Gerencia de Vendas-> Aviso Dispo. Produto. Clique no botão parâmetros e preenche os parâmetros. Após isso aparecerá na tela o produto que agora está disponível e o cliente e e-mail que solicitou ser avisado. Marcar o X e clicar em Enviar Aviso de Disponibilidade.

 

3 - Aviso de Disponibilidade do Produtos

 

 

5 - Aviso Disponibilidade do Produto

 

6 - Tela de Envio Email

Como falei no vídeo eu já utilizei essa rotina na release 11.5 e funcionava normalmente. Mas depois de atualizar pra release 11.8 passou a dar um erro fatal. Eu já estou tratando isso com o suporte da TOTVS, já foi gerada uma FNC e assim que tiver o patch corretivo disponibilizarei para quem se cadastrar  a baixo.


Enquanto o patch não estiver disponível vou disponibilizar para quem se inscrever um material bem completo de como funciona a rotina que recebi da equipe do suporte. Incluindo configuração de envio por e-mail, integração com paf-ecf e a impressão do relatório de aviso de disponibilidade que não inclui nessa matéria de hoje.


Dúvidas?! Deixem seus comentários e inscreva-se.

1 comentário

  • Patch disponibilizado pra download 27/11/14 ! Testei e foi validado tudo funcionando :0)
    Para receber o patch e material com orientações mais detalhadas basta informar seu e-mail no corpo do post e clicar em enviar.