Descubra OnLine quem acessou o APSDU

Descubra OnLine quem acessou o APSDU

Descubra OnLine quem acessou o APSDU.

Olá, você já teve a necessidade de saber OnLine quem está acessando o APSDU? Ou até mesmo validar quem pode ou não acessar o APSDU baseado em algumas regras? Saiba como isso é possível.

Existe um ponto de entrada chamado SduLogin que é executado sempre que alguém faz o Login no APSDU. Esse ponto de entrada passa por parâmetro o nome do usuário logado, ele espera um retorno lógico para permitir ou não acessar o APSDU.

Baseado nisso, é possível colocar usas regras no fonte e retornar True (.T.) ou False (.F.) para permitir ou não o acesso ao APSDU, ou até mesmo enviar um e-mail com quem acessou o APSDU.

No exemplo abaixo mostro o ponto de entrada que está configurado para enviar um e-mail com as informações de quem acessou.

Nesse exemplo já existe um e-mail nosso ([email protected]) configurado para enviar o e-mail, basta colocar o seu e-mail (variável cEmailPara) para receber a notificação. Compile o fonte abaixo em um ambiente e tente acessar o APSDU, note que aparecerá algumas mensagens depois que informar a senha.

Essas mensagens são informações que estão no fonte, informe aqui seu e-mail que enviaremos automaticamente sem nenhum custo.

APSDU Auditar (227 downloads)

Espero que esse post tenha ajudado a monitorar e bloquear usuários para acesos ao APSDU na sua empresa.

Fontes: http://tdn.totvs.com/display/public/mp/SDULogin+-+Entrada+e+acesso

Visite o www.userfunction.com.br para ver mais artigos!

Por favor deixe as suas dúvidas nos comentários aqui abaixo, terei prazer em respondê-los.

3 comentários

  • Ramilson Sobral

    Olá, Boa Tarde. Parabéns pelo Post, é de muita utilidade. Porém, tenho uma dúvida: é possível pegar dos parâmetros (utilizando GetMV) as informações de server, login e senha, para não deixar “chumbado” no fonte? Lembrando que ainda não estou logado no sistema para poder acessar a tabela de parâmetros.

    • Admin

      Olá Ramilson!

      Você deve estar se referindo às informações de smtp, é isso?

      Tente preparar o ambiente (prepare environment) e pegar os parâmetros via getmv, pode ser que dê certo… 🙂

      Outra forma seria acessar o arquivo de parâmetros a partir do rootpath e startpath do ambiente… mas seria um pouco mais chato de fazer e, tem de testar também.. já que não é ‘tão comum’ customizarmos no APSDU né? 🙂

      Abraço Ramilson, obrigado pelo elogio. Se puderes dê o retorno sobre estes teus testes blza?

      Até mais!

  • Jefferson dos Santos Macedo

    Boa tarde, obrigado pela ferramenta disponibilizada achei muito bom ! Sabe me dizer se também da pra enviar ou armazenar em algo como um log as informações alteradas pela apsdu ? pelo sistema já temos , mas preciso fazer isso para apsdu para controle…

    Obrigado ! 🙂