Codificação de Clientes pelo CPF – PAF-ECF
É importante para garantir a integridade dos dados quando utilizamos o controle de lojas com o ambiente offline. E pra quem já conhece o processo de configuração conseguimos reproduzir junto ao suporte da TOTVS algumas situações que mesmo com CPFs diferentes o sistema estava gerando o mesmo código. Temos um patch mais recente disponibilizado devido a esses bugs que surgiram nessa rotina em dezembro 2014. Quem desejar recebê-lo basta se inscrever informando seu e-mail que enviaremos pra você.
Para que seja entendido a importância dessa funcionalidade de codificação de clientes pelo CPF, colocamos um cenário com PAF-ECF ilustrado no vídeo foi explicado com uma animação pra facilitar o entendimento.
O ambiente com PAF-ECF parte da premissa que tanto nos PDVs como na RETAGUARDA teremos bases de dados e servidores independentes e que se comunicam por meio de jobs de integração.
Em caso de perda de conexão conforme mostrado na figura a baixo é necessário trabalhar com os PDVs de forma offline. Então se trabalhamos com códigos sequencias corremos o riscos de cadastrar cliente diferentes com códigos iguais.
Quando a conexão é restabelecida o job LOJA1115 entra em ação fazendo a integração desses cadastros com a retaguarda. E como nossos cliente são diferente, mas tem o mesmo código teremos problemas de chave duplicada e pelo menos o cadastro de um dos cliente será perdido.
Nesse cenário a cima foi utilizada a configuração padrão de sequencial Protheus conforme link. Isso funciona muito bem pra quem trabalha online. Já no caso de cliente com PAF-ECF e que tem necessidade de trabalhar offline se faz necessário a configuração da codificação de clientes pelo CPF. Observe a baixo como o sistema irá se comportar utilizando essa essa codificação de clientes pelo CPF.
Observe que o código gerado é único baseado no CPF/CNPJ/RG. E com esse código único não temos perdas de dados nem ocorrência de chave duplicada na subida da venda.
Agora que entendemos a importância da configuração da codificação de clientes pelo CPF quando utilizamos base com PAF-ECF, vamos orientar em três passos como configurar.
1 – Rodar compatibilizador U_UDPLOJ38.
Antes de aplicar qualquer compatibilizador é de extrema importância que seja feito backup tando de banco como de protehus_data. Para aplicar na tela inicial do smartclient digite U_UPDLOJ38.
Após verifique as alterações acessando o configurador. Siga o menu Base de dados-> dicionario de dados em tabelas localize a tabela SA1 no campo A1_COD vá na aba opções e verifique se em modo de edição está com a função preenchida Ma010off()
Ainda no configurador. Siga o menu Base de dados-> dicionario de dados-> Gatilhos. Localize os gatilhos que iniciam no campo A1_CGC.
Estando tudo ok o próximo passo é:
2 – Ativar o Parâmetro MV_LJOFFLN = .T.
Esse parâmetro define se o ambiente está trabalhando off-line ou não. Para modifica-lo acesse o configurador. Siga o menu Ambiente-> Cadastros-> Parâmetros. Localizar o parâmetro MV_LJOFFLN clicando em editar digitar no conteúdo .T.
3 – Testar cadastrando um cliente e observação codificação gerada.
Acesse o módulo de Controle de Lojas. Siga o menu Atualizações-> Cadastros-> Clientes clique na opção incluir. Preencha o campo Tipo pessoa física ou jurídica e digite o cpf/cnpj.
Link do TDN: Configuração PAF-ECF
Link do TDN: Código de Cliente Estrangeiro
Dúvidas?! Deixem seus comentários e inscreva-se.
[sc:Newsletter]