Esqueci minha senha Protheus
É muito comum os usuários esquecerem sua senha de acesso ao sistema. O recurso de envio de senhas por e-mail Protheus poderá ajudá-lo. A maioria dos sistemas já tem a opção esqueci minha senha logo na tela de login o TOTVS não é diferente. Mas esse recurso precisa ser configurado. Cá pra nós quem nunca esqueceu uma senha atire a primeira pedra.
E como ele funciona?! Vamos lá após a configuração, na tela de login quando o usuário acionar o botão esqueci minha senha, será aberta uma tela para confirmação do e-mail de cadastro dele, aonde será comparado o e-mail dele com o e-mail fornecido no cadastro de usuários.
Quando o e-mail informado for igual ao e-mail de cadastro o sistema enviará automaticamente a senha para o e-mail dele. Caso e-mail for diferente ele será criticado e o e-mail não será enviado.
Como premissas para que possa ser configurado temos: No cadastro de usuários devem ser informados os e-mails de cada um dos usuários, deve ser criado uma política de segurança e nela as configurações de SMTP tem que estar configuradas corretamente. Dessa forma o esqueci minha senha Protheus funcionará normalmente após a configuração.
Vamos para o passo a passo de configuração:
1 – Criar Política de Segurança
Para criar uma política de segurança entre no módulo configurador. Siga as opções do Menu Usuários-> Senhas -> Política opção Incluir.
Na aba Regras de Violação, modificar campo Permitir envio de senha por e-mail para Sim.
2 – Configurar na Política de Segurança o SMTP.
Na Aba Conexões. Abaixo de SMTP preencher campos: Endereço ip do servidor com por exemplo o smtp:porta. Em usuário do servidor smtp colocar o usuário. Em Senha do usuário do servidor smtp informe a senha do e-mail. Em Conta de e-mail de saída informe a conta de e-mail que você quer que apareça no remetente.
3 – Testar no login do smatclient.
Verifique se o usuário que você irá testar se ele está com o e-mail informado no cadastro de usuários.
Ao abrir a tela de login informar o usuário, deixar a senha em branco e clicar em Esqueceu sua Senha?
Abrirá uma tela solicitando o e-mail e a confirmação do e-mail informado no cadastro do usuário. Informe seu e-mail duas vezes e clique em Finalizar.
Você receberá no seu e-mail um e-mail informando qual é a sua nova senha e informando que ela deverá ser trocada no próximo logon.
Dessa forma dependendo do número de usuários auxilia bastante o TI a atender esse tipo de ocorrência. Que costuma ser frequente nas empresas. Segue material oficial disponibilizado no TDN da TOTVS pelo link.
Visite o www.userfunction.com.br para ver mais artigos!
Por favor deixe as suas dúvidas nos comentários aqui abaixo, terei prazer em respondê-los.