Nova recomendação de hardware Protheus
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!
A release 2310 do Protheus foi recentemente lançada e nos surpreendemos com um post de Ronaldo Andrade, do time de engenharia da TOTVS, que aborda as necessidades específicas de hardware para o uso do sistema.
A importância das recomendações de hardware para o Protheus
A escolha do hardware adequado para executar o Protheus é fundamental para garantir o desempenho e a eficiência do sistema. Problemas como lentidão em rotinas específicas, desempenho geral ou a necessidade de dimensionar recursos podem ser resultado da infraestrutura inadequada. No entanto, determinar qual hardware é o mais apropriado para atender às necessidades do Protheus sempre foi um desafio.
Muitas vezes, a resposta para a pergunta “Qual hardware eu devo usar com o Protheus?” é dada com incerteza. Alguns podem sugerir a compra de uma máquina mais simples e a atualização à medida que a lentidão se torna um problema, enquanto outros recomendam a aquisição de um computador de alto desempenho para evitar qualquer contratempo. Essas abordagens têm suas limitações, especialmente ao considerar a migração para a nuvem.
Então as orientações fornecidas por Ronaldo pode ajudar bastante. No entanto, elas são direcionadas a ambientes com até 100 usuários. Caso você tenha uma demanda superior a esse número, a TOTVS recomenda a solicitação de um dimensionamento personalizado para o seu ambiente.
Qual hardware eu devo usar com o Protheus?
As orientações de hardware para o Protheus são divididas em dois cenários principais: a máquina Protheus e a máquina do banco de dados. Aqui estão as especificações recomendadas para cada uma delas:
Máquina Protheus:
- Processador: 8 núcleos, 8 Core processor da linha Intel ou AMD x64
- Clock mínimo de 2.3 GHz.
Na máquina Protheus, você deve acomodar componentes como:
- AppLicense Server
- Broker
- AppServer secundário
- AppScheduler
- AppWebService
- DBAccess.
Vale ressaltar que essas especificações são direcionadas ao comportamento padrão do Protheus, e ambientes com customizações podem exigir um exame mais detalhado para garantir um desempenho adequado.
O cálculo da memória necessária é baseado em 135 MB por usuário. Portanto, para 100 usuários, a memória mínima recomendada é de 13,5 GB. Acrescentando memória para o DBAccess e o license, chega-se a um total de 22 GB. Em casos com menos usuários, é possível calcular a memória de forma semelhante.
Máquina do Banco de Dados:
- Processador: 8 núcleos, 8 Core processor da linha Intel ou AMD x64
- Clock mínimo de 2.3 GHz.
Quais as orientações para a nuvem?
Para usuários que desejam migrar para a nuvem, a documentação também fornece orientações específicas para Amazon, Google Cloud Platform, Microsoft Azure e Oracle Cloud Infrastructure. Essas diretrizes abrangem tanto ambientes Windows quanto Linux, oferecendo um guia completo para garantir que o Protheus funcione de maneira eficaz na nuvem.
Além disso, o guia aborda a importância de discos SSD de alto desempenho em qualquer versão do Protheus, destacando a influência negativa que discos de baixa qualidade podem ter no desempenho do sistema.
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!
Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo ou entre em contato.