WebMonitor: O novo monitor de conexões do Protheus
Com o lançamento da Release 12.1.2310, a Totvs, lançou o WebMonitor, que veio para substituir o Monitor Eléctron.
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!
Monitorar quem está conectado ao Protheus sempre foi uma muito importante para quem trabalha com o sistema. Esse monitoramento sempre existiu, mas as tecnologias de seus desenvolvimentos foram evoluindo com o passar dos anos.
O primeiro monitor do Protheus mostrava todas as conexões e já funcionava de forma eficaz. Ele fornecia informações detalhadas sobre quem estava conectado ao ambiente, incluindo o ID e o programa inicial em uso. Posteriormente, foi lançado o Monitor Eléctron, uma versão mais moderna que permitia que os usuários selecionassem os servidores que desejavam monitorizar. Embora as informações fossem semelhantes, essa evolução tornou o processo mais eficiente.
Conhecendo o WebMonitor
Com a Release 2310, a Totvs lançou o WebMonitor. E a grande diferença dele para os outros monitores é a acessibilidade.
O WebMonitor é uma ferramenta web, podendo ser acessada diretamente através de um navegador, sem a necessidade de instalações ou executáveis.
Ele foi totalmente desenvolvido em tecnologias como TLPP e PO-UI, aproveitando a interface de front-end da Totvs. Isso resultou em uma interface mais atraente e fácil de usar, além de oferecer a comodidade de ser uma aplicação web. Sem a necessidade de instalações, o WebMonitor oferece uma solução mais prática e acessível para a monitorização do Protheus.
Como configurar o WebMonitor?
Para habilitar a ferramenta na estrutura do Protheus, você deve:
- Garantir que seu AppServer esteja na versão 20.3.2.0: Certifique-se de que o binário do App Server seja o mais recente, pois essa é uma condição necessária para o funcionamento da ferramenta. A documentação oficial da Totvs fornece detalhes mais específicos e deixamos ela no arquivo para download.
2. Habilitar a porta multiprotocolo no servidor. Isso pode ser feito no arquivo appserver.ini do seu servidor, ativando a opção MULTIPROTOCOLPORT=1.
3. Habilitar a chave app_environment: Insira a chave app_environment=environment no arquivo appserver.ini.
O Totvs WebMonitor representa uma mudança significativa na forma como as empresas podem monitorizar o Protheus.
Para conferir detalhes sobre o funcionamento do WebMonitor, assista ao vídeo completo do início do artigo.
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!
Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo ou entre em contato.