SCPing – O fim do NETTEST
Você já ouviu falar em SCPing? É uma função de teste de rede que já vem embutida no Smartclient. Saiba como funciona.
Preparamos um material completo para que possa usufruir dessa funcionalidade.
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!
O que é SCPing no Protheus?
O SCping é uma ferramenta de análise de rede já vem embutida a partir da versão 20.3.1.0 do Smartclient do Protheus.
De forma prática, ele funciona da seguinte maneira: sempre que o Smartclient tiver lentidões, uma mensagem aparecerá para alertar que ele está enfrentando dificuldades. Ao clicar nessa mensagem, será apresentado um gráfico de rede e alguns logs.
Uma evolução do NETTEST
Assim como o SCPing, o NETTEST produzia arquivos de log que permitem avaliar as características da rede em conexões entre o Server e o Smartclient.
Entretanto, o NETTEST funcionava até as releases passadas. Ao tentar executá-lo no release 12.1.2210 do Protheus, ocorreu a seguinte crítica:
Como funciona o SCPing na prática?
Quando o Smartclient apresenta dificuldades de rede, uma mensagem pop-up é apresentada. Ao clicar nessa mensagem, um gráfico do que está acontecendo será apresentado e irá automaticamente gerar um log.
Ao clicar em “Salvar log”, salve-o em uma pasta para poder abri-lo. Serão gerados 2 arquivos de log que são abertos em um bloco de notas: um com o horário e o ping e outro com CPU e RAM.
A qualquer momento, com o Smartclient aberto, você poderá fazer essa verificação. Para isso, basta apertar o atalho Ctrl+Alt+N que ele irá abrir o gráfico.
Como configurar o SCPing?
Para que o SCPing fique disponível para os usuários, será preciso configurar o smartclient.ini, inserindo uma cláusula com os seguintes comandos:
Confira abaixo a descrição de cada uma das chaves a serem inseridas no smartclient.ini:
Para Download Informe seu e-mail aqui e receba totalmente grátis!
Este é um documento vivo e está sempre em atualização. Se faltou algo, não deixe de comentar no final do artigo ou entre em contato.