NCMs 2022 no Protheus – Rejeição 778
A partir de 1 de abril de 2022, passaram a ocorrer grandes mudanças no cadastro de NCMs que podem afetar diretamente a transmissão de Notas Fiscais pelo Protheus.
Através da Resolução Gecex Nº 272, surgiram um total de 537 NCMs novos, além de 441 NCMs a serem excluídos, podendo, dessa forma, interferir no seu faturamento.
Então, para que você não deixe de faturar, explicamos detalhadamente o que fazer no Protheus e preparamos todo o material necessário para te ajudar nessa missão.
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Rejeição 778
As mudanças relacionadas às NCMs serão sinalizadas no Protheus juntamente com a Rejeição 778 (Informado NCM inexistente), conforme imagem abaixo:
Assim, caso você tente transmitir Notas no Protheus com itens cujos NCMs estejam inexistentes, ocorrerá essa crítica.
Como resolver?
Para resolver a crítica 778 no Protheus, será preciso:
- Alterar o Cadastro de Produtos
- Campo Pos.IPI/NCM (B1_POSIPI)
- Alterar para um NCM válido pela Sefaz
- Após isso, exclua a nota e gere novamente
Como preparar o Protheus?
Uma vez que o NCM trata-se de um cadastro, não há patches ou pacotes específicos disponíveis, já que a TOTVS não faz a manutenção de cadastro.
Será importante, entretanto, atualizar o cadastro de NCM (Tabela SYD), cadastrando os NCMs novos e bloqueando os NCMs extintos.
Além disso, é importante identificar na base de dados como está o seu cadastro de produtos, a fim de verificar quais foram os NCMs que foram extintos e comparar com os que você utiliza na sua empresa.
Assim, para ajudar neste ponto, conseguimos uma Query listando todos os NCMs que foram extintos para que você possa filtrar na sua base de dados com mais facilidade.
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Então, após rodar a Query, observe o resultado e atualize o cadastro de produtos, alterando o campo Pos.IPI/NCM para um NCM válido. Dessa forma, você evitará que suas notas sejam rejeitadas.